15 apps de realidade virtual para você aproveitar seus óculos VR


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Você tem óculos de realidade virtual, mas não sabe como tirar proveito máximo deles? Com os óculos VR você pode ser transportado para diversos locais e ter as mais diversas experiências com imersão total. Pensando nisso, o AppGeek indica 15 aplicativos para você levar a utilização dos seus óculos ao extremo!

Com bons apps voltados para o uso desses óculos especiais, você consegue assistir a filmes como se realmente estivesse em uma sala de cinema, e ainda conta com alguns jogos imersivos que podem ser ótimas fontes de diversão.

São possíveis diversos tipos de experiência. E o melhor: sem precisar sair de casa!

1. Google Cardboard

Realidade Virtual VR com o Google Cardboard

Desenvolvido pelo Google, o Cardboard é uma plataforma de realidade virtual feita especialmente para smartphones. Com a ferramenta, você consegue encontrar os mais variados conteúdos para ver e interagir utilizando seus óculos VR.

Além disso, os usuários podem criar os próprios visualizadores, que podem ser feitos rapidamente e de forma bastante simples. O Google disponibiliza especificações para as criações e também dá para adquirir um visualizador pré-fabricado.

Com o Google Cardboard, você pode visitar locais do mundo inteiro com recurso ao Google Earth. Além disso, você tem acesso a exposições, vídeos imersivos e diversos aplicativos para você ter uma experiência incrível com os óculos de realidade virtual!

Para baixar o Google Cardboard, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

2. Within

Realidade virtual VR com o Within

Um dos primeiros aplicativos desenvolvidos para a utilização de óculos VR, com o Within você tem acesso aos mais diversos tipos de conteúdo criados com a tecnologia de realidade virtual. São milhares de opções para experiências imersivas!

No aplicativo, você pode ficar “por dentro” de clipes de músicas, filmes curtos e diversos vídeos que transportam você para diferentes locais, reais ou criados virtualmente. É uma ótima opção para quem quer usufruir mais dos seus óculos VR.

Há ainda documentários e imagens belíssimas para que você tenha uma experiência única, divertida e de qualidade. Outro ponto alto é ter uma percepção da realidade virtual cinematográfica, com algumas doses de comédia.

Para baixar o Within, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

3. NextVR

Realidade virtual VR com o NextVR

Voltado para quem gosta de esportes e quer assistir a torneios e partidas pelos óculos de realidade virtual, com o NextVR você tem acesso às mais diversas competições esportivas em vídeos em 360º!

Há muitas opções de escolha, como partidas de futebol, basquete, golfe, futebol americano, entre muitas outras. Tudo é transmitido diretamente pelo aplicativo em uma experiência imersiva e atrativa.

Claro, se você não é uma pessoa muito ligada a esportes, o app ainda traz outros tipos de eventos, como musicais e de entretenimento. Entre as opções, você pode visitar locais mal-assombrados, que contam com evidências encontradas em investigações de caça-fantasmas!

Para baixar o NextVR, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

4. YouTube Videos em 360º

Realidade virtual VR com o YouTube

Obviamente, o YouTube não poderia ficar de fora da nossa lista. A plataforma de vídeos mais famosa do mundo tem um canal específico com vídeos em 360º. Os conteúdos são produzidos pelo mundo todo e contam com as mais diversas experiências.

Ao selecionar um vídeo para assistir com seus óculos VR, você imediatamente já pode se encontrar imerso no filme, como se estivesse naqueles lugares. Por ser uma plataforma alimentada por internautas dos mais variados locais do planeta, há as mais diversas experiências imersivas.

Não é necessário nem baixar um aplicativo para começar a “visitar” lugares e fazer muitas atividades. Claro, se o seu celular não conta com o YouTube já instalado, o que é muito difícil, é preciso fazer download do aplicativo para fazer uso da realidade virtual com vídeos em 360º.

Para baixar o YouTube, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

5. Netflix

Netflix

A Netflix é outra gigante da tecnologia que faz um uso interessante da realidade virtual. Com o aplicativo da plataforma de streaming, você tem acesso a todo o acervo de filmes e séries para assistir com seus óculos VR!

No entanto, o conteúdo não estará disponibilizado em 360º, já que os filmes e séries na Netflix não são criados para serem imersivos a esse ponto. Mas você será colocado em um cômodo virtual, escapando da realidade e assistindo aos seus filmes favoritos como se estivesse em uma sala agradável.

Para baixar o Netflix, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

6. Facebook 360º

Facebook

A rede social de Mark Zuckerberg é preparada para exibir conteúdos em 360º através dos óculos de realidade virtual. Apesar de não parecer muito atrativo, o Facebook conta com diversos conteúdos disponibilizados pelos usuários que são imersivos.

Ao utilizar os óculos VR para na rede social, o feed de notícias será adaptado para dar prioridade a esse tipo de conteúdo, mostrando as mais variadas experiências imersivas para você! Entre fotos e vídeos, você fica por dentro das imagens.

Outro ponto interessante é poder pesquisar por conteúdos criados especificamente para a tecnologia de realidade virtual, mesmo que não sejam de origem nos seus amigos ou em páginas que você tenha curtido. Perfeito para ter uma experiência bastante divertida!

Para baixar o Facebook, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

7. VISO Places

Realidade virtual VR com o VISO Places

O VISO Places é um aplicativo muito atrativo, isto porque, com o Google Street View, você é transportado para vários lugares e atrações turísticas por todo o mundo! Dá para se tornar um turista sem precisar sair de casa, e em poucos minutos.

Por ser uma experiência imersiva de “viagem”, é possível visualizar pontos de interesse de vários ângulos, tendo uma visão geral do que está “diante dos seus olhos”. Tudo isso sem sair do sofá!

O app é uma forma de você poder se planejar para aquela viagem dos sonhos ou, quem sabe, encontrar novos destinos antes de comprar as passagens. Com integração com a Wikipédia, você ainda tem maiores informações sobre os locais que visualizar.

Para baixar o VISO Places, clique aqui.

8. VirtualSpeech VR

Realidade virtual com o Virtual Speech VR

Se você, assim como muitos, é tímido e tem dificuldades na hora de falar em público, o VirtualSpeech VR é o aplicativo certo para superar essa barreira na sua vida social. A proposta da ferramenta é, realmente, ajudá-lo a perder a timidez ao falar para uma plateia e auxiliá-lo no discurso.

O app traz lugares virtuais únicos e lições em que os usuários podem melhorar suas capacidades e habilidades de falar em público. Para perder a vergonha na hora de apresentar um trabalho ou projeto, há “plateia”, assim você já treina!

É uma proposta muito interessante. Afinal, hoje em dia, com o advento da internet e das redes sociais, muitas pessoas se sentem confortáveis virtualmente, mas acabam tendo dificuldades graves ao ter que falar para muitas pessoas presencialmente. Infelizmente, o aplicativo só está disponível em inglês.

Para baixar o VisualSpeech VR, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

9. Paint VR

Realidade virtual com o Paint VR

Não, esse não é um aplicativo criado pela Microsoft. No entanto, o Paint VR é uma ótima opção se você está querendo criar desenhos e deseja fazer isso da forma mais imersiva e atrativa possível.

Com o app, você cria imagens tridimensionais, sendo possível visualizar todos os detalhes da sua obra de arte de todos os ângulos. Assim, você consegue ajustar tudo o que for necessário antes de imprimir ou postar o resultado para os amigos.

Para uma experiência ainda mais incrível, o aplicativo permite que você desenhe no vazio, sem precisar de uma superfície para que possa começar a criar. Você faz tudo com os movimentos das mãos!

Para baixar o Paint VR, clique aqui.

10. Carta Celeste

Realidade virtual VR com a Carta Celeste

Esse é um ótimo aplicativo para quem adora astronomia ou tem interesse em saber mais sobre o Universo. Com a Carta Celeste, você se transporta para as constelações e fica “perto” das estrelas. Ou seja, dá para viajar pelo espaço sem sair da sala!

O app traz informações sobre cada uma dos astros que você visualizar. Há ainda a opção de se aproximar dos corpos celestes e explorar os planetas do Sistema Solar. É uma verdadeira experiência de imersão espacial para os amantes da astronomia.

Para além disso tudo, é possível rever missões espaciais importantes, como a chegada do homem à Lua e a exploração do Planeta Vermelho pelo Mars Rover. O aplicativo proporciona uma sensação única de ser um turista pelo Universo!

Para baixar a Carta Celeste, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

Para quem quer mais diversão e jogos

Os aplicativos acima já são uma boa fonte de diversão. Mas se você está à procura de mais, também indicamos alguns jogos para você tirar o máximo de proveito dos seus óculos VR e ter uma experiência de videogame muito mais interessante!

11. Dark Days

Jogo em realidade virtual VR Dark Days

Os jogos de terror são uma das experiências mais procuradas por quem tem óculos de realidade virtual. Afinal, quem já não pensou que poderia se sair muito bem em um filme de terror? Quem sabe melhor que os protagonistas, certo? Então aqui está a sua chance de provar!

Com mecânicas de quebra-cabeça e muito suspense psicológico, o Dark Days mantém o jogador imerso na história, sendo que a atmosfera criada pela experiência e o enredo são os pontos altos do jogo.

Para que, mesmo com medo, você tenha uma ótima sessão de jogatina, o Dark Days não foca em trazer desafios muito longos ou impossíveis, que poderiam deixar o jogador preso no mesmo lugar por um tempo muito longo. O aplicativo evita esse desagrado, fazendo com que você siga a história sem muitos problemas. Mas com vários sustos pelo caminho!

Para baixar o Dark Days, clique aqui.

12. InMind VR

Jogo em realidade virtual VR InMind

Não é novidade que os óculos de realidade virtual chegaram para nos proporcionar "viagens" a lugares incríveis e universos fantásticos. Dito isto, o InMind VR é um dos melhores jogos destinados para o uso da tecnologia.

No app, você assumirá o papel de um nanorrobô, que tem como missão erradicar um vírus que ataca o cérebro das pessoas, ameaçando se tornar uma epidemia sem precedentes. A aventura é bastante psicodélica e, imediatamente, já nos causa uma sensação de estar passeando entre neurônios.

Com controles fáceis e intuitivos, você pode mirar nos seus inimigos com movimentos de cabeça e atira com um simples olhar. Muito interessante para quem quer uma experiência imersiva de alta qualidade!

Para baixar o InMind VR, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

13. Sky Fighter: Training Day

Jogo em realidade virtual VR Sky Fighter

Se você sempre se interessou por voar e desejou ter essa experiência, o Sky Fighter: Training Day é o aplicativo perfeito para que você possa realizá-la! Com o app, você tem uma frota para comandar, sendo o seu personagem um piloto em treinamento.

Com um mochila a jato, é possível controlar o voo com movimentos de cabeça. Para deixar as coisas mais atrativas (ou complicadas), há diversos obstáculos para você desviar e vários alvos para acertar com tiros.

Claramente, a experiência não irá causar a sensação de que você está mesmo voando, já que estará jogando do sofá. No entanto, é uma ótima forma de entender como os jogos de realidade virtual funcionam e, com certeza, se divertir!

Para baixar o Sky Fighter: Training Day, clique aqui.

14. Jurassic VR

Jogo em realidade virtual VR Jurassic

Não é de se surpreender que o retorno da franquia do Parque dos Dinossauros ao cinema inspiraria diversos jogos e produtos. E os óculos de realidade virtual não poderiam ficar de fora. Com o Jurassic VR, você tem uma experiência extremamente imersiva, podendo visitar o parque e estar de frente com os gigantes.

O Jurassic VR transporta você para perto dos dinossauros de uma maneira bastante atrativa, sendo possível dar de cara com o T-Rex ou outros répteis tão assustadores quanto! Mas calma, não há o risco de você ser “comido” quando encontrar um desses animais.

Na floresta virtual, a experiência é uma forma de você aprender mais sobre os dinossauros, contando com sons da natureza e interação com os animais que encontrar. Perfeito para quem sempre sonhou em visitar o Parque dos Dinossauros sem medo de ser devorado!

Para baixar o Jurassic VR, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

15. Suicide Squad: Special Ops VR

Jogo de realidade virtual do Esquadrão Suicida

Não é o filme de super-heróis mais amado do mundo, mas a experiência com esse jogo baseado no filme Esquadrão Suicida desenvolvido para óculos de realidade virtual é incrível!

No jogo, você pode controlar os vilões Arlequina, Pistoleiro ou El Diablo e sair por aí enfrentando seus inimigos. Para que tudo corra “bem”, você pode utilizar tacos de beisebol e rifles. Interessante para quem quer muita ação com os óculos VR!

A proposta do aplicativo é boa, mas vale lembrar: não é um conteúdo voltado para crianças. Portanto, se quem irá jogar utilizando os óculos é um pequeno, esse não é um app recomendado.

Para baixar o Suicide Squad: Special Ops VR, clique aqui.

Essas indicações são apenas algumas das mais diversas possibilidades que você pode ter com os seus óculos de realidade virtual. Como a tecnologia parece ter chegado para ficar, muitas outras opções também estão disponíveis, mas com os apps acima você pode ter experiências incríveis, viajando sem sair de casa!

Com a imersão na realidade virtual e sede por mais conteúdo, conheça 8 experiências em VR para você explorar o mundo da realidade virtual de uma maneira sem precedentes! Há ainda alguns aplicativos para viciados em séries e filmes que você precisa dar uma olhada. Depois, assista a tudo com seus óculos VR!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade e nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, etc.