Saiba como criar uma Biografia interessante para o seu Instagram


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

A primeira impressão é a que fica e no Instagram, claro, não seria diferente. Portanto, saber como criar uma boa impressão na biografia do seu perfil na rede social é importante não apenas para ganhar seguidores, mas também para fornecer informações cruciais sobre você ou sua empresa. O AppGeek dá algumas dicas para você não fazer feio na bio!

Por ser o primeiro contato que alguém terá com o perfil, a bio é importante para cativar as pessoas a clicarem no botão de seguir. Para fazer alterações, basta clicar no botão Editar perfil. Entenda a estrutura da biografia no Instagram:

Biografia para Instagram

1. Nome de usuário

O nome de usuário aparece depois da @ e é a principal maneira de alguém encontrar o seu perfil no Instagram. Por isso, é importante que faça uma escolha bem pensada.

Tente encontrar um nome de usuário que tenha a ver com você ou com o assunto tratado no seu perfil. Isso é fundamental para que não haja discrepância entre nome de usuário e o conteúdo postado, o que dá mais credibilidade à sua conta.

2. Foto de perfil

Assim como um bom nome de usuário, a foto de perfil também é fundamental para gerar uma boa primeira impressão aos visitantes no seu Instagram. Claro, se for um perfil pessoal, escolha a que melhor lhe agrada para o engajamento com os seguidores.

No entanto, se você gerencia uma conta de negócios, tenha cuidado ao escolher uma imagem com o logotipo da sua marca ou outra que tenha a ver com o conteúdo das publicações. Vale uma foto atrativa para aumentar o interesse de potenciais seguidores.

3. Nome

Com um limite de 30 caracteres, o seu nome ficará em negrito, em destaque para os visitantes. Você ainda pode fazer variações do seu nome completo e, talvez, incluir palavras que já remetam ao tipo de conteúdo que é publicado no seu perfil.

Vale citar que o nome também é incluído nos resultados de busca no Instagram. Logo, dá para ser criativo e inserir, além do nome, uma palavra-chave para que sua conta seja encontrada facilmente quando alguém pesquisar por determinado termo.

Busca e pesquisa no Instagram

  • Não é necessário que o nome seja igual ou parecido com o nome de usuário.

4. Bio

Neste campo, você tem 150 caracteres para criar um texto de apresentação atrativo, que forneça as principais informações sobre seu perfil de uma maneira organizada e que chame a atenção de potenciais seguidores.

É importante que o conteúdo seja claro e coerente, assim como mostrar logo o intuito do perfil e mostrar que o seu público-alvo chegou ao lugar certo.

Mesmo com um limite apertado no número de caracteres, procure escrever na biografia o que faz o seu perfil especial. É fundamental que conste o que você faz ou tem de único, habilidades interessantes ou algum detalhe bacana sobre quem você é. Se for o caso, informar que tipo de serviços ou produtos sua empresa oferece é crucial.

Por isso, utilize a bio no Instagram para mostrar a sua personalidade (ou da sua marca). Não descarte hashtags para que as pessoas encontrem seu perfil e, se quiser, marque aqueles que tenham relações importantes com você ou sua empresa, faça isso com a @. Assim, as chances de ganhar mais seguidores e fãs aumentam!

Emoji

Para a bio, as possibilidades são muitas, uma das dicas é utilizar emoji para indicar informações que ocupariam muito espaço em um campo tão pequeno.

Certas figurinhas podem ser válidas frente ao texto, como por exemplo o símbolo de uma carta (✉️) para indicar o e-mail, um alfinete (📍) para indicar a localização, etc. Seja criativo! Mas não se esqueça de que é importante ser claro, para não gerar confusão nos visitantes.

Linhas

Experimente organizar o conteúdo em pequenos blocos. O Instagram permite a quebra de linhas na bio, o que facilita uma melhor organização de texto e emoji. Assim, é possível dar destaque a certas informações, a visualização fica mais agradável e a aparência da sua biografia muito mais atraente.

Instagram no celular

Vale lembrar que nem tudo fica igual no Instagram do smartphone e no Instagram Web. Hoje em dia, principalmente para a rede social, o visual das versões móveis é tratado com mais prioridade, uma vez que a maioria das pessoas usa o Instagram no celular. Então, fique atento!

Call to Action

Um apelo à ação (Call to Action) é um pedido que você pode fazer aos seguidores e visitantes na sua bio. Se deseja que os internautas baixem um e-book, peça para fazerem isso na descrição. Se é para enviar e-mail para mais informações, deixe esse pedido claro. Se quer que visitem seu site, informe isso na bio.

Um Call to Action é importante para direcionar seus fãs a um conteúdo específico que você oferece. Muito útil para bloggers e youtubers e para aqueles que vendem produtos ou serviços. Por isso, não se esqueça de incluir um apelo à ação!

Contato

Para que a vida dos seus seguidores fique um pouco mais fácil, não se esqueça de colocar informações de contato na sua bio. É importante para caso alguém tenha interesse no seu trabalho e queira entrar em contato com você. Por isso, não se esqueça de incluir um endereço de e-mail.

Se o perfil é, na verdade, para um estabelecimento físico, informe o horário de funcionamento, telefone e informações relevantes, como o endereço. Assim, você deixa mais simples a interação entre seguidores e a sua marca. É uma alternativa às mensagens diretas (direct messages), que também chegarão.

Direct messages no Instagram

5. Site

Com exceção dos Stories para perfis verificados ou com mais de 10 mil seguidores, a bio é o único lugar em que é possível colocar um link clicável. Sendo possível alterar o endereço quantas vezes quiser, é interessante vincular conteúdos do seu blog, site ou loja.

Geralmente, ao vincular um novo endereço de um site ou blog na bio, é importante fazer uma postagem (no feed ou no Stories) para avisar seus seguidores de que há um link novo no perfil. Assim, todos ficam sabendo que há um conteúdo fora do Instagram que você quer visto pelos seus fãs!

Não se esqueça de utilizar um encurtador de URL caso o endereço da página que você vincular na sua bio seja muito grande. Além disso, tente postar o link com um código de acompanhamento, para ter acesso a estatísticas sobre quem visitou o seu link a partir do Instagram!

Agora que a sua Biografia no Instagram vai ficar show, temos 10 dicas para você deixar seu Instagram Stories muito mais atrativo. Ainda damos algumas indicações sobre como organizar o feed e deixar seu Intagram mais bonito. E se quer ganhar seguidores, descubra 6 ferramentas e apps para a tarefa.

Mas se deseja bombar no Instagram, separamos ações e aplicativos para ajudá-lo a ganhar curtidas. Veja também 7 aplicativos de sorteio para turbinar suas campanhas e promoções!

Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.