Ok, Google: como ativar e desativar o assistente do Android


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ok, Google. Esse é o famoso comando-chave usado para usar o Google Assistente por voz. Ativar ou desativar o recurso e aproveitar as diversas funcionalidades disponíveis no serviço é bastante simples. E o AppGeek, claro, explica para você.

Confira também dicas para desfrutar ao máximo do programa e como descobrir áudios que o Google pode ter gravado sem que você saiba.

Ok, Google: o que é e para que serve?

OK Google

OK, Google é comando-padrão para ativar o aplicativo Google Assistente através da voz. No entanto, para usar o recurso, é necessário ativá-lo nas configurações e permitir que o app reconheça a sua voz como a do proprietário do aparelho.

O programa foi criado com o objetivo de ser mesmo um auxiliar virtual. Por isso, permite criar lembretes e alarmes, ver notícias, encontrar lugares e verificar a agenda. Também é possível abrir e fechar programas, bem como fazer perguntas e receber as respostas na hora.

De modo geral, essas são as principais funções do Google Assistente:

  • Gerenciamento de tarefas: criar lembretes, enviar mensagens de texto, checar e-mails;
  • Organizador: criar alarmes, ver informações sobre o clima, conferir os compromissos, encontrar lugares;
  • Abrir, fechar e comandar apps;
  • Tirar fotos e buscar imagens já feitas na galeria;
  • Receber respostas para as perguntas na hora.

O Google Assistente, por padrão, já vem instalado em dispositivos Android. Entretanto, usuários do iPhone podem fazer o download da versão para iOS gratuitamente, mas não contam com o recurso de ativação por voz.

Como ativar o OK, Google do Google Assistente

O primeiro passo é ativar o app do Google Assistente. O segundo é fazer com que o programa reconheça a sua voz, através do Voice Match. Para isso, é necessário ter o Android 5.0 ou superior instalado em seu smartphone.

Como ativar o Google Assistente

1. Pressione o botão Home (normalmente, indicado por um círculo no centro da barra inferior) durante alguns segundos. Em seguida, será exibida a mensagem: O Google Assistente está pronto para ajudar você a fazer as coisas. Toque em Ativar, logo abaixo, e pronto.

Ativar desativar ok google

Caso a ativação não esteja disponível desse modo em seu sistema operacional, siga o caminho abaixo:

  • Abra o aplicativo do Google (aquele com o G) → Mais… Configurações Google Assistente → aba Assistente → na seção Dispositivos - Assistente, selecione o seu aparelho → Ative a chave relativa à opção Google Assistente.

Como fazer o Google Assistente reconhecer sua voz

1. Pressione o botão Home (normalmente, indicado por um círculo no centro da barra inferior) durante alguns segundos. O Assistente do Google será aberto. Toque sobre um ícone que se assemelha a uma bússola;

2. Então, vá em sua foto de perfil (ou iniciais do nome), situado na canto superior direito da tela. No menu que abrir, opte por Configurações;

ativar e desativar ok google

3. Agora, na aba Assistente, role a tela e, em Dispositivos - Assistente, selecione o seu telefone;

4. Agora, vá em Modelo de Voz, para ensinar o aplicativo a reconhecer a sua voz;

ativar desativar ok google

5. Toque em Redefinir modelo de voz;

6. Vá em Concordo e, em seguida, diga Ok, Google 4 vezes seguidas.

7. Caso o app não considere o resultado satisfatório, será necessário repetir o processo. Se tiver tudo ok, basta ir em Concluir para finalizar o processo.

Como desativar o Ok, Google do Google Assistente

O usuário tem a opção de desativar apenas a ativação por voz ou desligar de vez o app assistente. Seja qual for a sua preferência, basta seguir os passos a seguir.

1. Pressione o botão Home (normalmente, indicado por um círculo no centro da barra inferior) durante alguns segundos ou diga Ok, Google. O Assistente do Google será aberto. Toque sobre um ícone que se assemelha a uma bússola;

2. Então, vá em sua foto de perfil (ou iniciais do nome), situado na canto superior direito da tela. No menu que abrir, opte por Configurações;

3. Agora, na aba Assistente, role a tela e, em Dispositivos - Assistente, selecione o seu telefone;

4. Se quiser apenas cancelar a ativação através do comando Ok, Google, desative a chave relativa à opção Voice Match;

ativar desativar ok google

5. Mas se prefere desativar de vez o app de auxílio, desative à chave ao lado do item Google Assistente.

Descubra o que o Google grava sobre você

Em julho de 2019, o Google se viu envolvido em uma polêmica, após uma rádio belga revelar que os funcionários da empresa ouvem áudios gravados dos usuários. Muitas vezes, conteúdos captados sem a pessoa querer.

A companhia admitiu a prática, que integra o processo de revisão e transcrição de conteúdos. O objetivo seria de melhorar a compreensão dos idiomas e aprimorar produtos, como o próprio Google Assistente.

De acordo com a empresa, apenas 0,02% do conteúdo gravado por seus usuários é ouvido. E, ainda assim, não estão associados a contas de utilizadores.

Os funcionários teriam ainda a orientação de transcrever apenas aquilo que é direcionado ao Google, ignorando conversas de fundo e outros ruídos.

Entretanto, é possível saber quais áudios seus a empresa tem gravado em seus registros. E, inclusive, se surpreender com alguns que sequer sabia que havia feito. Os usuários podem excluir esses registros facilmente.

Para isso, acesse a página de Controle de Atividades do Google. Se não estiver conectado à sua conta, realize o acesso com seus dados de login. Em seguida, role a tela até a opção Atividade de voz e Áudio e vá em Gerenciar histórico.

Na página seguinte, você encontrará todos os áudios gravados pelo Google transcritos. Se quiser ouvi-los, vá em Reproduzir. Se não quiser que a empresa tenha acesso a determinado registro, basta clicar sobre o ícone da lixeira, ao lado dele, e confirmar em Excluir.

Quer descobrir mais sobre o assunto? Então confira nosso guia para acessar tudo o que o Google sabe sobre você. Aprenda ainda a recuperar uma conta do Gmail e usar os serviços do Google

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.