Como baixar vídeos do Reels do Instagram no celular e no PC


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

É possível baixar os vídeos publicados no Reels do Instagram pelo celular, com a ajuda de um app, ou no PC, pelo navegador de internet. A rede social não permite fazer o download desse tipo de conteúdo de forma nativa. Mas oferece a opção de salvar para assistir depois.

Confira como é simples baixar e guardar os Reels no Android, iPhone e no computador.

No Android:

Para seguir a dica abaixo, é preciso baixar o app grátis Repost for Instagram - Regram. Além disso, só é possível fazer o download dos posts de usuários com perfil público (aberto) ou com perfil fechado, mas que seja seguido por você.

1. Abra o app do Instagram e acesse o Reels que deseja salvar;

2. Toque sobre o ícone de três pontinhos, no canto inferior direito da publicação;

Como baixar vídeos do Reels do Instagram no Android

3. No menu que abrir, toque em Copiar link;

4. Em seguida, abra o app Repost for Instagram - Regram, que, automaticamente, lerá o link copiado e o listará na página principal. Toque sobre a miniatura do vídeo para abrir;

  • Caso o app não abra o Reels automaticamente, basta colar o link na barra de pesquisa na tela inicial do aplicativo.

Como baixar reels do Instagram no Android

5. Na tela seguinte, pode escolher onde deseja inserir a marca d'água com o @ do criador do Reels e a cor. Também é possível escolher por não usar marca d’água;

6. Para baixar, toque sobre o ícone de uma seta para baixo, na parte inferior do app. O vídeo será salvo na Galeria do celular.

No iPhone

No iPhone, é possível salvar um Reels de maneira prática com um app especializado. Ou, se preferir não baixar nada, pode recorrer ao Gravador de Tela do iOS.

Antes de seguir os passos abaixo, faça o download do app Repost for Instagram, disponível gratuitamente. Informamos que só é possível fazer o download dos posts de usuários com perfil público ou fechado, mas que seja seguido por você.

1. Abra o app do Instagram e acesse o Reels que deseja salvar;

2. Toque sobre o ícone de três pontinhos, no canto inferior direito da tela;

Como baixar Reels do Instagram no iPhone

3. No menu que abrir, toque em Copiar link;

4. Agora, abra o app Repost for Instagram. Automaticamente, o app lerá o link copiado e o listará na página principal. Toque sobre a miniatura do vídeo para abrir;

Como baixar Reels do Instagram no iPhone

5. É possível escolher onde inserir o @ do criador do Reels e a cor do fundo da etiqueta (preta ou branca). A opção sem marcação está disponível apenas na versão paga do app;

6. Para baixar o Reels, toque em Repostar. Automaticamente, o vídeo será salvo no aplicativo Fotos do iPhone.

Será aberto um recurso para repostar o Reels em seu Instagram. Se não quiser fazer isso, basta fechar o programa.

Com o app Gravador de Tela

O Gravador de Tela é um aplicativo que vem instalado no iPhone de fábrica e pode ser uma opção para quem não quer usar um programa terceiro para baixar um Reels. Como o nome indica, o app permite gravar em vídeo tudo o que se passa na tela do smartphone.

Antes do iOS 14, o recurso ficava disponível, por padrão, na Central de Controle do aparelho. Se não encontrá-lo por lá, precisará adicioná-lo manualmente. Vá em Ajustes → Central de Controle → Mais Controles ou Personalizar Controles. Toque sobre o ícone de + ao lado de Gravação da Tela.

Como adicionar o app Gravação de Tela na Central de Controle

Feito isso, já é possível gravar. Antes de dar play no Reels, acesse o ícone do gravador na Central de Controle, representado pelo ícone de um círculo dentro do outro. Espere a contagem regressiva e inicie o vídeo.

Quando o Reels terminar, encerre a gravação, tocando sobre o ícone vermelho, no topo da tela à esquerda. Ou, dependendo da versão do iOS, retorne à Central de controle e toque novamente sobre o ícone de um círculo dentro do outro.

Gif com instruções de como ativar o app de Gravador de tela do iPhone
Reprodução/ Apple

Se a gravação estiver sem áudio, é provável que a opção esteja desativada. Para ativá-la, toque sobre o ícone do gravador e segure durante alguns segundos. Na tela seguinte, vá em Microfone Desativado e a opção mudará para Ativado. Em seguida, repita a gravação do Reels.

No PC

O site SaveFrom.net permite baixar vídeos do Reels online, através do navegador de internet, sem baixar nada. Os passos abaixo, também podem ser feitos pelo navegador do celular.

1. Abra o navegador de sua preferência e acesse o Instagram Web. Abra o Reels que deseja baixar e copie o link exibido na barra de endereços;

Copiar link do reels no Instagram

2. Em seguida, abra uma nova aba e acesse o site do SaveFrom.net;

3. Então, cole o link copiado na barra de pesquisas no centro do site e clique em Baixar;

Cole o link no site

4. Na tela seguinte, o Reels será exibido. Dê play no vídeo;

5. Clique com o botão direito do mouse sobre o player que abrir. No menu que surgir, vá em Salvar vídeo como;

Clique no item Salvar vídeo como

6. Dê um nome, escolha a pasta e salve como faz com qualquer outro arquivo.

Como salvar o Reels

Se, por acaso, não quiser baixar o Reels em seu celular ou computador, mas apenas guardar para assistir depois, isso também é possível. E o melhor: através de um recurso nativo do Instagram.

Abra o Reels que quer salvar e toque sobre o ícone de três pontinhos, na parte de baixo da tela. No menu que abrir, opte por Salvar.

Como salvar o Reels do Instagram

Para visualizar os vídeos salvos, toque sobre a sua imagem de perfil ou ícone de um bonequinho, no canto inferior direito da tela. Em seguida, vá ao ícone composto por três linhas e, depois, em Salvos. O Reels estará na pasta Todas as publicações.

Local onde ficam os Reels salvos no Instagrama

Direitos autorais

Apesar de não haver uma lei específica no Brasil sobre a reprodução de conteúdos em redes sociais, o recomendado é dar crédito ao autor ao repostar um vídeo ou foto. Caso contrário, poderá ser acusado de plágio.

Sempre que possível, peça permissão para compartilhar o conteúdo, seja através de um comentário na publicação ou enviando uma mensagem privada. Mesmo que não obtenha uma resposta, terá um registro de que tentou informá-lo.

Nunca use o material de terceiros para fins comerciais, nem os tire de contexto. Assim, evitará um possível processo.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.