Como colocar GIF animado no PowerPoint e mandar bem nas apresentações


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Inserir GIF no PowerPoint pode tornar as apresentações de slide mais atraentes e divertidas. A função está disponível de forma nativa no programa de apresentação, que permite adicionar a imagem do computador ou pesquisá-la na internet.

O AppGeek explica como colocar GIF no PowerPoint e escolher quantas vezes a animação será executada. Confira como realizar o passo a passo no Windows, macOS e na versão web do app!

Como colocar GIF no PowerPoint

No PC com Windows

1. Abra o PowerPoint e inicie a produção de sua apresentação como faz normalmente;

2. Se quiser usar um GIF que esteja em seu computador, vá na aba Inserir e clique em Imagens. Na caixa que abrir, encontre o GIF e clique duas vezes sobre GIF para incluí-lo na apresentação;

Captura de tela da opção Imagem do PowerPoint

3. Se preferir pesquisar pelo GIF na web, na aba Inserir, clique em Imagens Online ou Inserir Clip-art, de acordo com a versão do programa que utiliza. Na caixa ao lado de Pesquisa de Imagem do Bing, escreva Gif animado mais a expressão que deseja. Por exemplo, GIF Animado surpresa e aperte a tecla Enter.

Os resultados da busca serão exibidos em seguida. Clique duas vezes sobre a imagem que quiser usar;

  • No PowerPoint 2013 ou superior, por padrão, são exibidos apenas GIFs Creative Commons, ou seja, que não têm o direito do autor protegido. Essas imagens são recomendadas em caso do uso comercial, por exemplo. Se não for seu caso, poderá desmarcar a caixa ao lado de Creative Commons e conferir todas as imagens disponíveis.

Caixa de pesquisa por imagem na web no PowerPoint

  • Ainda no PowerPoint 2013 ou superior, é possível filtrar o arquivo de imagem por tamanho, tipo, layout e cor. Para isso, basta clicar sobre o ícone de um filtro (ícone de filtro).

4. É possível redimensionar e mover o GIF pelo slide. Para isso, clique sobre a imagem. Verá que surgirão quadrados nas bordas. Ao posicionar o ponteiro do mouse sobre eles, verá que mudará de forma;

  • Aumentar ou diminuir: basta clicar sobre o quadrado e arrastar para alterar o tamanho. Se não quiser distorcer a imagem, recomendamos que realize o procedimento pelos quadrados das pontas e não dos meios.

Redimensionando o GIF no PowerPoint

  • Girar: para mudar o ângulo do GIF, clique sobre o ícone de uma seta que fica acima do quadrado no topo central da imagem. Gire conforme desejar;
  • Mover: posicione o mouse sobre a imagem e verá que o ponteiro se transformará em uma imagem de quatro pontas. Então, clique sobre o GIF e arraste para o local do slide que preferir.

5. Se preferir fazer as alterações de forma mais técnica e menos no “olhômetro”, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e vá em em Tamanho e posição.

Assim, poderá fazer os ajustes necessários inserindo os dados que desejar. Se não tiver ideia de como formatar, opte por Dimensão ideal para apresentação de slides que não haverá erro.

Redimensionar tamanho de GIFs no PowerPoint

6. O GIF inserido no slide aparecerá estático. Para conferir se está funcionando normalmente, basta iniciar a apresentação. Para isso, na aba Apresentação de slides, clique em Do slide atual.

No macOS:

O PowerPoint para macOS permite apenas usar arquivo presente no computador e não oferece a opção de pesquisar na internet.

1. Abra o PowerPoint e inicie a produção de sua apresentação como faz normalmente;

2. Se quiser usar um GIF que esteja em seu computador, vá na aba Inserir e clique em Imagem. No menu que abrir, opte por Imagem do arquivo;

Inserção de GIF no PowerPoint para macOS
Reprodução/ Microsoft

3. Na caixa que abrir, encontre e o GIF que incluir na apresentação e confirme em Inserir;

4. O GIF aparecerá estático. Para conferir se está funcionando normalmente, basta iniciar a apresentação. Para isso, na aba Apresentação de slides, clique em Do slide atual.

No PowerPoint Online (Office na Web)

De acordo com o Suporte do Office, o PowerPoint para a Web não pode reproduzir GIFs animados. No entanto, em nossos testes, o GIF rodou normalmente quando a apresentação foi ativada.

1. Acesse o PowerPoint Online e faça o login em sua conta Microsoft, caso não esteja logado;

2. Inicie a produção de sua apresentação como faz normalmente. Quando chegar ao slide no qual deseja usar o GIF, vá na aba Inserir e clique em Imagens. Para usar uma imagem disponível no computador, opte por Este dispositivo;

Inserindo GIFs no PowerPoint Online

3. Se preferir pesquisar o GIF na internet, escolha Imagens do Bing. Na janela que abrir, escreva GIF animado mais a expressão que deseja na caixa de pesquisa. Por exemplo, GIF Animado feliz e aperte a tecla Enter.

Os resultados da busca serão exibidos em seguida. Clique duas vezes sobre a imagem que quiser usar.

  • Por padrão, são exibidos apenas resultados de GIFs Creative Commons, ou seja, que não têm o direito do autor protegido. Essas são recomendadas em caso do uso comercial da imagem, por exemplo. Poderá desmarcar a caixa ao lado de Creative Commons e conferir todas as imagens disponíveis.
  • É possível filtrar o arquivo de imagem por tamanho, tipo, layout e cor. Para isso, basta clicar sobre o ícone de um filtro (iícone de filtro).

4. É possível redimensionar e mover o GIF pelo slide. Para isso, clique sobre a imagem. Verá que surgirão quadrados nas bordas. Ao posicionar o ponteiro do mouse sobre eles, verá que mudará de forma.

  • Aumentar ou diminuir: basta clicar sobre o quadrado e arrastar para alterar o tamanho. Se não quiser distorcer a imagem, recomendamos que realize o procedimento pelos quadrados das pontas e não dos meios.

Alterando dimensões do GIF no PowerPoint

  • Girar: para mudar o ângulo do GIF, clique sobre o ícone de uma seta que fica acima do quadrado no topo central da imagem. Gire conforme desejar.
  • Mover: posicione o mouse sobre a imagem e verá que o ponteiro se transformará em uma imagem de quatro pontas. Então, clique sobre o GIF e arraste para o local do slide que preferir.

No celular

A Microsoft oferece uma versão gratuita do PowerPoint para dispositivos Android e iPhone. Em nossos testes, o aplicativo permitiu inserir o GIF, mas não foi capaz de reproduzi-los na apresentação.

Como definir quantas vezes o GIF será executado

Por padrão, a animação do GIF é executada infinitamente. O recurso pode ser uma boa opção para evitar que a reprodução constante da imagem gere distrações durante uma apresentação.

O PowerPoint, no entanto, não permite definir a quantidade de vezes em que a animação será executada. Mas a Microsoft indica a ferramenta GIF frame extractor (Splitter) do site EZGif. O passo a passo deve ser feito antes de inserir a imagem na apresentação de slides.

1. No navegador de sua preferência, acesse o site EZGif.com. Mantenha na aba Animated GIF Splitter e clique em Escolher arquivo;

2. Selecione o GIF desejado em seu computador e vá em Upload;

3. Na tela seguinte, clique no botão Split to Frames!;

Recurso Split Gif do site EZGif

4. Agora, role a tela até o final de todos os frames do GIF que serão exibidos e vá no botão Edit animation;

5. Role a tela até a seção GIF Option e, em Loop count (contagem de loop), insira a quantidade de repetições desejada. Confirme a escolha em Make a GIF!;

Escolhendo o número de repetições do GIF

6. A edição feita aparecerá logo abaixo. Salve a imagem em seu computador em Save.

Onde encontrar e como baixar GIFs animados

Se não quiser ficar dependente da busca oferecida pelo PowerPoint na internet, é possível buscar por GIFs em outras fontes. E, até mesmo, fazer o seu próprio, como explica o artigo Aprenda como fazer GIFs no PC, celular e direto no WhatsApp.

Listamos abaixo as principais ferramentas para encontrar GIFs.

1. Giphy

Giphy de divulgação do site Giphy

Um dos maiores acervos de GIFs da internet, o Giphy também permite criar e compartilhar seus próprios arquivos animados.Basta digitar o termo desejado na barra de pesquisa ou ao explorar as categorias.

2. Make a GIF

Gif em preto e branco de mulher enviando um beijo

O Make a GIF é um site mais voltado para a produção de GIFs. Mas isso não significa que a plataforma não ofereça uma rica biblioteca de imagens. O usuário pode encontrar o item que deseja ao digitar o termo ou tag relacionada na barra de buscas na página inicial.

  • Make a GIF (grátis com opção de plano pago): Web

3. Tenor

GIF de homem tocando saxofone com o logo do Tenor na cabeça

O Tenor conta com uma versão web, onde disponibiliza uma rica biblioteca, e outra para dispositivos móveis, sob a forma de teclado de GIFs. No site, basta o usuário pesquisar o termo desejado para encontrar uma grande variedade de imagens. Se quiser, também pode exportar GIFs criados por você em outra plataforma.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.