Como colocar legenda em vídeo do YouTube automaticamente


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Colocar legenda em vídeo do YouTube automaticamente é possível graças à tecnologia de transcrição de áudio da plataforma. Os algoritmos são capazes de reconhecer o que é falado e transformar em texto. Depois, basta revisar e editar os detalhes, mas a maior parte do trabalho fica por conta do serviço.

Para quem prefere o método tradicional de legendagem, o site oferece outras três opções manuais. Se desejar, poderá baixar a legenda posteriormente para usar com players convencionais e ver o filme offline.

Para seguir os próximos passos, é necessário ter uma conta no YouTube e, claro, postar o vídeo na plataforma. Caso não queira que outras pessoas vejam a publicação, basta marcá-la como não listado quando fizer o upload. Assim, só terá acesso quem possuir o link.

Como colocar legenda em vídeo do YouTube automaticamente

Celular em fundo branco com logo do YouTube na tela

Se quiser aproveitar o recurso de transcrição automática do YouTube, saiba que precisará fazer ajustes. Apesar de a tecnologia capturar bem boa parte do que é dito, costuma haver alguns erros de interpretação. Principalmente se o vídeo tiver sido gravado em ambiente barulhento ou com baixa qualidade.

A funcionalidade está disponível em português, inglês e espanhol. Também são contemplados os seguintes idiomas: alemão, coreano, francês, holandês, italiano, japonês e russo.

Para que seja mantido o padrão de qualidade, o YouTube recomenda que sejam usados filmes com, no máximo, uma hora de duração.

1. Acesse o YouTube Studio e, caso não esteja logado, faça o login em sua conta na plataforma. Então, clique em Vídeos, no menu situado na lateral esquerda da tela;

Tela com comandos do YouTube Studio

2. Passe o mouse sobre o vídeo no qual deseja incluir legenda. Quando surgir o ícone de um lápis, clique sobre ele;

3. Em Detalhes do vídeo, acesse a aba Mais opções;

Tela de comando do YouTube Studio para a inclusão de transcrição automática

4. Role a tela até a seção Idioma original do vídeo, legendas e CC. Vá em Tradução para o português fornecida pelo YouTube (automático);

5. No menu que surgir, opte por Editar na versão clássica do Estúdio de criação;

6. Na tela seguinte, vá em Editar, no canto superior direito do player;

7. Aperte o play para conferir a transcrição automática feita pelo Google e faça as correções que considerar necessárias.

  • Para editar o texto, clique sobre o conteúdo referente nas caixas situadas do lado esquerdo da tela. Basta apagar e corrigir da maneira que preferir.
  • Se quiser mudar a minutagem, ou seja, o tempo em que a legenda começa e termina, clique sobre os números à esquerda dos textos de legenda. Apague e insira o valor que achar correto.
  • Caso prefira, essa edição do tempo do texto pode ser feita diretamente na linha de tempo, situada abaixo do player. Desse modo, basta arrastar a legenda para a posição correta.

edição de legendas no YouTube Studio

8. Se quiser dividir inserir um novo conteúdo (e não apenas editar um pronto), redija na caixa de texto onde se lê Digite a legenda e pressione Enter.

9. Feitas todas as correções e edições desejadas, finalize o processo em Salvar alterações.

Como colocar legenda em vídeo do YouTube manualmente

O YouTube oferece outras três formas de inserção de legenda em vídeos. É possível fazer o upload de um arquivo de legendas, redigir as falas manualmente com sincronização automática realizar a transcrição e a sincronização manualmente.

Para fazer através de upload ou redigindo siga o caminho abaixo.

1. Ainda no YouTube Studio, vá em Vídeo, no menu situado na lateral esquerda da tela;

2. Passe o mouse sobre o vídeo e, quando surgir o ícone de um lápis, clique sobre ele;

3. Novamente no menu lateral à esquerda, agora vá em Legendas;

4. Clique em Adicionar, logo abaixo de Legendas;

tela para inclusão de legenda no YouTube Studio

5. Agora, verá que há três opções de legendagem. São elas:

A) Enviar arquivos: opção para quem já tem um arquivo com as legendas do vídeo prontas e quer apenas inserir no vídeo. O material já deve conter a marcação de tempo e estar em um dos seguintes formatos básicos: .srt, .sbv ou .sub, .mpsub, .lrc, .cap. Já as extensões avançadas suportadas são: .smi ou .sami, .rt, .vtt e .ttml ou .dfxp.

  • Nesse caso, o caminho para a inclusão da legenda é: Enviar arquivo → Arquivo de legendas → Escolher arquivo → Selecione o arquivo no PC Enviar. Faça os ajustes que julgar necessários e finalize em Publicar.

B) Transcrever e sincronizar automaticamente: essa opção é voltada para quem desejar fazer manualmente a transcrição do vídeo. A ferramenta permite que o usuário redija tudo o que está sendo dito e sincroniza o texto com a fala automaticamente.

Tela de transcrição e sincronização automática de legendas do YouTube

  • Para isso, basta escrever as falar na caixa que fica ao lado do vídeo e, ao finalizar, vá em Ajustar tempo. Na tela seguinte, clique no idioma abaixo de Meus rascunhos para conferir a sincronização e fazer ajustes, se julgar necessários. É fundamental que o idioma selecionado seja o mesmo falado no vídeo.
  • Na tela de ajustes, é possível editar o texto, o tempo de início e de fim de uma legenda e excluir. As alterações podem ser feitas tanto no menu lateral, quanto na linha do tempo situada abaixo do player.
  • Concluída a revisão, vá em Salvar alterações. Logo em seguida, a legenda estará publicada.

C) Criar novas legendas ou legendas ocultas: nesse caso, o usuário também terá que redigir as falas do vídeo. A diferença é que, enquanto digita, ele próprio ajusta o tempo da legenda: quando começa e termina a exibição de cada frase.

  • Enquanto o vídeo é exibido, escreva as falas na caixa no lado esquerdo da tela. Aperte Enter quando tiver concluído cada trecho. O ajuste de tempo pode ser feito ao arrastar o trecho na linha do tempo abaixo do player ou ao clicar sobre o valor e inserir a nova minutagem manualmente.
  • Concluída a edição, vá em Salvar alterações.

Como ativar as legendas em um vídeo no YouTube

Player do YouTube ma versão dark mode

Legendas incluídas, agora nada mais justo que os espectadores de seu canal consigam ler o conteúdo. Para isso, basta clicar no ícone indicado na imagem acima. No entanto, se quiser editar as legendas e alterar o idioma, caso haja essa opção, acesse o ícone de engrenagem (⚙️), logo ao lado.

Como baixar as legendas de vídeos do YouTube

Como dissemos no início deste artigo, o YouTube permite que os criadores de conteúdos façam o download das legendas criadas e editadas através do Studio. A plataforma disponibiliza os arquivos nos formatos .sbv, .vtt e .srt.

1. Acesse o YouTube Studio e, caso não esteja logado, faça o login em sua conta na plataforma. Então, clique em Vídeos, no menu situado na lateral esquerda da tela;

2. Passe o mouse sobre o vídeo no qual deseja incluir legenda. Quando surgir o ícone de um lápis, clique sobre ele;

3. Em Detalhes do vídeo, acesse a aba Mais opções;

4. Role a tela até a seção Idioma original do vídeo, legendas e CC. Caso tenha redigido manualmente a legenda, é possível que haja mais de uma opção disponível. Clique sobre a que deseja usar (manual ou automática) e vá em Editar na versão clássica do Estúdio de criação;

5. Clique em Ações e, abaixo de Fazer download, escolha o formato que da legenda. Salve o arquivo na pasta de sua preferência.

Tela com opções de download de legendas do YouTube

O recurso é útil caso queira exibir o vídeo offline, em um player tradicional. Nesse caso, basta que o arquivo de vídeo e de legenda estejam na mesma pasta e tenham exatamente o mesmo nome (apenas com o formato diferente).

É possível que tenha que ativar a opção de legenda do player, caso não seja exibida automaticamente.

Mas como faço para publicar o vídeo no YouTube?

Para inserir a legenda em um vídeo no YouTube, claro, é preciso ter o vídeo hospedado na plataforma. Portanto, se nunca publicou um filme por lá, não se preocupe. Explicamos a seguir como fazer e optar para não deixá-lo visível a desconhecidos, se não quiser.

Depois que realizar o processo, basta escolher um dos métodos de legendagem que mostramos acima.

1. Acesse o YouTube Studio e, caso não esteja logado, entre em sua conta na plataforma;

2. Clique em Criar, no topo direito da página, e vá em Enviar vídeo;

adicionar vídeo ao YouTube

3. Clique em Selecionar arquivo, escolha em seu computador o vídeo que deseja editar e confirme;

4. Concluído o upload do video, o usuário precisará fornecer informações e selecionar algumas opções sobre a exibição. O processo é dividido em três simples etapas. São elas:

  • Detalhes: Insira o título, descrição e escolha a imagem que aparecerá na miniatura do filme. Diga também se o conteúdo é apropriado a crianças.
  • Elementos do vídeo: A tela Elementos do Vídeo é útil para quem deseja publicar o conteúdo na plataforma. A ferramenta permite inserir cards, botão de inscrição no canal, bem como vídeos como relacionados àquele que será editado;
  • Visibilidade: indique se quer que o vídeo seja privado, não listado (não aparece nas pesquisas, acesso só é possível com o link) ou público. Defina também se deseja publicá-lo imediatamente ou agendar a publicação.

5. Clique em Salvar para finalizar a publicação.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.