Ok, Google: confira como ativar e desativar o assistente do Android


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ok, Google. Esse é o famoso comando-chave usado para usar o Google Assistente por voz. Ativar ou desativar o recurso e aproveitar as diversas funcionalidades disponíveis no serviço é bastante simples. E o AppGeek, claro, explica para você.

Confira também dicas para desfrutar ao máximo do programa e como descobrir áudios que o Google pode ter gravado sem que você saiba.

Ok, Google: o que é e para que serve?

OK Google

OK, Google é comando-padrão para ativar o aplicativo Google Assistente através da voz. No entanto, para usar o recurso, é necessário ativá-lo nas configurações e permitir que o app reconheça a sua voz como a do proprietário do aparelho.

O programa foi criado com o objetivo de ser mesmo um auxiliar virtual. Por isso, permite criar lembretes e alarmes, ver notícias, encontrar lugares e verificar a agenda. Também é possível abrir e fechar programas, bem como fazer perguntas e receber as respostas na hora.

De modo geral, essas são as principais funções do Google Assistente:

  • Gerenciamento de tarefas: criar lembretes, enviar mensagens de texto, checar e-mails;
  • Organizador: criar alarmes, ver informações sobre o clima, conferir os compromissos, encontrar lugares;
  • Abrir, fechar e comandar apps;
  • Tirar fotos e buscar imagens já feitas na galeria;
  • Receber respostas para as perguntas na hora.

O Google Assistente, por padrão, já vem instalado em dispositivos Android. Entretanto, usuários do iPhone podem fazer o download da versão para iOS gratuitamente, mas não contam com o recurso de ativação por voz.

Como ativar o OK, Google do Google Assistente

O primeiro passo é ativar o app do Google Assistente. O segundo é fazer com que o programa reconheça a sua voz, através do Voice Match. Para isso, é necessário ter o Android 5.0 ou superior instalado em seu smartphone.

Como ativar o Google Assistente

1. Pressione o botão Home (normalmente, indicado por um círculo no centro da barra inferior) durante alguns segundos. Em seguida, será exibida a mensagem: O Google Assistente está pronto para ajudar você a fazer as coisas. Toque em Ativar, logo abaixo, e pronto.

Ativar desativar ok google

Caso a ativação não esteja disponível desse modo em seu sistema operacional, siga o caminho abaixo:

  • Abra o aplicativo do Google (aquele com o G) → Mais… Configurações Google Assistente → aba Assistente → na seção Dispositivos - Assistente, selecione o seu aparelho → Ative a chave relativa à opção Google Assistente.

Como fazer o Google Assistente reconhecer sua voz

1. Pressione o botão Home (normalmente, indicado por um círculo no centro da barra inferior) durante alguns segundos. O Assistente do Google será aberto. Toque sobre um ícone que se assemelha a uma bússola;

2. Então, vá em sua foto de perfil (ou iniciais do nome), situado na canto superior direito da tela. No menu que abrir, opte por Configurações;

ativar e desativar ok google

3. Agora, na aba Assistente, role a tela e, em Dispositivos - Assistente, selecione o seu telefone;

4. Agora, vá em Modelo de Voz, para ensinar o aplicativo a reconhecer a sua voz;

ativar desativar ok google

5. Toque em Redefinir modelo de voz;

6. Vá em Concordo e, em seguida, diga Ok, Google 4 vezes seguidas.

7. Caso o app não considere o resultado satisfatório, será necessário repetir o processo. Se tiver tudo ok, basta ir em Concluir para finalizar o processo.

Como desativar o Ok, Google do Google Assistente

O usuário tem a opção de desativar apenas a ativação por voz ou desligar de vez o app assistente. Seja qual for a sua preferência, basta seguir os passos a seguir.

1. Pressione o botão Home (normalmente, indicado por um círculo no centro da barra inferior) durante alguns segundos ou diga Ok, Google. O Assistente do Google será aberto. Toque sobre um ícone que se assemelha a uma bússola;

2. Então, vá em sua foto de perfil (ou iniciais do nome), situado na canto superior direito da tela. No menu que abrir, opte por Configurações;

3. Agora, na aba Assistente, role a tela e, em Dispositivos - Assistente, selecione o seu telefone;

4. Se quiser apenas cancelar a ativação através do comando Ok, Google, desative a chave relativa à opção Voice Match;

ativar desativar ok google

5. Mas se prefere desativar de vez o app de auxílio, desative à chave ao lado do item Google Assistente.

Descubra o que o Google grava sobre você

Em julho de 2019, o Google se viu envolvido em uma polêmica, após uma rádio belga revelar que os funcionários da empresa ouvem áudios gravados dos usuários. Muitas vezes, conteúdos captados sem a pessoa querer.

A companhia admitiu a prática, que integra o processo de revisão e transcrição de conteúdos. O objetivo seria de melhorar a compreensão dos idiomas e aprimorar produtos, como o próprio Google Assistente.

De acordo com a empresa, apenas 0,02% do conteúdo gravado por seus usuários é ouvido. E, ainda assim, não estão associados a contas de utilizadores.

Os funcionários teriam ainda a orientação de transcrever apenas aquilo que é direcionado ao Google, ignorando conversas de fundo e outros ruídos.

Entretanto, é possível saber quais áudios seus a empresa tem gravado em seus registros. E, inclusive, se surpreender com alguns que sequer sabia que havia feito. Os usuários podem excluir esses registros facilmente.

Para isso, acesse a página de Controle de Atividades do Google. Se não estiver conectado à sua conta, realize o acesso com seus dados de login. Em seguida, role a tela até a opção Atividade de voz e Áudio e vá em Gerenciar histórico.

Na página seguinte, você encontrará todos os áudios gravados pelo Google transcritos. Se quiser ouvi-los, vá em Reproduzir. Se não quiser que a empresa tenha acesso a determinado registro, basta clicar sobre o ícone da lixeira, ao lado dele, e confirmar em Excluir.

Quer descobrir mais sobre o assunto? Então confira nosso guia para acessar tudo o que o Google sabe sobre você. Aprenda ainda a recuperar uma conta do Gmail e usar os serviços do Google

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.