Melhores apps de meditação para lidar com estresse e ansiedade em 2020


Apps de meditação podem ser uma maneira eficaz de lidar com o estresse e a ansiedade do dia a dia. Vários deles ajudam os usuários a chegarem ao estado de relaxamento e reflexão através de técnicas de medição guiada e de mindfulness.

Mesmo pessoas que nunca meditaram podem recorrer a esses aplicativos, que costumam oferecer práticas voltadas para iniciantes. Basta seguir as orientações dos guias e imergir nas trilha sonoras tranquilas e com sons da natureza oferecidas pelos programas.

Para ajudá-lo, o AppGeek selecionou os melhores aplicativos para ajudá-lo a relaxar e alcançar um bom estado de espírito!

1. Headspace

App de meditação e mindfulness Headspace

O Headspace ficou famoso depois de a digital influencer Gabriela Pugliese ter revelado que começou a meditar com ele. O app oferece atividades para ensinar a respirar melhor e a meditar de maneira eficaz.

Ideal para quem não tem muito tempo sobrando, o promete aliviar o estresse do dia a dia em alguns minutos. O aplicativo conta com exercícios que ajudam a lidar com a ansiedade e a depressão, bem como a manter a calma, o foco ou dormir bem.

Caso opte pela assinatura do serviço, é possível escolher dentre uma gama enorme de meditações guiadas para áreas específicas da sua vida. Entre elas: paciência, aceitação, saúde, inquietude, criatividade, equilíbrio, entre dezenas de opções.

  • Headspace (grátis, com opção de assinatura de plano pago):Android | iOS

2. Lojong

App de meditação e mindfulness Lojong

Apps para dormir melhor e relaxar para Android e iPhone

Nem todo mundo tem facilidade de meditar. Por isso, o Lojong conta com uma das premissas mais interessantes nesta lista: o “Caminho”, um tutorial de dez etapas para ajudar os iniciantes.

Ao percorrer o Caminho, você passa a treinar sua mente de maneira gradual. Para além disso, é possível obter mais informações sobre a prática em artigos selecionados.

Criado para ser um tipo de “academia da mente”, o aplicativo conta com diversas sessões de meditação guiadas. As práticas contribuem para a diminuição de estresse, quadros de depressão e ansiedade.

  • Lojong (grátis, com compras no app): Android | iOS

3. Medite.se

Imagem de divulgação do app de meditação Medite-se

Os criadores do Medite.se garantem que terão alcançado o seu objetivo quando meditar se tornar algo simples. Desenvolvido em português, oferece instruções de local, postura e respiração para se beneficiar melhor da prática.

Há opções de introdução à iniciantes, meditações avançadas, alinhamentos com cores e energia dourada e orações e mantras. O app oferece ainda atividades para crianças e outras voltadas para o relaxamento.

É possível ainda acompanhar seu progresso na seção homônima, com dados sobre a quantidade de dias e sessões feitas.

4. Insight Timer

App de meditação e mindfulness Insight Timer

Através de uma interface simples e intuitiva, o Insight Timer disponibiliza centenas de meditações guiadas em português. O programa as separa de acordo com o interesse de cada usuário. Há conteúdos específicos para quem precisa dormir melhor, reduzir o estresse ou se recuperar de vícios.

Há ainda opções para lidar de maneira mais adequada com relacionamentos e até para estimular o amor e a compaixão. Com uma comunidade para falantes da língua portuguesa, permite trocar experiências e saber como cada um lida com os problemas que surgem no cotidiano.

  • Insight Timer (grátis, com compras no aplicativo): Android | iOS

5. Sattva

imagem de divulgação do app de meditação Sattva

O Sattva é um app de meditação guiada que sugere atividades de acordo com seu nível de experiência e objetivos. Ao usá-lo pela primeira vez, deve informar se já meditou e por que quer realizar a prática.

Entre as opções estão reduzir o estresse, aumentar a energia, melhorar o foco, controlar as emoções etc. É possível escolher apenas uma ou todas elas.

Além de centenas de opções de meditações guiadas, há coleções voltadas para metas específicas, como resiliência ou atenção ao momento presente. O usuário tem ainda acesso a músicas relaxantes, desafios e estatísticas sobre o seu desempenho.

Alguns desses recursos, no entanto estão disponíveis apenas para usuários do plano pago do serviço.

  • Sattva (grátis, com opção de assinatura de plano pago): Android | iOS

6. Músicas de Meditação

App de mindfulness Músicas de meditação

O Músicas de Meditação oferece diversas canções e sons ambientes para transportar o usuário para os confins da mente. Ao selecionar uma música para a sua sessão própria de meditação, o celular mostrará imagens de fundo que induzem ao relaxamento.

Com o temporizador, é possível definir quanto tempo durará a prática. Para tornar uma sessão ainda mais pessoal, o aplicativo permite criar sua própria ambientação sonora. Dá para misturar sons de ambientes distintos e instrumentos que ajudarão a alcançar o estado de espírito desejado.

  • Músicas de Meditação (grátis, com compras no app): Android

7. Meditopia

App de meditação e mindfulness Meditopia

Alcançar um estado de calma, diminuir o estresse e dormir melhor. Essas são as principais premissas do Meditopia. O aplicativo busca ajudar o usuário a iniciar sua jornada de autoconhecimento. O serviço prega que o bem-estar vem de dentro de nós e, por isso, conta com mais de 250 sessões de meditação.

Há opções tanto em português quanto em inglês, além de músicas acompanhadas por sons da natureza. Com o temporizador, sua sessão tem o tempo que desejar.

As mais curtas prometem relaxamento imediato para ajudar o usuário a lidar com os problemas do dia que chega. Já as mais longas podem servir para trabalhar problemas de ansiedade e depressão e despertar o autoconhecimento.

  • Meditopia (grátis, com compras no app): Android | iOS

8. Medativo

App de meditação e mindfulness Medativo

Um dos pontos altos do Medativo é trabalhar a concentração. Ao lidar com a ansiedade e o estresse nas sessões de meditação no aplicativo, você poderá exercitar seu foco para ter a atenção plena que deseja para as tarefas do dia a dia. Tudo isto acompanhado por som ambiente, da natureza, sinos e chuva.

A interface é minimalista e elegante e as configurações podem ser personalizadas de acordo com o seu objetivo. O app também permite acompanhar o seu progresso. Com gráficos e informações detalhadas sobre cada sessão que fizer, fica mais fácil delimitar uma estratégia para alcançar suas metas.

  • Medativo (grátis, com compras no app): Android

9. Meditação Mais

Imagem de divulgação do app Meditação Mais

O Meditação Mais é uma ótima opção para quem busca um app para automeditação. Para isso, oferece um passo a passo com instruções para obter o melhor resultado possível.

O app conta com músicas para induzir ao relaxamento, assim como som ambiente dos mais diversos estilos. Para incentivar a meditação diária, a ferramenta ainda conta um sistema de conquistas e a função de lembrete.

Há ainda várias opções de imagens para os momentos de concentração. São velas, símbolos sagrados, mandalas e outras opções que orientam o movimento de respiração e auxiliam na hora de meditar profundamente.

  • Meditação Mais (grátis, com compras no app): Android

AppGeek recomenda: