8 sites incríveis para baixar livros grátis e completos legalmente


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Seja para um trabalho na faculdade ou durante uma viagem de ônibus, ler um bom livro é sempre uma ótima pedida. Melhor ainda se puder baixar livros grátis e completos legalmente, não é? Pensando nisso, o AppGeek listou 8 sites incríveis para ter o mundo literário e acadêmico na palma das mãos.

As opções são várias: plataformas com o intuito de disponibilizar todos os livros do mundo, sites voltados para a literatura acadêmica e até um serviço de autor para leitor. Por isso, escolha o que melhor responder às suas necessidades e mãos à obra! Literalmente.

1. Open Library

Baixar livros grátis legalmente com a Open Library

Com o objetivo de catalogar todos os livros do mundo, a Open Library é um dos sites mais famosos para o download de livros gratuitamente. São mais de 1 milhão de obras, todas disponíveis para baixar de graça.

Há obras nos mais diversos idiomas. Entre os conteúdos em português, é possível ter exemplares de livros de Machado de Assis e José de Alencar, por exemplo. Para quem sabe inglês, as opções chegam aos milhares.

No entanto, não é só de livros que é feita a Open Library. A plataforma online conta com filmes, música e conteúdos multimídia. Isto com a intenção de deixar disponível tudo o que foi e for publicado no planeta.

Para acessar a Open Library, clique aqui.

2. Portal Domínio Público

Baixar livros grátis legalmente com o Portal Domínio Público

O portal reúne em um só lugar milhares de obras já em domínio público. A plataforma foi criada em 2004 pelo governo federal e disponibiliza mais de 2 mil obras em português, como livros de Machado de Assis.

Entretanto, o site ainda conta com livros em diversos idiomas e permite aos usuários fazer pesquisa por títulos. Assim, fica fácil encontrar o que realmente procura. Há ainda opções de imagem, som e vídeo. Tudo gratuito!

Para acessar o Portal Domínio Público, clique aqui.

3. Projeto Gutenberg

Baixar livros grátis legalmente com o Projeto Gutenberg

O projeto conta com um acervo com quase 60 mil livros digitais para download. O Projeto Gutenberg foi a primeira biblioteca digital pública do mundo e reúne obras nos mais variados idiomas.

A plataforma também tem como foco disponibilizar obras em domínio público, mas não somente. Para ter acesso aos livros, é só acessar o site do projeto. Não há taxas ou registro obrigatório, bastando seguir para o endereço e começar suas leituras!

Se quiser participar ativamente do crescimento do projeto, é possível fazer uma doação em dinheiro ou oferecer serviços, como a digitalização de livros gratuitos.

Para acessar o Projeto Gutenberg, clique aqui.

4. Obras Raras da USP

Baixar livros grátis legalmente nas Obras Raras da Universidade de São Paulo USP

Focado em livros raros de séculos passados, o acervo de obras raras da Universidade de São Paulo (USP) é uma mão na roda para quem está à procura de obras antigas para estudo ou entretenimento.

A biblioteca ainda é modesta, com cerca de 7 mil trabalhos disponíveis. No entanto, os livros na plataforma são digitalizados e trazem a experiência incrível de ver como era a publicação original da obra em questão.

Há livros de todo o mundo, em diversos idiomas, e ainda jornais e revistas de vários países. Tudo facilmente organizado por título, autor, assunto ou coleção.

Para acessar as Obras Raras da USP, clique aqui.

5. Biblioteca Brasiliana

Baixar livros grátis legalmente na Biblioteca Brasiliana

Também administrada pela USP, a Biblioteca Brasiliana tem um acervo com quase 4 mil trabalhos disponíveis para download. São livros, jornais e revistas antigos, a maioria datada dos séculos 18 e 19.

Há ainda mapas históricos e ilustrações antigas, assim como documentos de outros tempos. A plataforma é organizada por data de publicação, título, autor e assunto. Tudo para facilitar a procura por obras específicas.

Para acessar a Biblioteca Brasiliana, clique aqui.

6. Cultura Acadêmica

Baixar livros grátis legalmente com a Cultura Acadêmica

Se você está à procura de livros acadêmicos para dar um gás nos estudos, a Cultura Acadêmica é uma plataforma disponibilizada pela Editora Unesp, da Universidade Estadual Paulista.

Com centenas de obras para download, o site é perfeito para quem está às voltas com algum tema na faculdade. Isto porque os livros disponíveis estão segmentados nos mais diversos assuntos, que vão da área da comunicação à saúde e medicina, assim como assuntos relacionados à tecnologia e outras ciências.

Para acessar a Cultura Acadêmica, clique aqui.

7. eBooks Brasil

Baixar livros grátis legalmente com o eBooks Brasil

O eBooks Brasil é um site muito simples, com uma interface que lembra antigas páginas da web. No entanto, conta com um grande acervo de livros gratuitos para download, divididos entre obras nacionais, estrangeiras, jornais, revistas, etc.

Por ser uma plataforma alimentada pelos próprios usuários, a cada dia surgem novos livros. As opções no site são várias, tendo obras dos mais variados assuntos. Há livros desde religião à psicologia e textos para entretenimento.

Para acessar o eBooks Brasil, clique aqui.

8. Wattpad

Ler livros de graça no Wattpad

Se está à procura de uma boa história para passar o tempo, o Wattpad pode vir bem a calhar. É uma plataforma que reúne milhares de escritores e leitores.

Os livros disponibilizados são uma forma de autopublicação e, com um ar de rede social, é possível votar e comentar trabalhos de autores que utilizam o serviço.

Essa interação entre autor e leitor já permitiu que muitas obras saíssem do Wattpad e ganhassem versões em livros físicos, que já venderam milhares de cópias no Brasil e no mundo. É ótimo para ver o que os escritores têm publicado atualmente!

Para acessar o Wattpad, clique aqui.
Para baixar o Wattpad, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

Com as indicações acima, você já pode criar uma nova lista para os livros que quiser ler. Não apenas para estudar para aquele teste na universidade ou para entender questões trabalhistas, mas para se divertir. As opções são milhares!

Para poder ler tudo pelo celular, conheça 10 apps para ler livros no smartphone. Se quer uma forcinha para entender um livro estrangeiro, escrito em outro idioma, o AppGeek indica 6 aplicativos de tradução úteis para Android e iPhone.

Para organizar metas de aprendizado, veja 6 apps de estudo que podem ajudar!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.