Como colocar link nos Stories do Instagram e usar o arraste para cima


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Colocar link nos Stories do Instagram permite que usuários acessem sites indicados em um post ao arrastar o dedo para cima. No entanto, apenas contas verificadas ou com mais de 10k (10 mil) seguidores têm acesso ao recurso.

Se não for o seu caso, o AppGeek explica alternativas para adicionar links no Instagram e divulgar o que quiser na plataforma. Outra opção é usar a funcionalidade no Facebook, que não exige um mínimo de contatos para compartilhar sites nos Stories.

Para quem tem 10 mil seguidores ou conta verificada

Colocar link nos stories no instagram
Reprodução/ Instagram

Para colocar link nos Stories do Instagram é necessário ter, no mínimo, 10 mil seguidores na plataforma ou ter uma conta verificada. Nesse segundo caso, é necessário seguir alguns critérios, como ser uma pesosa ou marca famosa, por exemplo.

Para quem se enquadra em algum dos dois cenários, basta seguir os passos abaixo. E, então, quando quiser, será só pedir para o público arrastar para cima para ver o que você quiser.

1. Abra o Instagram e toque sobre o ícone de uma câmera, no canto superior esquerdo para acessar os Stories;

2. Crie um Story, como faz habitualmente. Seja usando uma imagem da galeria, fazendo uma foto ou vídeo na hora, usando filtros e efeitos, incluindo músicas etc. É interessante que o conteúdo tenha relação com o site que será compartilhado nele;

3. Ao concluir a criação do Story, surgirá a tela de edição do conteúdo. Através dela é possível escrever, inserir GIFs e adesivos, entre outros recursos. Note que, no topo da tela, há um ícone que remete a dois elos de corrente. Toque sobre ele para adicionar o link;

4. Na página Adicionar link, toque em URL. Opte por IGTV apenas se quiser compartilhar um vídeo através da plataforma de vídeos do Instagram;

5. Agora, digite ou cole o endereço do site que deseja publicar em seu Story. Finalize o processo em Concluir.

Se ainda não chegou aos 10K, não desanime. Além de haver outras opções de compartilhamento de links, é possível contar contar com várias ferramentas e apps que ajudam a ganhar mais visibilidade no Instagram.

Ainda não chegou aos 10K? Veja as melhores alternativas

Faça como as blogueiras e divulgue o link na Bio

Colocar link na Bio é uma boa alternativa para divulgar um site. Seja de uma marca, uma campanha de doação ou até mesmo um concurso no qual esteja participando.

A Bio nada mais é do que a sua Biografia, o resumo sobre o usuário, que aparece no topo da página de perfil.

1. Abra o Instagram e toque sobre o ícone de um bonequinho ou sua foto de perfil, no canto inferior direito da tela;

Colocar link nos stories

2. Agora, vá no botão Editar perfil;

3. Em Website, cole ou digite a URL que deseja dar visibilidade. Conclua o processo no ícone de check (), no canto superior direito.

Como dificilmente as pessoas acessam o perfil umas das outras, a forma mais bacana de fazer com que vejam a URL compartilhada é fazendo posts no feed e nos Stories. De forma criativa, peça que cliquem no link na Bio para mais informações.

Compartilhe links de publicações do feed nos Stories

Quer dar mais visibilidade a um post feito em seu perfil ou no de outro usuário? Então, compartilhe o link da publicação nos seus Stories. O processo é bastante simples e pode ser bastante efetivo na divulgação de conteúdos.

Vale destacar que não é possível compartilhar posts nos Stories de perfis privados. O recurso é compatível apenas com publicações de usuários com perfil público.

1. Abra o Instagram e acesse a publicação que deseja compartilhar em seus Stories. Pode ser uma do seu perfil, no de outra pessoa ou que apareça em seu feed;

2. Toque no ícone de um aviãozinho de papel;

Colocar link stories instagram
Reprodução/ Instagram

3. No menu que abrir, vá em Adicionar publicação ao seu Story;

4. A ferramenta de edição do Story será aberta. Ao tocar sobre a imagem da publicação, é possível definir dois tipos de exibição. Com borda, na qual aparecem o nome do perfil e o início do texto da publicação; ou sem borda, apenas com a imagem e o @ do perfil;

colocar link nos stories do Instagram

5. Faça as edições que julgar necessárias, como incluir texto, mudar a cor do fundo, inserir imagens, entre outros. Depois, conclua a publicação em Seu Story.

Assim, é criado um link no Story. Seus seguidores serão redirecionados ao post original ao tocar sobre a imagem. Assim, conseguirão ver o vídeo ou foto e conteúdo completo da publicação.

Compartilhe o link nos Stories do Facebook

Diferentemente do Instagram, o Facebook permite que qualquer usuário com conta ativa insira link nos Stories. Portanto, se tem um perfil, comercial ou não, na rede social e quer divulgar um site ou produto, veja como é simples.

1. Primeiramente, copie o endereço do link que deseja publicar no Stories do Facebook;

  • Acesse o site pelo navegador de sua preferência e toque na barra de endereço. Se for pelo Chrome, surgirá o ícone de dois retângulos, toque sobre ele para copiar o link.

2. Abra o Facebook e toque em Adicionar ao Story para criar a publicação;

link no Facebook Stories

3. Na ferramenta Criar Story, vá na opção Texto;

4. Agora, cole o endereço do link. Para isso, toque na tela e segure por alguns segundos. Surgirá a opção Colar. Toque sobre ela;

5. Aperte a tecla Enter do teclado para que o endereço seja lido pelo Facebook e se transforme em um link;

Link Facebook Stories

6. Sugerimos que inclua algum conteúdo de texto para complementar. Para isso, apague o endereço colado, redija a chamada de texto e toque em Avançar. Se quiser publicar apenas o link, vá logo em Avançar;

  • Vale lembrar que o link “puxa” a imagem usada pelo site.

7. Finalize a publicação em Compartilhar no Story.

Como divulgar vários links em um link só

linktree

Gostaria de divulgar vários links, mas o espaço no Bio ou no Story do Facebook é limitado? Saiba que é possível recorrer a ferramentas que geram uma página capaz de redirecionar para diversas URLs.

Uma das mais conhecidas é o Linktree. O usuário pode criar uma conta gratuitamente no serviço, escolher sua URL https://linktr.ee/suaurl e incluir os links que deseja incluir na página. Depois, é só divulgar o link criado pelo Linktree e os seus seguidores poderão escolher qual ou quais acessar.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.