Como baixar vídeos do YouTube em MP3 em 4 passos


É possível baixar vídeos do YouTube no formato MP3 sem ser preciso instalar nenhum programa. Tudo online!

O formato MP3 é uma das melhores opções para quem quer baixar um conteúdo de áudio. Tanto pela praticidade do tamanho do arquivo quanto pelo maior número de opções de programas para reproduzi-lo.

Como baixar vídeo do YouTube em MP3

São vários os sites que permitem converter vídeo do YouTube em áudio. Todos funcionam de forma semelhante, bastando colar o link do vídeo para fazer a conversão. O único porém é que esse tipo de serviço costumam ter muita publicidade e pop-ups. Os mais conhecidos são:

Em nosso passo a passo, optamos por usar o Y2mate, que disponibiliza o download em seis opções de qualidade de áudio.

1. Acesse o YouTube e copie o endereço do vídeo

  • Caso esteja usando o app do YouTube no celular, toque sobre o ícone de uma seta (Compartilhar) abaixo do player e opte por Copiar link;

2. Cole o endereço na caixa no centro da página e, depois, vá em Iniciar;

Captura de tela do site y2mate, para converter vídeo do YouTube em  mp3

3. Aguarde um tempo para que o serviço identifique o vídeo. Então, clique na seta ao lado de MP3 e selecione a qualidade desejada;

4. Então, vá em Baixar para fazer o download.

Direito autoral de vídeos do YouTube

Ilustração de smartphone conectado a um fone de ouvido e com o ícone do YouTube na tela

Publicar o conteúdo de terceiros sem a sua autorização pode ser considerado crime. A Central de Ajuda do YouTube informa que, em diversos países, "quando uma pessoa cria uma obra original que é exibida em um meio físico, ela automaticamente possui os direitos autorais da obra".

No entanto, há casos que podem ser enquadrados no que se chama de Uso Aceitável. São aqueles que podem ser usados sem a autorização prévia do autor. Nos Estados Unidos, por exemplo, reproduzir obras de comentários, análises, pesquisa, ensino ou reportagem pode ser considerado aceitável pelas autoridades.

Também podem ser assim tidas quando o uso não é para fins comerciais e se a reprodução tiver objetivo educacional. Ainda segundo o YouTube, se o material for factual e não puramente ficcional aumentam as chances de ter sua utilização tomada como justificável. A plataforma lista ainda os mitos do uso aceitável. São eles:

  • "Se eu der crédito ao proprietário dos direitos autorais, meu uso será considerado aceitável automaticamente";
  • "Usos para 'entretenimento' ou 'sem fins lucrativos' são automaticamente aceitáveis";
  • "Se eu adicionar materiais originais criados por mim à obra protegida por direitos autorais de outra pessoa, meu uso será aceitável".

As explicações detalhadas sobre a questão do Uso Aceitável da obra de terceiros pode ser encontrada na página O que é uso aceitável?, criada pelo próprio YouTube. Vale lembrar que cada país tem sua própria legislação, que deve ser respeitada.

AppGeek recomenda: