Saiba como baixar vídeos no YouTube para assistir offline


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Baixar vídeos do YouTube é um recurso nativo disponível para os usuários dos planos pagos do serviço. A função permite assistir a esses conteúdos sem gastar os dados ou precisar estar conectado à internet. Quem não é assinante do YouTube Premium, no entanto, tem alternativas.

A versão mais leve da plataforma, o YouTube Go, oferece a opção de alterar a qualidade do streaming. Assim, dá para economizar seus dados móveis. Já o app tradicional também permite mudar a resolução a fim de reduzir o consumo.

Como baixar vídeos no YouTube e assistir offline

Para fazer o download de vídeos do YouTube de forma nativa, é necessário ser assinante do YouTube Premium. Os filmes ficam disponíveis na Biblioteca por 48 horas depois de baixados e podem ser vistos mesmo sem acesso à internet.

Para mantê-los no aparelho depois desse período, é preciso conectar-se a uma rede Wi-Fi ou 3G/4G. O app precisa conferir possíveis alterações e disponibilidade.

1. Abra o app do YouTube como faz normalmente e acesse o vídeo que deseja baixar;

2. Toque sobre o ícone de Download, exibido logo abaixo do vídeo;

Baixar vídeos no YouTube

3. Escolha a qualidade com a qual deseja baixar o vídeo: Alta (720p), Média (360p) ou Baixa (144p). Ao lado de cada uma delas é especificada a quantidade de dados que o download demanda. Confirme a seleção em OK;

  • Para evitar o consumo de dados móveis, o ideal é realizar o processo conectado a uma rede Wi-Fi.

4. Aguarde o download ser concluído. Assim que for finalizado, o ícone se transformará em uma seta azul;

5. Para assistir ao vídeo offline, vá na aba Biblioteca e toque em Salvos. Os vídeos baixados estarão disponíveis nessa pasta.

Baixar vídeo YouTube

Vale a pena assinar o YouTube Premium? Veja como testar de graça!

Como assistir a vídeos no YouTube Go e economizar dados móveis

Para realizar o procedimento abaixo, é necessário baixar e instalar o app YouTube Go em seu smartphone Android. É importante lembrar que, quanto menos banda utilizar para assistir a um filme, menor deverá ser a qualidade de exibição.

O diferencial em relação ao reduzir a qualidade de exibição no app tradicional do YouTube está no fato de saber exatamente o quanto de dado será consumido por vídeo assistido.

1. Abra o YouTube Go e acesse o vídeo que deseja assistir;

2. Antes de o conteúdo começar a rodar, será exibida na tela a seguinte mensagem: Escolha a qualidade do streaming. É possível escolher entre:

  • Economia de dados (menor consumo de dados)
  • Qualidade padrão
  • Alta qualidade (maior consumo de dados)

Baixar vídeo YouTube

3. Confirme sua seleção em Assistir. Logo, a reprodução do vídeo será iniciada.

É possível economizar dados no app do YouTube tradicional?

Sim, é possível, porém sem a precisão oferecida pelo YouTube Go. Para isso, abra o vídeo que deseja assistir e toque sobre o ícone de três pontinhos, no topo da tela à direita. No menu que abrir, vá em Qualidade.

As opções exibidas variam de acordo com a qualidade em que o vídeo foi gravado ou disponibilizado na plataforma. Em geral, variam de 144p a 1080p.

É difícil precisar o quanto cada filme gasta. De acordo com site especializado Whistle Out, os vídeos do YouTube têm o seguinte consumo estimado por tempo assistido:

144p 240p 360p 480p 720p 1080p

Consumo de dados por minuto

1.3MB 3.3MB 5MB 8.3MB 25MB 50MB

Consumo de dados por hora

80MB 200MB 300MB 500MB 1.5GB 3GB

Veja também como alterar a qualidade de vídeo na Netflix e assistir em HD.

Como saber o quanto de dados o YouTube está consumindo?

Os sistemas operacionais móveis costumam oferecer aos usuários maneiras de checar a quantidade de dados consumidas por cada app instalado.

No Android, basta ir em Configurar → Rede e Internet → Uso de dados do app. Então, arraste a tela para ver o quanto tem gasto de internet com cada aplicativo no último mês.

Baixar vídeo do YouTube

No iOS, siga o caminho Ajustes → Celular ou Ajustes → Dados Móveis. Depois, é só rolar a tela e conferir o quanto cada aplicativo tem consumido de banda.

Gostou da dica? Veja também como ativar o modo noturno do YouTube e deixar o fundo preto. E ainda: confira como bloquear um canal e ocultar vídeos indesejáveis.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.