Veja como baixar e instalar o Google Chrome offline em 5 passos


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Antes de tudo, é preciso informar que qualquer download de programa ou arquivo necessita de uma conexão à internet. Por isso, este tutorial serve para aqueles que querem baixar o Google Chrome e instalar o navegador em uma máquina sem acesso à rede mundial de computadores.

Portanto, antes de iniciar o passo a passo, certifique-se de que há um dispositivo conectado à internet para que o download seja possível.

Em resumo: dá para instalar o Chrome em um computador sem internet, mas é necessário outro aparelho que esteja conectado para fazer o download. Com isso em mente, então vamos lá!

Download e instalação do Chrome offline

1. No dispositivo conectado à internet, baixe o Google Chrome através deste link;

Baixar e instalar o Google Chrome off-line


2. Após o download, passe o instalador (que estará localizado na pasta Downloads ou Transferências) para um pen drive ou outro dispositivo de armazenamento;
3. Conecte o pen drive (ou o outro dispositivo que contenha o arquivo para instalação) ao computador que não tem acesso à internet;
4. Ao reconhecer o dispositivo de armazenamento, clique duas vezes rapidamente no ícone para abrir o instalador;

Instalação do Google Chrome off-line


5. Siga as instruções de instalação até finalizar todo o processo.

E pronto! O Google Chrome será instalado sem conexão à internet. O processo é o mesmo em dispositivos Windows, da Microsoft, ou Mac, da Apple.

Esse instalador é uma mão na roda também para quem quiser tê-lo sempre disponível para momentos em que precisar do navegador, mas não tem internet.

Chrome Flags: veja o que é, como usar e os top experimentos.

Instalação standalone

Essa versão do instalador do browser desenvolvido pelo Google é chamada de standalone (algo como "independente", em português) e traz uma opção mais leve do navegador. Ela serve justamente para situações em que a internet não está disponível ou não apresenta estabilidade para a instalação pela via comum.

Importante: vale lembrar que a versão do Google Chrome pode não ser a melhor, uma vez que o instalador busca pelas atualizações enquanto faz a instalação. Sem internet, é possível que funcionalidades mais recentes não estejam disponíveis.

Caso o computador continue sem acesso à internet, o Chrome poderá ser utilizado para tarefas simples. Uma delas é a leitura de PDFs, visualização de imagens armazenadas no computador, entre outras funções pouco complexas.

Aprenda a ativar o modo escuro no Google Chrome.

Para que o navegador funcione plenamente, a conexão à internet é indispensável. Isto porque o navegador irá procurar pelas atualizações pendentes e, claro, dará acesso ao mundo da internet - que é o objetivo principal do browser.

E se quiser deixar o navegador ainda mais personalizado, de acordo com as suas necessidades, confira as 12 melhores extensões para o Google Chrome! Caso a versão no seu computador esteja lenta, veja como limpar o cache do Chrome. Saiba ainda o que fazer se o Chrome não abre.

Mas se está à procura de opções que fazem frente ao browser do Google, pode querer dar uma olhada em quais são os melhores navegadores da atualidade!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade e nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, etc.