Veja como atualizar o WhatsApp e manter o celular seguro


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Atualizar o WhatsApp constantemente é necessário para receber as últimas novidades do mensageiro, assim como as correções de erros. O AppGeek explica como baixar a nova versão do mensageiro no Android e no iOS. Ensina ainda a ativar a atualização automática de apps nos dois sistemas operacionais.

Como atualizar o WhatsApp no Android

1. Abra a Play Store, loja de aplicativos do Google. Digite WhatsApp na barra de pesquisa para encontrar o app;

Como Atualizar o WhatsaApp

2. Caso o mensageiro não esteja atualizado, haverá um botão Atualizar. Toque sobre ele.

  • Se o aplicativo estiver atualizado, estará escrito Abrir em vez de Atualizar.

Como atualizar os apps automaticamente no Android

Ao optar por atualizar tudo automaticamente na Play Store, o usuário não precisa mais se preocupar. Sempre que surgir uma versão nova de um aplicativo, o serviço fará a instalação sozinho.

Se a sua preocupação é gastar os dados, é possível configurar para que essas atualizações sejam feitas somente quando estiver em uma rede Wi-Fi.

Basta seguir o caminho: Menu () → Configurações → Atualizar apps automaticamente. Em seguida, escolha se deseja Atualizar os apps por meio de qualquer rede ou Somente por Wi-Fi (mais recomendado para quem tem pacote de dados limitado).

Como atualizar o WhatsApp no iPhone

1. Abra a App Store e vá em Atualizações;

2. Toque no botão Atualizar, que aparece ao lado do WhatsApp Messenger.

Como atualizar os apps automaticamente no iPhone

O iPhone também permite atualizar os aplicativos automaticamente. Com isso, o usuário pode ficar tranquilo, sem se preocupar de sempre acessar a loja de apps para fazer o upgrade.

Caso queira ativar a opção, vá em Ajustes → Seu nome → iTunes e App Store → ative a opção Atualizações de Apps.

Como atualizar o WhatsApp

Quero atualizar o WhatsApp, mas não consigo

De acordo com o próprio WhatsApp, isso pode ocorrer por uma série de motivos no Android. A alguns desses erros são associados a códigos e, em outros casos, são exibidos alertas. Ao visualizá-los, basta seguir as instruções correspondentes.

Não há espaço suficiente disponível no aparelho

Caso visualize essa mensagem, uma das sugestões é limpar o cache da Google Play Store para tentar recuperar espaço no dispositivo.

Para isso, siga o caminho: Configurar → Apps e notificações → Ver todos os apps → Google Play Store → Armazenamento > Limpar cache → Limpar dados → OK. Depois, reinicie o smartphone e tente atualizar o mensageiro mais uma vez.

Se ainda assim, continuar sem conseguir atualizar o app, é possível tentar espaço das seguintes maneiras:

  • Limpar o cache do aparelho: Configurar → Armazenamento → Liberar espaço;
  • Transferir dados e apps da memória para um cartão SD, se o smartphone tiver entrada;
  • Procurar por apps, fotos e vídeos que não deseja mais e excluí-los.

As instruções acima também servem para os códigos de erro 101, 498 e 919.

Códigos de erro 413, 481, 491, 492, 505, 907, 910, 921, 927, 941 e DF-DLA-15:

Nesses casos, a orientação é remover conta do Google do aparelho, reiniciá-lo e conectar à conta do Google novamente. Depois, deve limpar o cache da Google Play Store e, então, tentar baixar o usuário novamente.

  • Remover a conta do Google do aparelho: Configurar → Usuários e contas → Sua conta do Google → Remover conta
  • Adicionar conta do Google no aparelho: Configurar → Usuários e contas → Adicionar conta → Google → Faça o login
  • Limpar cache do Google Play: Configurar → Apps e notificações → Ver todos os apps → Google Play Store → Armazenamento > Limpar cache → Limpar dados → OK.

Códigos de erro 403, 495, 504, 911, 920, 923, erros RPC, arquivo inválido de pacote, instalação ou falha ao baixar arquivo:

Primeiramente, siga as mesmas instruções dadas para a mensagem Não há espaço suficiente disponível no aparelho. Ao confirmar que há espaço, baixe o APK do mensageiro, disponibilizado pelo próprio WhatsApp para casos como esses. Vá em Baixar Agora e, depois, autorize que o dispositivo instale a aplicação.

Este item não está disponível em seu país

Caso visualize essa mensagem, a instrução também é baixar o APK disponível no site oficial do WhatsApp. Vá em Baixar Agora e, depois, autorize que o dispositivo instale a aplicação.

Este aplicativo não é compatível com o seu aparelho Android

Esse erro aparece para usuários de smartphones com a versões inferiores ao Android 2.3.3. Eles não são mais suportados pelo WhatsApp e, por isso, não são mais disponibilizadas atualizações.

Por que atualizar o WhatsApp (e outros apps)?

como atualizar o whatsapp

Manter os aplicativos do celular atualizados é fundamental não só para receber as últimas novidades, mas também para se manter seguro. As atualizações costumam conter correções de erros, instabilidades e falhas de segurança encontradas nos apps.

Somente no ano de 2019, o WhatsApp apresentou diversas brechas que deixaram os usuários vulneráveis. Entre elas, o roubo de dados ao receber arquivos de MP4 e a existência de GIFs maliciosos que permitiam a invasão de contas por hackers.

Ao detectar esses problemas, a equipe de desenvolvedores costuma providenciar atualizações de emergência com correções para os erros. Ao baixá-las, os usuários deixam de estar expostos aos possíveis riscos.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.