10 ótimos aplicativos para escanear fotos e documentos pelo celular


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Atualmente, ter um scanner em casa é quase uma raridade. No entanto, esse aparelho pode fazer falta de vez em quando, principalmente se você quer escanear fotos antigas ou fazer uma inscrição em que precisa enviar documentos digitalizados. Mas a solução pode ser um aplicativo no celular!

O AppGeek selecionou os 10 melhores aplicativos para escanear documentos e fotos pelo smartphone. Assim, mesmo que não tenha um scanner, fica fácil ter versões digitais do que você precisa com qualidade e sem enrolação! Confira:

1. Evernote

Evernote

Esse é um aplicativo que muita gente já tem no celular e não abre mão. Mas além de poder fazer anotações de forma simples, rápida e atrativa, o Evernote também disponibiliza uma ferramenta para a digitalização de documentos.

É muito fácil de usar: basta clicar no símbolo de (+) e selecionar a câmera. Automaticamente, ele já vai ligar o flash do celular e solicitar que você faça o alinhamento da página ou outro conteúdo que queira digitalizar.

Em questão de instantes, o próprio aplicativo já faz tudo por você! O seu arquivo digitalizado fica pronto rapidamente, uma vez que o próprio Evernote faz o enquadramento do que está sendo escaneado. Sem complicações, o Evernote é uma das melhores dicas nesta lista!

Para baixar o Evernote, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

2. Tiny Scanner

Escanear com o Tiny Scanner

Um dos aplicativos para escanear mais populares da atualidade, o Tiny Scanner permite a seleção de uma imagem da galeria ou a utilização da câmera do celular para fazer um registro. Com o conteúdo, você pode começar a fazer ajustes e transformar o documento digitalizado em algo extremamente limpo e de qualidade.

Dá para ajustar áreas específicas do documento, assim como escolher o tamanho do papel, que podem ser selecionados entre A3, A4, A5, Carta, etc. Caso a digitalização esteja sendo feita através da câmera, o flash do celular serve como holofote para o documento.

Para uma melhor visualização, o usuário pode fazer ajustes no contraste, tonalidades das cores, entre diversas funcionalidades. Ao terminar, basta salvar o arquivo no celular. Também dá para enviar por e-mail pelo próprio aplicativo.

Para baixar o Tiny Scanner, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

3. Genius Scan

Escanear com o Genius Scan

Com o Genius Scan, você tem à disposição a função de registrar uma imagem do documento com a câmera do celular, com recurso ao flash, ou escolher o que pretende digitalizar na própria galeria.

Para ter um resultado satisfatório, você deve selecionar a área a ser salva, recorrendo às linhas de ajuste que se encontram na tela, nas laterais, no topo e na parte inferior. Além disso, o Genius Scan funciona bem para registrar anotações por escrito. Por exemplo: estudantes que queiram uma versão digital do que está no quadro.

Depois de selecionado o documento e feito ajustes, o aplicativo faz uma autocorreção de tonalidades, deixando o fundo branco e as letras mais escuras, permitindo maior destaque e melhor leitura posteriormente.

Para salvar, dá para fazer isso em PDF e depois compartilhar por e-mail! Também é possível exportar o documento digitalizado para o Google Drive, One Drive, Dropbox, Evernote, Facebook, Twitter e vários outros sites!

Para baixar o Genius Scan, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

4. CamScanner

Escanear com o CamScanner

O CamScanner é um aplicativo muito popular e conta com diversas funcionalidades. Um dos pontos mais interessantes é a possibilidade de escanear não apenas folhas comuns, mas cartões de visita e várias páginas de um arquivo, como um livro ou revista.

Como alguns dos outros apps para escanear, o CamScanner corta o documento automaticamente após a foto ou escolha na galeria. No entanto, dá para contornar isso editando as alterações livremente e de maneira muito simples.

Outro ponto forte do CamScanner é a disponibilização de filtros atrativos para serem incluídos no seu documento digitalizado. Também é possível ver detalhes com o zoom automático, girar a imagem, entre outras funcionalidades que podem vir bem a calhar.

Em uma interface intuitiva, o usuário pode deixar as imagens mais claras, fazer ajustes nas tonalidades, converter para preto e branco, etc. Também dá para dar uma olhada nos níveis de contraste e brilho. Depois é só salvar o arquivo em PDF ou JPG e compartilhar por aí!

Para baixar o CamScanner, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

5. ScanWritr

Escanear com o ScanWritr

Em português, o ScanWritr é um aplicativo como os outros: é preciso registrar uma nova imagem do documento com a câmera do celular, com recurso ao flash se necessário, ou escolher uma foto da galeria do aparelho. No processo, já é possível ver mais ou menos como será o recorte do documento.

O usuário pode fazer ajustes nas tonalidades, níveis de brilho e contraste manualmente. O app também conta com ferramentas adicionais, como caneta, borracha, etc. Mas o ScanWritr também disponibiliza ajuste automático, revelando uma imagem com as características básicas de um documento bem digitalizado.

Para salvar o resultado final, o aplicativo oferece uma gama de formatos: PDF, documentos do Microsoft Office, JPG, PNG e muito mais.

Para baixar o ScanWritr, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

6. Scanbot

Escanear com o Scanbot

Além de contar com o idioma português, um dos diferenciais do Scanbot é poder digitalizar várias páginas em sequência. Isso faz com que você poupe tempo, caso necessite escanear documentos longos, como livros.

O aplicativo também tem uma utilização muito simples e intuitiva, não sendo muito diferente de usar a câmera do celular para tirar uma foto qualquer quando precisa escanear um documento. Caso registre uma imagem, e não selecione uma da galeria, é possível usar o flash para iluminar bem as páginas.

Depois da digitalização, o Scanbot oferece uma gama de funcionalidades para edição, permitindo ao usuário girar a imagem, fazer recortes e ajustar níveis de contraste e brilho. Perfeito para deixar a versão virtual do documento atrativa!

Ao salvar, o Scanbot faz um envio automático para qualquer serviço de armazenamento em nuvem que desejar, como o Google Drive, Dropbox e o Evernote! Claro, também dá para compartilhar por e-mail ou nas redes sociais.

Para baixar o Scanbot, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

7. Clear Scanner

Escanear com o Clear Scanner

Com o Clear Scanner, suas fotografias e documentos são digitalizados com alta qualidade, o que torna mais simples a leitura de textos em páginas criadas virtualmente. Como o nome do app já diz, ele procura a melhor qualidade para o resultado final dos seus escaneamentos.

O aplicativo detecta automaticamente os cantos do arquivo a ser digitalizado, permitindo que você corte parte do documento e faça diversos ajustes, contando com autocorreção, níveis de brilho e remoção de sombras. Também dá para endireitar a imagem para um melhor resultado.

Além disso, é possível reordenar as páginas e depois enviar para uma impressora, já sabendo exatamente como sairá no papel. Se quiser compartilhar seus arquivos digitalizados, você consegue exportar tudo para o Google Drive, One Drive, Sky Drive, Dropbox e Evernote.  Você pode salvar os documentos em PDF ou JPG!

Para baixar o Clear Scanner, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

8. Adobe Scan

Escanear com o Adobe Scan

Este aplicativo da Adobe é muito interessante para quem quer escanear documentos. Com ele, como nos outros apps, você utiliza a câmera e o flash do smartphone para registrar uma imagem ou seleciona da própria galeria.

Apesar de o aplicativo cortar o documento automaticamente, você também pode fazer isso manualmente, selecionando as bordas das folhas e fazendo os ajustes necessários para que o resultado final seja de plena visualização.

Há também uma gama de opções para a edição dos arquivos digitalizados, como girar e alterar cores, podendo deixar o documento colorido, em tons de cinza ou em um quadro branco. Um ponto forte é o reconhecimento de texto (OCR), que facilita a exportação do conteúdo escrito para outras mídias.

Para baixar o Adobe Scan, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

9. Dropbox

Escanear com o Dropbox

O serviço de armazenamento em nuvem Dropbox conta com uma ferramenta nativa no aplicativo para a digitalização de documentos. E tem resultados satisfatórios. Ao clicar no botão Adicionar (+), você consegue escanear seus documentos facilmente.

O aplicativo já reconhece o documento a ser digitalizado automaticamente, mas dá para fazer ajustes cruciais para uma digitalização eficaz. É possível também adicionar filtros, como colocar a imagem em preto e branco, em quadro branco ou salvar na forma original.

Antes de salvar, dá para utilizar o controlador de contraste, que ajusta tudo certinho para uma melhor visualização do resultado final. Perfeito para quem quer fazer digitalizações simples e rápidas!

Para baixar o Dropbox, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

10. PhotoScan

Escanear com o PhotoScan

Esta ferramenta do Google Fotos é especializada em fotografias. Ao tirar “uma foto da foto”, o aplicativo retira aquele ar amador, tornando a imagem muito mais atraente e com o aspecto de digitalização tão desejado por quem quer escanear fotos.

Além disso, o aplicativo faz cortes automáticos, ajusta bordas e gira o conteúdo de maneira inteligente. O PhotoScan ainda faz a digitalização com o cuidado de não deixar reflexos sobre a imagem, o que acontece muito com o uso do flash da câmera do celular.

Com o PhotoScan, você faz backup das suas digitalizações com o aplicativo Google Fotos gratuitamente, mantendo-as protegidas, pesquisáveis e organizadas. Há também opções para deixar seu conteúdo mais interessante: filmes, filtros e controles de edição avançados.

Portanto, se você está à procura de um aplicativo para criar versões digitais de fotos impressas antigas com boa qualidade, esse é o aplicativo certo!

Para baixar o Photo Scan, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

Com as indicações acima, você pode digitalizar tudo o que for necessário e salvar tudo virtualmente. Além de ser uma proteção a mais para que não perca fotos ou documentos importantes, ter os arquivos digitalizados facilita o armazenamento e a busca por determinados conteúdos de forma simples e eficaz.

Agora que terá todos os documentos que quiser digitalizados, saiba como tirar foto 3x4 para documentos em casa com o celular.

Conheça também 8 apps para esconder imagens e garantir mais privacidade no smartphone. Há ainda 7 aplicativos de montagem de fotos que você precisa conhecer!

Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.