4 aplicativos de carona para viajar com conforto pagando pouco


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Os aplicativos de carona são boas alternativas a quem quer se deslocar com conforto e pagando barato. Há opções para dividir carro tanto em trajetos urbanos quanto em viagens entre cidades.

O AppGeek reuniu os 4 melhores e mais seguros apps de carona para passear gastando pouco.

1. BlaBlaCar

blablacar

O Blablacar é um dos apps de carona mais populares da atualidade. O serviço tem foco em viagens de longa distância compartilhadas. Para isso, basta inserir os endereços de saída e de chegada, a data e verificar se há algum usuário dirigindo por um trajeto similar no dia indicado.

No que diz respeito à segurança, cada motorista e passageiro tem um perfil de usuário no serviço. Pessoas que já viajaram se avaliam mutuamente, ajudando outros a decidirem se querem ou não compartilhar uma carona.

Há ainda o filtro Só para elas, que permite a mulheres que busquem ou ofereçam viagens apenas com outras mulheres. A opção só aparece para membros conectados às suas contas.

De acordo com a empresa, o condutor tem uma economia de até 75% no custo da viagem. Já o passageiro tem um gasto de 30 a 50% inferior do que se optasse por ir de ônibus.

  • BlaBlaCar (grátis, com opção de planos pagos): Android | iOS | Web

2. Waze Carpool

No Waze Carpool, os motoristas são usuários que buscam outros para compartilhar os gastos de viagem, como gasolina e pedágios. O aplicativo combina condutores e passageiros com rotas em comum.

Se estiver receoso sobre os companheiros de trajeto, é possível conferir seu perfil e avaliações feitas por outros usuários. Ou então aproveitar o diferencial do app e filtrar as pessoas por gênero ou local de trabalho.

Assim, mulheres podem se sentir mais seguras viajando apenas com outras mulheres. Ou pessoas que trabalham em uma mesma empresa ou prédio e vivem perto, são capazes de organizar a carona e dividir os custos através do aplicativo.

3. Uber Juntos

Uber Juntos

O Uber Juntos é a forma mais econômica de usar o conhecido app de transporte. Nesse caso, a corrida é conduzida por um motorista cadastrado do Uber. O trajeto é compartilhado com outros usuários que optem pela mesma modalidade e que façam um itinerário similar ao seu.

O passageiro não tem qualquer poder de decisão sobre com quem irá dividir o carro. Essa escolha cabe ao condutor. Além disso, o valor cobrado é pelo serviço e não apenas pelos custos de viagem, como ocorre em outros apps.

No entanto, segundo a companhia, esse preço pode ser até metade daquele praticado em uma viagem feita pelo UberX. O Uber Juntos pode ser solicitado através do app do Uber.

4. Wunder - Carona Combinada

Wunder

O Wunder - Carona Combinada cruza as rotas de motoristas e passageiros para gerar uma experiência em que todos são beneficiados. O condutor se beneficia por ter os custos diários com combustível reduzidos, ao compartilhá-los com pessoas que seguem um itinerário parecido com o seu.

O usuário paga apenas o valor dos custos de viagem, uma vez que veículo é conduzido por uma pessoa comum que faz um caminho semelhante ao dele. Cada um deles tem um perfil no serviço, através do qual podem ser avaliados por companheiros de viagem.

As avaliações funcionam como uma forma de ajudar a decidir com quem compartilhar o trajeto. Por enquanto, o Wunder está disponível somente no Rio de Janeiro.

Aplicativo de carona é seguro?

Cada aplicativo toma suas próprias medidas para garantir a segurança de seus usuários. A maioria deles obriga a criação de perfis pessoais, através dos quais é possível ver informações e, ao mesmo tempo, avaliar a experiência compartilhada.

Portanto, o ideal, antes de entrar em um carro ou oferecer carona, é checar quem são as pessoas que devem viajar com você. Quando o app permitir, tente trocar mensagens, para ter certeza que todos os aspectos da viagem estão corretos. Assim, não corre o risco de mal-entendidos, nem de ficar na mão.

Se, ainda assim, preferir tomar precauções extras de segurança, avise sempre a algum parente ou amigo que está pegando ou dando uma carona pelo app. Informe a placa e o modelo do carro. Também é possível compartilhar o trajeto em tempo real via WhatsApp com uma pessoa de sua confiança.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.