Confira como acelerar e reduzir velocidade de vídeo no YouTube


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Acelerar ou reduzir a velocidade de reprodução de vídeos no YouTube é possível sem precisar baixar qualquer app extra. A funcionalidade, disponível no celular e no PC, permite alterar o tempo de exibição entre 0.25 e 2 vezes.

O curioso recurso pode ser útil para observar detalhes de cenas ou apenas dar boas gargalhadas com os youtubers falando em um ritmo apressado. Outra opção é tornar vídeoaulas mais lentas ou rápidas, de acordo com a sua necessidade de aprendizado.

Confira a seguir como é simples aumentar ou diminuir a velocidade de reprodução de vídeos do YouTube no celular e no PC.

Como acelerar e reduzir a velocidade de vídeos no YouTube no celular

Por padrão, o aplicativo do YouTube vem instalado nos smartphones com Android. No entanto, segundo o Google, para realizar o procedimento abaixo é necessário ter a versão 5.0 ou superior instalada. Já usuários de iPhone, precisam baixar e instalar o app do YouTube no aparelho e, então, seguir o passo a passo.

1. Abra o app do YouTube;

2. Acesse o vídeo que deseja alterar o ritmo da reprodução;

3. Em seguida, toque sobre o ícone de três pontinhos, situado na parte superior direita da tela;

Acelerar e reduzir a velocidade do YouTube no celular

4. No menu que abrir, vá em Velocidade de reprodução;

5. Caso queira acelerar o conteúdo, selecione entre as opções 1,25x e 2x. Se desejar reduzir a velocidade, opte por entre 0,75x e 0,25x;

Acelerar e reduzir a velocidade do YouTube no celular

6. Automaticamente, o vídeo terá a velocidade de alterada.

Como acelerar e reduzir a velocidade de vídeos no YouTube no PC

O recurso também está presente na versão para navegadores da plataforma.

1. Acesse o site do YouTube;

2. Abra o vídeo que desejar;

3. Clique no ícone de engrenagem;

4. No menu que abrir, vá em Velocidade;

Acelerar e reduzir a velocidade do YouTube no PC

5. Escolha entre 1,25x e 2x para acelerar o ritmo do vídeo ou entre 0,75x e 0,25x para tornar mais lento;

6. A velocidade de reprodução do conteúdo será alterada automaticamente.

Como adiantar ou voltar vídeos no YouTube

Além da possibilidade de alterar a velocidade de reprodução, a plataforma conta uma espécie de atalho que permite adiantar ou voltar os vídeos dentro de determinado padrão de tempo.

No app para dispositivos móveis, para avançar, basta tocar do lado direito do player duas vezes. Para voltar, é só realizar o mesmo processo do lado esquerdo do vídeo. Já nos computadores, basta apertar a tecla da seta para a direita para adiantar ou para esquerda para retroceder a exibição.

Por padrão, ao usar o recurso, os vídeos avançam ou voltam 5 segundos por toque na tela/ apertar de seta. No entanto, é possível alterar esse tempo na versão para celular.

Para isso, basta ir em Configurações (opção encontrada ao tocar na imagem de sua foto de perfil) → Gerais Toque duas vezes para buscar → escolher as opções de tempo, que variam entre 5 e 60 segundos.

Velocidade de internet recomendada pelo YouTube

De acordo com o YouTube, a qualidade da internet pode interferir na reprodução dos vídeos, bem como em sua qualidade. Por isso, a empresa recomenda a velocidade ideal para cada formato de conteúdo.

Resolução de vídeo Velocidade constante recomendada
4K 20 Mbps
HD 1080p 5 Mbps
HD 720p 2,5 Mbps
SD 480p 1,1 Mbps
SD 360p 0,7 Mbps

Caso tenha dúvidas, é possível testar a velocidade da internet no celular e no PC. No entanto, o serviço destaca que a velocidade real pode ser diferente do resultado de teste devido a fatores como compartilhamento de rede e como o provedor estabelece a ligação com o YouTube.

Confira ainda como repetir vídeos do YouTube em loop sem baixar nada.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.