Como fazer sorteio de amigo secreto online por WhatsApp


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Fazer sorteio de amigo secreto ou amigo oculto por WhatsApp facilita a vida dos participantes. Afinal, acaba com a necessidade de ter reunir todos para tirar o papelzinho. E evita a chance de alguém sortear a si próprio para dar presente no Natal, Ano Novo, Páscoa ou qualquer outra data comemorativa.

Basta convidar seus amigos e familiares e deixar a ferramenta fazer o trabalho. O AppGeek mostra como fazer o sorteio de amigo secreto (ou oculto) online pelo WhatsApp sem baixar nada. Em nosso passo a passo, usaremos os serviços do site Amigo Secreto, compatível com Android e com iOS.

Etapa 1: Crie o grupo de amigo secreto

Para ter acesso a opção de compartilhamento pelo WhatsApp, é preciso fazer o processo de criação do grupo no smartphone.

1. Abra o navegador de sua preferência e acesse o site Amigo Secreto. Em seguida, vá em Cadastre-se aqui para criar um usuário no serviço;

Captura de tela do site Amigo Secreto

2. Insira seus dados pessoais. São obrigatórios apenas aqueles destacados em amarelo. Aceite os termos de uso em Li e concordo com os termos de adesão e confirme em Cadastrar;

  • Confira as caixas de seleção marcadas. Em nosso teste, havia uma opção previamente selecionada relacionada ao recebimento de e-mails publicitários, que preferimos desmarcar.
  • O app pode perguntar se deseja se conectar à sua conta do Facebook. Recomendamos que pule essa etapa, uma vez o convite será feito pelo WhatsApp e não há necessidade de fazer a integração.

3. Acesse sua caixa de e-mail e abra a mensagem enviada pelo Amigo Secreto com o título Ativação de Cadastro. Clique no link para confirmar o seu endereço cadastrado;

4. Em seguida, vá no botão Efetue seu login ou volte à página inicial do site e faça o login;

5. Agora, vá em + Criar grupo;

Captura de tela do site Amigo Secreto

6. Na tela seguinte, precisará definir algumas preferências para realizar o sorteio. Ao finalizar, vá em Criar novo grupo. Abaixo, destacamos em negrito as opções de preenchimento obrigatório. As demais são opcionais e só devem ser preenchidas caso queira dar mais riqueza de detalhes nas informações sobre sorteio.

  • Nome do Grupo
  • Tipo dos Presentes
  • Tipo do grupo: informe se é de trabalho, amigos, família, escola/faculdade ou outra opção;
  • Empresa: nome da empresa, caso seja a um amigo secreto corporativo;
  • Departamento: nome do departamento, caso seja um amigo secreto corporativo;
  • Data do sorteio: apesar de não ser obrigatória, a informação é importante, por ditar a data-limite para participar da brincadeira. O dado, entretanto, serve apenas a nível de informação dos participantes. O serviço não realiza o sorteio automaticamente. É necessário que o organizador acesse o site no dia informado para realizar o sorteio;
  • Valor do presente: defina o preço limite (Até), mínimo (Acima de) ou o intervalo de preço (Entre/ e) do presente;
  • Confraternização: informe o local onde será feita a entrega dos presentes, a data e o horário;
  • Observações: espaço para incluir informações extras, recados, solicitações e o que mais desejar sobre o sorteio e troca de presentes.

Etapa 2: convide os participantes

Criado o grupo, será exibida a mensagem Grupo criado com sucesso. Agora, então, é hora de convidar os participantes para a brincadeira.

1. Vá em Convide seus amigos;

captura de tela do site Amigo Secreto

2. Como a ideia é fazer por Whatsapp, toque em Convite por WhatsApp;

3. O mensageiro será aberto. Toque sobre os contatos que deseja convidar para o amigo secreto. Após selecionar todos, vá sobre o ícone de uma seta verde, no canto inferior à direita para confirmar o envio;

4. Se depois, quiser convidar mais pessoas, basta compartilhar o link do grupo pelo WhatsApp.

O contato receberá um link de acesso ao grupo do amigo secreto para solicitar a entrada. Ele deverá ser aprovado pelo administrador/ criador do grupo (você!). Caso ainda não tenham login no Amigo Secreto, seus convidados precisarão fazer o processo de cadastro indicado na Etapa 1 (passo 2).

Etapa 3: Gerencie os participantes

Como informamos acima, cabe ao moderador aceitar a entrada de pessoas no grupo. O processo é simples, mas pode não ser o mais intuitivo. Para isso, basta acessar o site do Amigo Secreto do celular ou PC, fazer o login e seguir os passos abaixo.

1. Na seção Grupos atuais, vá em Entrar naquele em que é moderador;

2. Vá na aba Participantes e clique em Gerenciar participantes;

Captura de tela do site Amigo Secreto

3. Indique se a pessoa foi recusada ou aprovada. Se quiser adicioná-la como moderadora do grupo, basta marcar a caixa ao lado dessa opção.

Etapa 4: Faça o sorteio

Depois de todos os participantes terem sido adicionados, é hora de fazer o sorteio no dia e hora informados na criação do grupo. Para isso, mais uma vez, acesse o site Amigo Secreto, faça seu login e acesse o grupo do qual é moderador.

Clique na aba Moderador e vá em Sorteio. Em seguida, clique no botão Realizar sorteio agora. É fundamental que tenha certeza de que quer fazer isso, porque, depois, não é possível adicionar novos membros à brincadeira.

captura de tela do site Amigo Secreto

Os participantes serão informados sobre a realização do sorteio por e-mail, mas também terão acesso à informação no site do serviço.

Ferramentas do grupo

Mais do que um mero sorteador, o Amigo Secreto também funciona como uma espécie de ferramenta social. Os participantes podem enviar mensagens para todo o grupo, além de conversar o sorteado ou quem o sorteou anonimamente. Também é possível mandar recados para outros membros sem precisar se identificar.

Captura de tela do site Amigo Secreto

Para facilitar, os usuários podem ainda informar quais presentes desejam ganhar. Nesse caso, basta ir em Minha lista de desejos, no topo do site e clicar em Adicionar um presente que não encontrou na vitrine.

Na janela que abrir, informe o grupo na plataforma Amigo Secreto (há quem esteja em mais de um). Depois, comunique a categoria em que se encaixa o presente e qual presente quer ganhar.

Se quiser, disponibilize o link da loja virtual na qual a pessoa pode comprar o item desejado e finalize em Adicionar. É possível incluir diversas opções.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.