Como baixar fotos e videos do Instagram no PC e no celular


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Baixar vídeos e fotos do Instagram ainda não é um recurso nativo da rede social. No entanto, com a ajudinha de aplicativos terceiros, é possível fazer o download de mídias do feed e dos Stories tanto no PC quanto no app para celular.

Vale lembrar que baixar e reproduzir conteúdos protegidos por direito autoral sem autorização do autor é considerado crime pela legislação brasileira.

Como baixar vídeos e fotos do Instagram no celular

Para fazer o download de fotos e vídeos do Instagram no celular é necessário recorrer a um app terceiro. Felizmente, há uma série de programas que oferecem esse recurso.

Confira a nossa lista com os melhores apps para baixar vídeos do Instagram

Como baixar vídeos e fotos do Instagram Stories no celular

Neste tutorial, escolhemos o app Repost Story for Instagram, disponível para Android e iOS.

1. Faça o download do Repost Story for Instagram e, em seguida, abra o app;

2. Dentro ao app, faça o login em sua conta do Instagram;

3. Ao conectar-se, serão exibidos os últimos stories publicados por quem você segue. Toque sobre a imagem de perfil da pessoa de quem deseja salvar o vídeo ou foto postado;

4. Escolha a publicação que deseja salvar e, então, vá em Save and Copy Caption;

Baixar vídeo instagram


5. Dê permissão para que Repost Story for Instagram acesse suas fotos, mídia e arquivo da galeria. Por padrão, os arquivos de vídeo são salvos como MP4 e as fotos como JPEG.

Pronto, o conteúdo já está disponível no seu aparelho!

Como baixar vídeos e fotos do feed do Instagram no celular

Para o tutorial a seguir, escolhemos o app FastSave, disponível tanto para Android quanto para iOS.

1. Faça o download do FastSave. Em seguida, abra o aplicativo e ative a chave relativa à opção FastSave Service;

Baixar vídeo no Instagram

2. Então, toque em Open Instagram para abrir o app da rede social;

3. Role o feed até encontrar a imagem ou vídeo que deseja salvar. Então, vá no ícone de três pontinhos, situado no canto superior direito da publicação;

Baixar vídeo instagram

4. Toque sobre a opção Copiar link;

5. Em seguida, abra novamente o app FastSave e aguarde o download ser concluído. O conteúdo ficará disponível na pasta Meus Downloads.

O app faz o download do post na galeria do seu smartphone.

Como baixar vídeos do IGTV e Reels do Instagram no celular

Aqui, também usaremos o app FastSave, disponível para Android e iPhone. Os procedimentos para download de vídeos no Reels e no IGTV são iguais, por isso reunimos os dois no mesmo passo a passo.

1. Abra o FastSave e ative a chave ao lado da opção FastSave Service;

2. Em seguida, vá em Open Instagram para abrir o app da rede social;

3. Abra o Reels ou o IGTV que deseja baixar. Então, toque sobre o ícone de três pontinhos, ao lado do ícone de avião de papel, na parte inferior da tela;

Como copiar o link de um vídeo do Reels do Instagram

4. No menu que abrir, opte por Copiar link;

5. Em seguida, abra novamente o app FastSave e aguarde o download ser concluído. O conteúdo ficará disponível na pasta Meus Downloads.

Como baixar vídeos e fotos do Instagram no PC

Para realizar os procedimentos a seguir, é necessário baixar a extensão Downloader for Instagram™ + Direct Message no Google Chrome. Clique em Usar no Chrome para baixar e, na caixa que abrir, confirme o download em Adicionar extensão.

Como baixar vídeos e fotos do Instagram Stories no PC

1. Acesse a página do Instagram Web ou a atualize, caso já esteja aberta no navegador;

2. Na seção Story, toque sobre a imagem do perfil do usuário o qual deseja baixar a foto ou vídeo publicado;

3. No canto superior esquerdo da tela, estarão disponíveis as opções Baixar e Baixar tudo. Caso queira baixar aquele story específico, clique em Baixar. Se desejar baixar todos os stories assistidos até o momento, escolha Baixar tudo;

Botões para baixar vídeos e fotos dos Stories no Instagram na web

4. Em seguida, selecione a pasta onde deseja salvar a foto ou o vídeo, dê o nome ao arquivo e finalize o processo em Salvar.

  • Caso escolha a opção Baixar tudo, os arquivos serão compactados em uma pasta em formato .zip. Para abri-la, é necessário ter instalado no computador um programa descompactador de arquivos, como o Winzip, WinRar ou 7-Zip.

Por padrão, os arquivos de vídeo são salvos como MP4 e as fotos como JPEG.

Como baixar fotos e vídeos do feed, Reels e IGTV do Instagram no PC

1. Acesse a página do Instagram Web ou a atualize, caso já esteja aberta no navegador. Note que, na parte superior à direita da tela surgem três novos ícones. Isso indica que o plugin foi devidamente instalado;

Baixar vídeo instagram

2. Para baixar uma foto ou vídeo do feed, IGTV ou Reeels, encoste o mouse sobre ela. Repare que surge, no topo à esquerda da imagem, a opção Baixar. Clique sobre ela;

3. Em seguida, selecione a pasta onde deseja salvar a foto ou o vídeo, dê o nome ao arquivo e finalize o processo em Salvar.

Mais recursos do Downloader for Instagram™ para aproveitar

Se optou por fazer o download das fotos e vídeos pelo PC, teve que baixar a extensão Downloader for Instagram™. Então, por que não explorar os outros recursos oferecidos pelo plugin?

Além de baixar as publicações individualmente, o programa permite fazer o download de múltiplos posts de uma só vez. Para isso, basta tocar no ícone Download All, localizado no canto superior direito da tela. Depois, é só definir o número de fotos por página e confirmar em Download.

Instagram

Outra funcionalidade disponível é a que permite ver no computador uma versão idêntica a do app para o celular. Por isso, torna possível responder a mensagens privadas (Directs), bem como publicar fotos nos stories e no feed. Há ainda opções extras, como ativar modo noturno e, claro, baixar as publicações que quiser.

Instagram

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.