7 melhores antivírus grátis para PC em 2020


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ter um antivírus instalado no PC é fundamental para manter seus dados em segurança, seja no Windows ou no macOS. Melhor ainda se for uma solução que ofereça proteção grátis. Esses programas ajudam a deixar seu computador longe de vírus, malware, spyware, ransomware, phishing, entre outros.

Para isso, prometem monitoramento constante e varreduras periódicas para buscar por ameaças. Alguns softwares ainda oferecem ferramentas extras, como VPN, verificador de Wi-Fi e gerenciador de senhas.

1. Avira

Imagem de divulgação do programa Avira free Antivirus

O Avira Free Security baseia a proteção dos computadores em três pilares: segurança, privacidade e desempenho. No quesito segurança, oferece varredura por todos os aplicativos, com a possibilidade de agendamento. Além disso, atualiza automaticamente softwares desatualizados.

No tópico privacidade, o usuário conta com o bloqueio de anúncios e um gerenciador de senhas. Há ainda os recursos de VPN integrado e uma solução que evita o compartilhamento de suas informações pelo sistema.

Por fim, o desempenho fica por conta dos funcionalidades de otimização. Entre elas estão limpador de espaço, atualizador de drive, localizador de arquivo duplicados, entre outros.

  • Avira Free Security (grátis): Windows 7 ou posterior | macOS 10.13 ou superior

2. Bitdefender

Imagem de divulgação do Bitdefender antivirus free edition

O Bitdefender Antivirus Free Edition promete entregar a defesa contra diversos tipos de ameaças com impacto mínimo no desempenho do PC. O software garante proteção contra vírus, worm, trojans e ransomwares. O usuário também está protegido de ataques de dia zero, rootkits e spywares.

Para isso, oferece verificação em segundo plano e sob demanda. O app monitora ainda o comportamento de outros programas e, caso detecte algo que fuja do padrão, entra em ação.

As verificações mais pesadas são feitas na nuvem, para evitar prejudicar o desempenho e a velocidade do computador. O antivírus oferece também segurança em relação a golpes em sites que querem roubar seus dados (anti-phishing).

  • Bitdefender Antivirus Free Edition (grátis): Windows 7 com Service Pack 1, Windows 8.1, e Windows 10 | macOS 10.9 ou superior

3. Avast

Imagem de divulgação do programa Avast Free Antivirus

O Avast Free Antivirus promete proteção contra vírus, malware, spyware, ransomware e phishing. De acordo com a empresa, o programa usa análises inteligentes para impedir que programas maliciosos invadam sua máquina.

O software oferece ainda o recurso de escaneamento inteligente, que busca por brechas que possam deixar o PC em perigo. Assim, cria alertas se encontrar aplicativos desatualizados, senhas inseguras, configurações vulneráveis etc.

Além disso, conta com recurso de verificação de Wi-Fi, que detecta caso haja algum estranho se aproveitando de sua rede.

4. Kaspersky

Imagem de divulgação do programa Kaspersky Security Cloud - Free

O Kaspersky Security Cloud – Free se destaca por oferecer, além da proteção esperada, um pacote básico de ferramentas de segurança. No que diz respeito à defesa, inclui antivírus de arquivo, e-mail e web. Permite fazer varredura em arquivos individuais, ao clicar com o botão direito do mouse sobre ele.

O app dispõe também de recurso de VPN, para usar Wi-Fi público de forma privada, sem expor seus dados. Há ainda uma ferramenta de gerenciamento de senhas, que permite guardar até 15 palavra-chave online.

O aplicativo promete proteção sem afetar o desempenho da máquina.

  • Kaspersky Security Cloud – Free (grátis): Windows 10, 8.1 e 8

5. AVG

Imagem de divulgação do programa AVG AntiVirus FREE

A solução de segurança AVG AntiVirus FREE promete proteção contra vírus, spywares, ransomwares, cavalos de Troia e adware. Além disso, oferece o bloqueio de links, downloads e anexos de e-mail que considerar inseguros.

Apesar de ser uma ferramenta que não oferece muita variedade de recursos extras, conta com diferentes tipos de varredura. Há a varredura completa, de USB, de um arquivo ou pasta individualmente e de inicialização. Essa última é feita antes de iniciar o sistema ao ligar o PC, evitando a ação de rootkits.

6. Panda Security

Panda antivirus logo

O Panda Security oferece proteção contra malware e spyware, seja através de varreduras periódicas ou sob demanda. Além da segurança ante ameaças online, impede também ataques através das portas USB. O app verifica essas unidades antes de autorizar que sejam abertas na máquina.

Um diferencial desse aplicativo é um recurso chamado Kit de recuperação Panda. A função permite realizar uma verificação avançada ou criar uma unidade USB de recuperação para limpar PCs infectados. O antivírus dispõe ainda de VPN integrada, que permite navegar de forma anônima caso acesse uma rede não segura.

  • Panda Security (grátis): Windows 10, 8, 7 e Vista

7. Microsoft Defender Antivírus

Captura de tela do Microsoft Defender Antivírus

O Microsoft Defender Antivírus é um programa de segurança nativo do Windows. O antivírus já vem integrado ao sistema, sem custos extras e promete defesa contra vírus, malware, ramsoware spywares. O programa é desativado automaticamente quando outro antivírus é instalado no computador.

Para isso, analisa constantemente o comportamento de arquivos e processos de sua máquina a fim de detectar procedimentos suspeitos. O software também bloqueia apps considerados inseguros. Além disso, graças a integração com o OneDrive, permite ao usuário recuperar arquivos corrompidos.

O aplicativo garante uma inicialização segura, na qual identifica malwares escondidos e impede que sejam inicializados.

  • Microsoft Defender Antivírus: Windows 10 (acompanha o sistema operacional)

Principais tipos de malwares para PC

Malware é um termo em inglês que une as palavras malicious e software e serve para designar programas maliciosos. A seguir, listamos os principais tipos encontrados em computadores, segundo a empresa segurança Kaspersky.

  • Vírus: tipo de malware que se espalha de uma máquina ou de uma unidade de disco para outra. Dependem de alguma ação dos usuários dos dispositivos para se disseminar, como o download maliciosos de arquivos em sites e e-mails ou uso de mídia física infectada, como pen drive.
  • Worms: malware que se autorreplica ou propaga, sem necessidade da ação humana. Inicialmente, tinha apenas o objetivo de inutilizar a máquina. Mas, hoje em dia, há versões que contam com componentes capazes de roubar ou excluir arquivos.
  • Adware: são programas, em geral inofensivos, que enviam anúncios aos PCs de quem os tem instalados. Normalmente, a quantidade de pop-ups é incômoda a ponto de atrapalhar a execução de determinadas ações.
  • Spyware: malware que espiona tudo o que é feito na máquina. Seu objetivo é coletar informações do usuário e vendê-los a terceiros.
  • Ransomware: se instala e bloqueia alguns arquivos ou todo o computador. O criminoso exige pagamento de resgate para liberar o acesso.
  • Bot: programa que executa ações automaticamente, que pode ser usado para ou bem ou para o mau. Hackers, no entanto, os utilizam para que o PC realize comandos sem o conhecimento do proprietário.
  • Rootkit: permite o acesso remoto, de modo que os invasores consigam acesso total ao computador. O objetivo é não ser notado pelo usuário, assim como os programas maliciosos que instala.
  • Cavalo de Troia (também conhecidos como Trojans): esses malwares se escondem em arquivos e programas legítimos para se instalarem na máquina. Depois, passam a controlar determinadas ações do computador, sem o conhecimento do usuário.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.