Confira os 5 melhores apps para ver horário e rotas de ônibus


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Os aplicativos de ônibus são uma mão na roda para quem usa o transporte público. Afinal, dá para acompanhar os horários em que o coletivo passará em tempo real e ainda ter a rota das linhas da cidade.

Além de ajudarem os passageiros a não se atrasarem, esses aplicativos também podem ser muito úteis para os turistas que desejam passear sem gastar muito. Confira a seguir os melhores apps do gênero e saiba sempre qual ônibus pegar.

1. Moovit

Apps ônibus Moovit

Disponível em mais de 2700 cidades pelo mundo, o Moovit permite acompanhar os horários e rotas de ônibus. E também de outros tipos de transporte público. O serviço engloba os sistemas de trens, metrô, barcas e até mesmo corridas compartilhadas de Uber.

É possível fazer a busca pelos pontos de ônibus mais próximos ou pesquisar por uma linha específica. No primeiro caso, o app exibe os próximos horários agendados para o transporte passar no local. O usuário pode ainda encontrar os dados a partir de uma hora de saída predefinida.

Caso use sempre uma mesma linha frequentemente, uma opção é adicioná-la aos favoritos (ícone de uma estrela) para ter fácil acesso.

A plataforma oferece ainda auxílio para não perder a parada de chegada. Ao tocar em Saiba quando descer, informe o destino final. O app indica quantas paradas ainda faltam e emitirá um alerta para avisar que está chegando ao destino.

O Moovit está disponível em centenas de cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Blumenau, Rio Branco, Ubatuba e muito mais. Pode ser acessado de qualquer navegador em sua versão web ou através do download do app para Android e iOS.

2. Cittamobi

Cittamobi apps onibus

O Cittamobi exibe a previsão de chegada do ônibus e, em alguns casos, até mesmo sua aproximação em tempo real. Através do mapa, o usuário consegue encontrar os pontos de ônibus e estações de trem, metrô e barcas mais próximos.

Ao selecionar um deles, descobre quais ônibus passam por ali. Se tocar sobre uma das linhas, tem acesso à previsão de chegada do próximo carro, trem ou barco, a todo o itinerário e à rota ponto a ponto, com o endereço aproximado.

O usuário tem também a opção de pesquisar por linhas específicas para obter informações sobre elas. Se seu uso for constante, basta adicioná-la aos favoritos para ter fácil acesso aos dados sempre que precisar.

Se preferir, pode definir um local de partida e um de chegada e deixar que o Cittamobi sugira o melhor trajeto de transporte público.

Presente em mais de 70 cidades brasileiras (como Maceió, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, etc.), está disponível para download em dispositivos Android e iOS.

3. Cadê o ônibus?

apps ônibus cadê o ônibus

Disponível em São Paulo e Região, Teresina, Rio de Janeiro (capital) e Curitiba, o Cadê o ônibus? é bastante simples de usar. Ao tocar na barra de pesquisa no topo da tela, é possível pesquisar por uma linha específica ou como chegar a determinado destino.

No primeiro caso, o usuário consegue visualizar o trajeto em tempo real, checar o itinerário e adicionar aos favoritos. Já em Como chegar, basta informar um endereço para onde que ir. O app irá sugerir as melhores opções de transporte público de onde está para o destino desejado.

O Cadê o ônibus? está disponível para Android e iOS.

4. Trafi

Apps ônibus Trafi

Presente em diversas cidades do mundo, por aqui, o Trafi pode ser usado por passageiros do Rio de Janeiro e de São Paulo. O serviço permite pesquisar pelas paradas de transporte público mais próximas através do mapa. O app também indica as melhores rotas para se chegar de um ponto a outro.

A divisão por categorias, como Pontos, Ônibus, Metrôs e trens, Turísticos, Barcas, entre outros, facilita o processo de busca dentro do programa.

Em cada uma delas, é possível pesquisar por linhas e acompanhar as previsões de horário de chegada em cada ponto.

Um diferencial do Trafi é a possibilidade de visualizar carros do Uber próximos de você, de acordo com o tipo (Select, X ou Black). Além disso, o app é sempre atualizado com notícias sobre os transportes locais, como interrupções de serviços e interdições.

O Trafi está disponível através de qualquer navegador em versão web e conta com app para dispositivos Android e iOS.

5. Vá de ônibus

Vá de ônius apps ônibus

O Vá de ônibus é um app desenvolvido pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). Assim como os demais, permite buscar por linhas específicas, checar a rota e acompanhar onde está o veículo mais próximo.

Também é possível indicar o ponto de partida e de chegada e conferir as sugestões feitas pelo serviço. Para facilitar o acesso a linhas e pontos frequentes, salve-os como favoritos e veja os dados rapidamente pelo menu lateral.

O Vá de ônibus está disponível para Android e iOS e funciona apenas no Rio de Janeiro.

Como acompanhar o ônibus pelo Google Maps

Nem todo mundo sabe, mas o Google Maps também permite saber se o seu ônibus, metrô, trem ou outro transporte público está a caminho.

Não há mistérios para usar o recurso. No entanto, é necessário ter o Google Maps instalado em seu smartphone Android ou iOS.

1. Abra o Google Maps e toque em Ir;

Google Maps apps ônibus

2. Em seguida, informe o local de partida e o destino nos campos indicados;

3. Então, vá ao ícone de Transporte Público, indicado pela imagem de um trem;

4. O serviço indicará as opções de trajeto disponíveis, com a informação sobre o tempo de chegada. Toque sobre aquele que desejar.

O Google Maps informa a previsão de chegada do veículo (e dos próximos da mesma linha, caso perca o seguinte). Além disso, mostra quantas paradas existem entre os pontos de partida e de chegada.

Apps de ônibus disponíveis nas capitais brasileiras

Algumas cidades oferecem apps oficiais para acompanhar os serviços de transporte coletivo. Outros são recomendados pelas próprios órgãos públicos.

Para facilitar a vida de quem mora nas capitais, listamos os aplicativos oficiais ou recomendados oficialmente para os passageiros. As capitais não listadas não oferecem essas opções.

Prefere pedir um carro a pegar ônibus? Então saiba como adicionar contato de confiança no Uber sem complicações. Não quer mais se atrasar? Confira 10 apps de despertador para nunca mais perder a hora!

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.