Aprenda a ativar e desativar notificações do Chrome no celular e PC


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Quando um site, aplicativo ou extensão deseja enviar uma informação, o Chrome costuma mandar alertas para os usuários. Ativar e desativar essas notificações é bastante simples, seja pelo computador ou celular.

Apesar de úteis, esses avisos ou solicitações podem se tornar um inconveniente, caso sejam muito frequentes. Vale destacar que iPhones e iPads não contam com recurso de notificação do browser.

Confira o nosso passo a passo a seguir para não receber mais as notificações no navegador do Google.

Como ativar e desativar notificações do Chrome no Android

No Android, existe a opção de desativar as notificações para todos os sites ou apenas para um específico. Também é possível optar se deseja parar os alertas do navegador, downloads, modo anônimo e mídia.

1. Abra o Google Chrome como habitualmente,

2. Toque sobre o ícone de três pontinhos, no canto superior direito do navegador;

ativar e desativar notificações do Chrome

3. Em seguida, vá em Configurações;

4. No menu que surgir, opte por Notificações;

5. Note que são listadas diversas opções que enviam alertas, como navegador, modo anônimo, downloads e mídia. Se quiser desativar apenas um ou alguns desses itens, desmarque a caixa ao lado;

6. Se desejar cancelar as notificações de todos esses itens, desligue a chave ao lado de Mostrar notificações;

7. Logo abaixo, estão discriminados os sites que têm permissão para enviar notificações para seu celular. Mais uma vez, é possível autorizar cada um individualmente, marcando e desmarcando as caixinhas ao lado;

ativar e desativar notificações do Chrome

8. Se preferir cancelar o recebimento de alertas para todos os sites, basta desabilitar a chave ao lado da opção Mostrar notificações, dentro da seção Sites;

9. Se não quiser receber notificações de sites, navegador, downloads, modo anônimo ou mídia, desative todos de uma vez desativando a chave no topo da página, ao lado de Mostrar notificações.

ativar e desativar notificações do Chrome

Como ativar e desativar notificações do Chrome no PC

No caso do Chrome no PC, só é possível ativar e desativar as notificações de sites, como mostramos abaixo.

1. Abra o Google Chrome como faz habitualmente;

2. Clique no ícone de três pontinhos, no canto superior direito da tela. No menu que abrir, vá em Configurações;

ativar e desativar notificações do Chrome

3. Role a página de configurações até o final e clique em Avançado;

4. Em seguida, vá em Configurações do site;

5. Agora, clique em Notificações;

6. Será exibida uma lista de sites autorizados e outros bloqueados. Caso queira incluir uma página em alguma das duas categorias, basta clicar no botão Adicionar;

7. Na caixa que abrir, digite o endereço do site que deseja bloquear ou permitir o envio de notificações;

8. Se quiser desativar as notificações enviadas por todos os sites de uma vez, desative a chave no topo da página, ao lado da opção Perguntar antes de enviar (Recomendado).

ativar e desativar notificações do Chrome

Como bloquear ou permitir pop-ups no Chrome

De acordo com o Google, por padrão, o Chrome desabilita pop-ups automaticamente. Ainda segundo a companhia, se mesmo assim continuar as visualizando, é possível que seu aparelho esteja infectado por algum malware.

Alguns sites, entretanto, abrem páginas de serviços ou formulários sob a forma de pop-up. Caso queira visualizar o conteúdo, basta clicar sobre o ícone de uma janela com um X na frente, situado do lado direito da barra de navegação.

Como saber se um site é seguro

O Chrome conta símbolos que buscam auxiliar os usuários na identificação de um site seguro ou não. Os desenhos são exibidos no lado esquerdo da barra de endereços.

Se houver um cadeado, a página é segura, ou seja, dados enviados e recebidos são particulares. Ainda assim, a empresa recomenda cautela ao compartilhar informações privadas e que o usuário sempre confira se o endereço corresponde ao site que deseja acessar.

A letra i dentro de um círculo significa Informações ou Não seguro. A imagem alerta que a página não está usando uma conexão particular e, por isso, os dados trocados podem ser visualizados por terceiros.

Um dica é alterar o início do endereço de http:// para https:// e, assim, utilizar uma conexão segura. O recurso, no entanto, não está disponível em todos os sites.

Por fim, o ponto de exclamação vermelho em um triângulo indica que o site não é seguro ou é perigoso. No primeiro caso, a sugestão do Google é que o usuário siga com cautela. Já no segundo, o recomendado é realmente não acessá-lo, uma vez que suas informações podem correr risco.

Quer aproveitar ainda mais do navegador do Google? Então confira nossa lista com as 12 melhores extensões para o Chrome. Se utiliza diversos serviços da empresa, vai gostar de descobrir tudo o que o Google sabe sobre você.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, já trabalhou com assessoria de imprensa, comunicação interna e há sete anos escreve sobre tecnologia - sua verdadeira paixão. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.