Como baixar legenda de vídeos do YouTube online no celular e no PC


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

É possível baixar legendas de vídeos do YouTube online e de graça. O recurso está disponível tanto para as transcrições geradas automaticamente, quanto às adicionadas pelos criadores de conteúdos.

O AppGeek explica como fazer o download de legendas online e manualmente. Confira ainda como baixar o arquivo nos formatos .sbv, .vtt e .srt de seus próprios vídeos hospedados na plataforma.

A funcionalidade pode ser útil para pegar anotações de vídeos educacionais ou assistir o filme em um reprodutor offline.

Atenção: fique atento aos direitos do autor do YouTube. O download e reprodução de arquivos de vídeo sem autorização do criador são considerados crime pela legislação brasileira.

Como baixar legenda do YouTube online

Há uma série de sites que oferecem a opção de baixar as legendas de vídeos do YouTube. O AppGeek escolheu a solução DVDVideoSoft, devido às ferramentas de personalização que o serviço disponibiliza. É possível usá-lo tanto no PC quanto no celular, pelo navegador de sua preferência.

1. Primeiro, acesse o site do YouTube e copie o link do vídeo que conta com a legenda que deseja baixar;

  • Caso esteja usando o app do YouTube no celular, toque sobre o ícone de uma seta (Compartilhar) abaixo do player e opte por Copiar link;

2. Agora, vá ao site do Descarregador Online de Legendas do YouTube DVDVideoSoft. Cole o link na caixa onde está escrito Inserir link do YouTube aqui. Em seguida, aperte o botão Download;

Tela do site DVDVideoSoft

3. Automaticamente, o site gera um arquivo para baixar. No entanto, não faça o download neste primeiro momento e feche a janela;

4. Role a tela para ver os recursos de edição. Vá em Intervalo se não quiser baixar a legenda completa, mas apenas um trecho dela, indique o tempo de início e de final;

Captura de tela do serviço de download de legendas do YouTube DVDVIdeoSoft

5. Já o item Carimbo de hora oferece as seguintes opções:

  • Remover carimbos de hora: remove a marcação de tempo. Essa opção é útil para quem quer apenas o texto e não usar a legenda em um player.
  • Carimbos de data/hora originais (para cada frase): mantém a marcação de tempo original. É o mais indicado para quem deseja utilizar o arquivo como legenda em um reprodutor de vídeo offline.
  • Carimbos de data/hora personalizados a cada: oferece a personalização da marcação de tempo, inserindo-a a cada 1, 2, 5 ou 10 minutos.

6. Se quiser, é possível fazer a revisão do texto no próprio site, antes de baixar. Basta corrigir como preferir na seção Pré-visualizar;

7. Realizadas todas as edições, escolha o formato no qual deseja salvar o arquivo. É possível baixar como .srt (formato de legenda), .txt ou copiar. Se optar por remover a marcação de tempo, no passo 4, a opção .srt não estará disponível.

Como baixar legenda do YouTube manualmente

Se quiser, é possível extrair o texto da legenda manualmente no YouTube, seja ela gerada automaticamente ou pelo autor do vídeo. O processo é bastante simples e requer o uso de um editor de texto. A dica a seguir funciona apenas no navegador no PC.

1. Abra o navegador de sua preferência, acesse o YouTube e vá ao vídeo que contém a legenda desejada;

2. Clique sobre o ícone de três pontinhos situado abaixo do player. Opte por Abrir transcrição;

Configurações do YouTube

3. A caixa com a transcrição do conteúdo será aberta do lado direito do player. Por padrão, ela é exibida com a marcação de tempo. Se quiser removê-la, clique sobre o ícone de três pontinhos, acima da caixa, e vá em Mostrar ou ocultar data e hora;

4. Agora, selecione todo o texto e copie (através do atalho de teclado Crtl + C);

Tela de transcrição de vídeo do YouTube

5. Cole o texto no editor de sua preferência e faça as alterações que julgar necessárias.

Como baixar legenda do YouTube do seu próprio vídeo

Se optar por usar o YouTube Studio para legendar seus próprios vídeos, a plataforma oferece a opção de download do arquivo criado por você de forma nativa. Ou seja, não é necessário recorrer a qualquer app ou site terceiro.

Os arquivos estão disponíveis nos formatos .sbv, .vtt e .srt.

1. Abra a o YouTube Studio e, caso não esteja logado, faça o login em sua conta na plataforma. Então, clique em Vídeos, no menu situado na lateral esquerda da tela;

Captura de tela do YouTube Studio

2. Passe o mouse sobre o vídeo no qual deseja incluir legenda. Quando surgir o ícone de um lápis, clique sobre ele;

3. Em Detalhes do vídeo, acesse a aba Mais opções;

4. Role a tela até a seção Idioma original do vídeo, legendas e CC. Caso tenha redigido manualmente a legenda, é possível que haja mais de uma opção disponível. Clique sobre a que deseja usar (manual ou automática) e vá em Editar na versão clássica do Estúdio de criação;

5. Clique em Ações e, abaixo de Fazer download, escolha o formato que da legenda. Salve o arquivo na pasta de sua preferência.

Opções de download de legenda do YouTube Studio

Como colocar legenda em vídeo do YouTube automaticamente

Direito autoral de vídeos do YouTube

Publicar o conteúdo de terceiros sem a sua autorização pode ser considerado crime. A Central de Ajuda do YouTube informa que, em diversos países, "quando uma pessoa cria uma obra original que é exibida em um meio físico, ela automaticamente possui os direitos autorais da obra".

No entanto, há casos que podem ser enquadrados no que se chama de Uso Aceitável. São aqueles que podem ser usados sem a autorização prévia do autor. Nos Estados Unidos, por exemplo, reproduzir obras de comentários, análises, pesquisa, ensino ou reportagem pode ser considerado aceitável pelas autoridades.

Também podem ser assim tidas quando o uso não é para fins comerciais e se a reprodução tiver objetivo educacional. Ainda segundo o YouTube, se o material for factual e não puramente ficcional aumentam as chances de ter sua utilização tomada como justificável. A plataforma lista ainda os mitos do uso aceitável. São eles:

  • "Se eu der crédito ao proprietário dos direitos autorais, meu uso será considerado aceitável automaticamente";
  • "Usos para 'entretenimento' ou 'sem fins lucrativos' são automaticamente aceitáveis";
  • "Se eu adicionar materiais originais criados por mim à obra protegida por direitos autorais de outra pessoa, meu uso será aceitável".

As explicações detalhadas sobre a questão do Uso Aceitável da obra de terceiros pode ser encontrada na página O que é uso aceitável?, criada pelo próprio YouTube. Vale lembrar que cada país tem sua própria legislação, que deve ser respeitada.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.