5 apps de astronomia para explorar o Universo em tempo real


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Se você adora observar o céu e quer virar um expert quando o assunto for astronomia, há vários aplicativos que trazem informações em tempo real sobre o posicionamento de planetas e estrelas. Tudo com imagens atrativas e dados simplificados sobre o sistema solar, para qualquer pessoa entender.

O AppGeek escolheu os cinco melhores apps para você começar a fazer suas observações espaciais.

Algumas ferramentas também funcionam como um guia para a utilização de telescópio, que pode ser o próximo passo ao explorar o Universo até onde puder alcançar com as nossas indicações.

1. Star Walk

Astronomia com o Star Walk

O Star Walk permite identificar corpos celestes facilmente em tempo real. Os dados astronômicos são aliados à tecnologia dos smartphones e localização via GPS. Basta apontar o celular para o céu em direção ao objeto de interesse e descobrir o nome daquela estrela brilhante ou objeto misterioso que encontrou.

O aplicativo reúne informações sobre diferentes tipos de astros, incluindo cometas e satélites. Outro recursos disponível, a “máquina do tempo”, indica posições futuras e acessar uma verdadeira enciclopédia sobre planetas e outros corpos celestes.

  • Star Walk (grátis, com compras no app): Android | iOS

2. Astroviewer 3D

Astronomia com o Astroviewer 3D

O Astroviewer 3D reúne diversas informações tudo sobre estrelas e constelações inteiras. O aplicativo disponibiliza coordenadas, nomes de corpos celestes, compasso, entre outras funcionalidades.

Com o planetário, dá para acessar um modelo do Sistema Solar e ainda prever a ocorrência de eclipses. Além disso, é possível checar as fases de satélites e planetas, assim como a magnitude de certos astros.

  • Astroviewer 3D (grátis, com compras no app): Android

3. SkEye Astronomy

Astronomya com o SkEye

O SkEye Astronomy conta com o recurso de identificação de astros em tempo real. Basta apontar o celular para a direção desejada e ficar pode dentro de detalhes sobre planetas, cometas e outros astros.

O app exibe coordenadas de localização e permite checar o céu e seus objetos em qualquer data, seja no passado ou no futuro. O aplicativo traz ainda um modelo do Sistema Solar que inclui todos os planetas e suas várias luas.

  • SkEye Astronomy (grátis, com compras no app): Android

4. Astronomy Picture of the Day

Astronomia com o Astronomy Picture of the Day

Se você gosta de imagens espaciais e gosta de usá-las omo papel de parede no celular, o Astronomy Picture of the Day é o aplicativo que procura. A ferramenta reúne imagens captadas pela agência espacial norte-americana (NASA) e permite o download no aparelho.

Se quiser, pode configurar o aplicativo para alterar o papel de parede do celular automaticamente todos os dias. Com um widget específico, é fácil navegar por opções usadas anteriormente e ficar sabendo detalhes sobre as fotos.

A função do papel de parede é um atrativo, mas a cada nova foto postada você tem acesso às mais diversas informações sobre o universo.

Astronomy Picture of the Day (grátis, com compras dentro do app): Android / iOS.

5. My Pocket Galaxy

Astronomia com o My Pocket Galaxy

O My Pocket Galaxy é um jogo que te ajudará a saber mais sobre o Sistema Solar e sua formação. O game permite que o usuário crie galáxias inteiras com leis da física que correspondem à realidade.

Dá para utilizar partículas, criar planetas rochosos ou gigantes gasosos, bem como estrelas massivas. Também é possível colocar planetas em órbitas de estrelas, simular colisões e definir os tamanhos dos corpos celestes. Tudo fica salvo no aplicativo para você checar e compartilhar suas conquistas e criações

  • My Pocket Galaxy (grátis) Android
  • My Pocket Galaxy (pago): iOS

AppGeek recomenda:

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade e nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, etc.