Como colocar bots no Discord e automatizar funções nos servidores


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Colocar bot em um servidor no Discord é um processo bastante simples. Esses robôs virtuais são capazes de realizar certas ações sozinhos, assumindo funções que caberiam a administradores do canal. Como por exemplo, dar boas vindas, moderar o conteúdo ou apenas divertir os membros com músicas e jogos.

O processo de adicionar bots no Discord é basicamente o mesmo no PC quanto no celular. Confira!

1. Há diversos sites que disponibilizam bots para o Discord. Nesse passo a passo utilizaremos o Discord Bot List. Abra o seu navegador preferido e acesse o site do serviço;

Captura de tela da página inicial do  site Discord Bot List

2. O usuário pode explorar o site ver os mais votados, as novidades ou por categorias como Música e Moderação. Ao encontrar o bot desejado, clique sobre seu nome;

  • Se preferir, também pode buscar pelo nome do bot na caixa de pesquisa, como Loritta, GarticBOT, Groovy, etc.

3. Role a tela e toque no botão Invite. Você será redirecionado para o site do Discord;

Adicionando bot ao Discord

4. Caso não esteja conectado à sua conta do Discord, faça o login. Em seguida, selecione o servidor ao qual deseja adicionar o bot e clique em Continuar;

5. Na tela seguinte, autorize ou remova o acesso do bot às ações listadas. Se a caixa ao lado estiver marcada, significa que está dando permissão para aquela opção. Confirme no botão Autorizar;

Adicionar bot no Discord

6. Marque a caixa ao lado do item Não sou um robô para autenticar seu uso;

7. Aguarde uns instantes e o bot será adicionado ao servidor indicado. Você poderá encontrá-lo entre seus amigos no servidor.

É possível que você seja encaminhado para a página oficial do bot para conferir o tutorial e ficar por dentro dos principais comandos.

E agora, como usar o bot?

imagem de divulgação do bot Rythm
Divulgação/ Rythm

Os bots são capazes de entender e responder a comandos específicos. De um modo geral, esses comandos são compostos por um símbolo, como + ou !, seguidos de uma palavra ou expressão, normalmente em inglês.

Para saber quais instruções usar, deverá acessar o site do bot ou de seu desenvolvedor e procurar pela seção de comandos. A Loritta, por exemplo, compreende +akinator como uma ordem para começar o jogo de adivinhação de pessoas.

Já o Rythm começa a tocar a música solicitada se o usuário redige !play seguido do nome da canção. Por exemplo, se escrever !play yesterday e apertar a tecla Enter, o bot tocará a canção dos Beatles. Para parar, basta digitar !stop.

Alguns bots, permitem personalizar os comandos. O o caso do gerenciador MEE6, por exemplo, conta com uma central de comandos disponível em seu próprio site.

Como tirar um bot do servidor no Discord

Remover um bot no Discord é ainda mais simples que adicioná-lo. Com o botao direito do mouse, clique sobre o nome do bot, na barra lateral do seu servidor. No menu que abrir, clique em Expulsar [nome do bot] ou Banir [nome do bot].

Remover bot de seu servidor

Ao banir, além de remover o bot, também pode excluir seu histórico de mensagens enviadas por ele nos últimos 7 dias ou 24 horas.

Mais sites para encontrar bots para o Discord

No tutorial acima, usamos o site Discord Bot List para pesquisar e adicionar os bots ao seu servidor no Discord. No entanto, há outras opções tão boas quanto, que reúnem esses apps. Isso sem contar os sites oficiais dos bots, que também disponibilizam links para baixar, além dos comandos.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.