11 melhores aplicativos para beber água e se manter hidratado em 2020


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Aplicativos para beber água criam alertas que ajudam os usuários a se lembrarem de se manterem hidratados. Esses apps elaboram um cronograma diário e periodicamente avisam que está na hora de tomar algum líquido.

Sempre que cumprir a tarefa, é necessário informar no programa e, aos poucos, verá o objetivo ser alcançado. Vários deles, inclusive, têm integração com o Apple Watch e o Google Fit.

O AppGeek reuniu os melhores apps de lembrete para tomar água, tanto para Android quanto iOS. Baixe o seu preferido e crie esse novo hábito que ajuda a manter o seu corpo mais saudável.

1. Beba Água - Alerta, Lembrete e monitoramento

Imagens de divulgação do app Beba Água

O Beba Água, do Leap Fitness Group, cria um cronograma de hidratação baseado no gênero e peso do usuário. Sempre que tomar um copo de água, aperte o ícone de +, no centro da tela do app e informe a quantidade.

Periodicamente, é enviado um lembrete para que ingira mais uma dose, a fim de completar sua meta diária. É possível acompanhar o desempenho através de gráficos semanais, mensais e diários.

Para tornar o processo mais fácil, o app disponibiliza widgets para marcar diretamente na tela inicial do smartphone toda vez que tomar água. O app possui integração com

  • Beba Água (grátis, com compras no app): Android

2. Plant Nanny²

Plant Nanny², também conhecido como app para beber água da planta, oferece um jeito lúdico de cuidar da hidratação diária. O app ajuda a atingir a meta através da gameficação, na qual cada copo tomado ajuda no crescimento de uma muda fictícia.

A cada objetivo alcançado, o usuário tem direito a prêmios, com os quais consegue comprar itens para personalizar sua plantinha. Além de uma grande variedade de vegetais colecionáveis, é possível obter vasos e recipientes especiais.

A quantidade de água ingerida é estipulada com base no peso e na prática de atividades físicas. As notificações podem ser recebidas a cada 2, 4 ou 6 horas ou em horários personalizados. Já o seu desempenho pode ser acompanhando através de gráficos gerados diariamente.

  • Plant Nanny² (grátis, com compras no app): Android | iOS

3. Waterbalance

Imagens de divulgação do app Waterbalance

O Waterbalance cria seu plano diário de hidratação com base no gênero, peso, altura e idade. Um dos seus diferenciais está na possibilidade de incluir diferentes tipos de bebidas, como café, drinks, chás, sucos, leite, energéticos e muito mais.

O app leva em conta o fato de que alguns líquidos não contabilizam como água, mas, sim, como alimento, como é o caso dos sucos. Além disso, bebidas alcoólicas colaboram para a desidratação e seu consumo afeta a meta diária de ingestão de líquidos.

O aplicativo ainda permite criar alertas personalizados antes das refeições e solicitar notificações para intensificar a ingestão quando for se exercitar. Também é possível conferir gráficos com seu seu desempenho diário.

4. Hydro

Imagem de divulgação do app Hydro

O Hydro pode ser usado de duas formas. Se optar por fazer um cadastro, contará com uma cópia de seus dados na nuvem e a opção de troca de informações entre dispositivos. Além disso, terá acesso a gráficos de desempenho através do site do serviço.

Mas, se preferir não se cadastrar, poderá usufruir igual do recurso de lembretes. A quantidade de água é calculada com base no gênero, peso e estilo de vida. Também leva em conta se a mulher está gravida ou amamentando e se o usuário é ativo ou sedentário.

Um ponto alto é que o app exibe claramente como o cálculo de suas necessidade de líquidos é feito. Além disso, é possível personalizar quantas vezes deseja ser lembrado por dia.

5. Hora da Água/ Hora de Beber Água

Imagem de divulgação do app Hora da Água

Hora da Água ou Hora de Beber Água. O nome é diferente no Android e no iOS, mas app é o mesmo. Apesar da interface e o modo de uso gamificado são atraentes, a usabilidade pode não ser tão intuitiva.

Para inserir informações necessárias para o cálculo do volume de água, é preciso acessar as configurações. Se praticar esportes, toque sobre o discreto ícone de um peso na parte no canto inferior à direita do copo.

Além do visual, a possibilidade de incluir outros líquidos, como leite, café, chá e suco, é um ponto alto do serviço. O app dispõe de gráficos de desempenho e permite mudar o personagem principal de acordo com o seu progresso.

  • Hora da Água/ Hora de Beber Água (grátis, com compras no app): Android | iOS

6. Lembrete de água

Imagens de divulgação do app Lembrete de Água

O Lembrete de água gera um plano de hidratação com base no gênero, peso e horários de dormir e acordar do usuário. A cada copo ingerido, basta tocar no ícone de +. A medida padrão é de 150 ml, mas é possível alterar a quantidade facilmente.

O app cria gráficos sobre seu desempenho e relatórios com a média e frequência de ingestão da bebida. A cada alerta, é possível conferir dicas. No quesito personalização, há a opção de escolher o som e modo do lembrete, bem como gerenciar os horários nos intervalos que preferir.

  • Lembrete de água (grátis, com compras dentro do app): Android

7. WaterMinder

Imagens de divulgação do app WaterMinder

O WaterMinder calcula a meta diária de ingestão de líquidos com base no gênero, peso, atividades físicas e clima. A cada vez que se lembrar de beber algo, toque sobre o +. Em um ícone formado por três linhas, é possível alterar o tipo de bebida e incluir água de coco, suco, leite e até mesmo opções alcoólicas.

O app tenta estimular o consumo de água criando metas. Além disso, permite compartilhar facilmente no Facebook e no Twitter o seu desempenho diário. Em relação aos alertas, o usuário pode optar pelos horários padrões ou criar os seus próprios, assim como solicitar que se encerrem quando atingir o objetivo do dia.

  • WaterMinder (grátis, com compras no app): Android
  • WaterMinder (pago): OS

8. Hydrillo

Imagens de divulgação do app Hydrillo

O Hydrillo é um aplicativo para lembrar de tomar água que tem um visual diferente dos demais. Com tons de preto, branco e vermelho, sua tela principal remete a um painel de velocidade de um carro.

O app permite calcular a sua necessidade de acordo com a frequência da prática de esportes, peso, idade, ou que simplesmente defina quantos litros deseja beber por dia. A cada copo, toque no ícone de +.

O serviço gera estatísticas dos últimos 7 dias. Além disso, é possível montar um time com amigos e familiares e acompanhar e comparar o nível de hidratação um dos outros.

  • Hydrillo (grátis, com compras no app): Android

9. Google Keep

Imagens de divulgação do gerenciador de tarefas Google Keep

O Google Keep é um gerenciador de tarefas, voltado a atividades diárias em geral. Por isso, é possível usá-lo, inclusive, para lembrá-lo de beber água periodicamente. Vá no ícone de + e dê um nome à atividade.

Para criar um lembrete, toque sobre o ícone de um sino. Para que repita sempre, escolha Diariamente como periodicidade. Será necessário repetir esse procedimento a cada horário em que deseja ser lembrado. Mas depois de feito um vez, será notificado todos os dias.

Outra vantagem do serviço está no fato de possuir integração com o computador, através do navegador. Sendo assim, seus dados podem ser vistos e editados de qualquer dispositivo com acesso à internet.

10. Avocation

Imagens de divulgação do app Avocatiom

O Avocation é um app que ajuda a criar novos hábitos. Beber mais água pode ser um deles. Para isso, dê um nome ao hábito, defina quantas vezes deseja repeti-lo por dia e ative as notificações.

É possível personalizar cada nova atividade com ícone e uma cor. Sempre que realizar a tarefa, basta tocar sobre o seu ícone. O círculo à volta vai sendo preenchido aos poucos, até completar seu objetivo diário.

Para estimulá-lo a cumprir com o que se comprometeu, é possível cultivar uma planta virtual. Ela começa a crescer assim que finalizar o seu primeiro hábito. É necessário seguir cumprindo as metas para vê-la se desenvolver.

  • Avocation (grátis, com compras no app): Android | iOS

11. Mini Hábitos

Como o nome sugere, este app tem a proposta de ajudar os usuários a criar e manter novos hábitos diários. Para isso, conta, inclusive com opções predefinidas para começar. Entre elas, está Beber água.

Portanto, toque sobre a opção e defina quantas vezes quer ser lembrado. Se preferir, agende os horários das notificações, escolha uma cor, um ícone e pronto. Marque sempre que cumprir o objetivo.

  • Mini Hábitos (grátis, com compras dentro do app): Android

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.