Aprenda como colocar música no iPhone pelo PC ou Mac


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Passar música do PC para o iPhone é um processo bastante simples. Em computadores com Windows ou macOS Mojave (ou sistemas mais antigos) podem fazer o processo através do iTunes. Já os aparelhos com macOS Catalina devem usar o Finder para colocar a música no iOS. Nos dois casos, é preciso usar um cabo USB.

Se prefere algo mais prático e livre de fios, é possível recorrer a serviços de transferência ou armazenamento na nuvem, como o iCloud e o AirDrop. Ou simplesmente assinar um serviço de streaming.

O AppGeek mostra como salvar músicas no iPhone através de todos esses métodos para que escolha o seu preferido.

Como colocar música no iPhone pelo PC

Este passo a passo é útil para usuários do Windows ou de Macs com o sistema macOS Mojave ou mais antigo. Nesses casos, para passar música do PC para o iPhone é necessário ter a versão mais recente do iTunes instalada em seu computador.

Também é preciso ter a versão mais atual do Mac OS ou uma edição atualizada do Windows 7 ou superior. No iPhone, o sistema também deve estar atualizado.

Além das canções, o processo também permite transferir vídeos, fotos, contatos, playlists, entre outros arquivos. Tenha em mãos o cabo USB que acompanha o smartphone.

1. Abra o iTunes;

2. Em seguida, conecte seu iPhone ao computador com o cabo USB;

3. O ícone do iPhone surgirá no canto superior esquerdo da tela do programa. Clique sobre ele;

Como colocar música no iPhone
Reprodução/ Apple

4. Na coluna Ajustes, situada no canto direito da tela, clique sobre Música. Se quiser compartilhar com o telefone outro tipo de conteúdo, como Fotos, basta selecionar o item correspondente;

Como colocar música no iPhone
Reprodução/ Apple

5. Na tela que abrir, marque a caixa ao lado da opção Sincronizar, no topo da tela;

6. É possível escolher se deseja enviar toda a biblioteca para o iPhone ou se prefere selecionar as opções manualmente;

7. Ao concluir, vá em Aplicar. Caso a sincronização não ocorra automaticamente, clique em Sincronizar.

Como importar uma música do PC para o iTunes

Para passar as músicas do computador para o iPhone pode ser necessário que os arquivos tenham que ser importados para o iTunes. Se ainda não sabe como fazer, não se preocupe, o processo é bastante simples.

Primeiramente, abra o iTunes. Depois, siga o caminho: Arquivo → Adicionar à Biblioteca ou Adicionar Pasta à Biblioteca Clique sobre o arquivo ou pasta Abrir.

A Apple explica que, ao realizar o procedimento acima, o arquivo em si não é transferido para a pasta do iTunes. É criada uma referência a ele, uma espécie de caminho para acessar o arquivo na sua pasta de origem.

Por isso, é possível que algumas músicas não consigam ser reproduzidas no app.

Como colocar música no iPhone pelo Mac

Usuários do macOS Catalina devem sincronizar o Mac com o iPhone através do Finder. O processo é bastante semelhante àquele realizado com o iTunes.

Nesse caso, também é necessário usar o cabo USB para realizar o procedimento. Além da transferência de música, também pode ser usado para enviar para outros tipos de arquivos, como fotos, vídeos, entre outros.

1. Abra uma janela do Finder;

2. Conecte seu iPhone ao Mac com o cabo USB;

3. Na coluna do lado esquerdo da tela, será exibido o nome do iPhone. Clique sobre ele;

Como colocar música no iPhone
Reprodução/ Apple

4. Pode ser que o computador pergunte se o dispositivo é confiável. Confirme;

5. Na aba superior da tela do dispositivo, selecione a aba Música;

6. Em seguida, marque a caixa ao lado de Sincronizar;

7. É possível escolher se deseja enviar toda a biblioteca para o iPhone ou se prefere selecionar as opções manualmente;

8. Ao concluir, vá em Aplicar.

Outros métodos para colocar música no iPhone

A própria Apple sugere aos usuários de iPhone que utilizem algum dos métodos abaixo para transferir arquivos entre aparelhos. Dessa forma, é possível manter todos os dispositivos sincronizados e atualizados simultaneamente. Basta que estejam conectados à internet.

iCloud Drive

como passar música para o iPhone

O iCloud é o serviço de armazenamento na nuvem da Apple e integra todos os dispositivos que o utilizam com mesma Apple ID. Sendo assim, os arquivos salvos no iCloud podem ser acessados do iPhone, PC, Mac ou qualquer aparelho com o app instalado e ativado. Também são acessíveis pelo site iCloud.com.

Para ativar o iCloud no iPhone, basta seguir o caminho: Ajustes → seu nome → iCloudiCloud Drive. Os arquivos ficam disponíveis no app Arquivos.

Já no PC, é necessário baixar o iCloud para Windows. Então, basta abrir o programa, fazer o login com a mesma Apple ID e clicar em iCloud Drive e, depois, em Aplicar.

Enquanto isso, no Mac, deve abrir menu Apple, ir em Preferências do Sistema e clicar em ID Apple (essa opção não existe no macOS Mojave ou anterior). Agora, clique em iCloud e faça o login com a Apple ID. Depois, selecione iCloud Drive.

AirDrop

colocar música no iPhone

O AirDrop é um recurso que funciona apenas entre aparelhos da Apple e permite realizar transferências de arquivos entre dispositivos pela rede sem fio. Basta que estejam a menos de 9 metros um do outro e tenham as redes Wi-Fi e Bluetooth ativadas.

Depois, basta abrir o arquivo que deseja enviar e clicar no ícone de um retângulo com uma seta para cima. Escolha AirDrop entre as opções de compartilhamento e, em seguida, selecione o usuário para o qual fará a transferência.

A pessoa receberá uma notificação do envio. Basta tocar em Aceitar para iniciar a transferência.

Serviços de streaming

Outra forma de ouvir música no iPhone é baixar o app de um dos serviços de streaming de música disponíveis no mercado. Spotify, Apple Music, Deezer, YouTube Music, Amazon Music estão entre os mais conhecidos.

Essas plataformas costumam oferecer uma vasta biblioteca de músicas, assim como playlists temáticas e podcasts. A maioria deles conta com planos gratuitos, mas têm recursos limitados e são repletos de anúncios.

Já as versões pagas dão mais liberdade aos usuários para pular músicas e permitem até mesmo fazer download de faixas e programas para ouvi-los offline.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.