Como colocar senha em uma pasta no PC e proteger seus arquivos


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Colocar senha em uma pasta do Windows ainda não é possível de forma nativa. Mas há maneiras simples de proteger seus documentos, fotos, entre outros arquivos. Seja inserindo o password com o auxílio de apps terceiros, criptografando ou ocultando esses itens.

O AppGeek mostra como criar uma pasta com senha de forma simples e rápida, sem precisar ter qualquer conhecimento de programação.

Atenção: a empresa de segurança Avast recomenda salvar os arquivos protegidos por senha em um serviço de armazenamento na nuvem. Essa precaução evita a perda do conteúdo, no caso de esquecimento da senha ou do software de criptografia ser corrompido.

Como colocar senha em pasta do Windows

Para criar uma pasta protegida com senha no Windows é necessário recorrer a apps terceiros. Para esse passo a passo, optamos pelo Folder & File Locker, que é gratuito e fácil de usar.

1. Primeiramente, baixe o programa Folder & File Locker na Microsoft Store;

2. Concluído o download, abra o aplicativo. Será solicitada uma nova senha. Repita a senha no campo abaixo e vá em Okey. Essa será a senha utilizada para desbloquear as pastas do sistema;

Captura de tela do programa Folder & File Locker

3. Agora, será solicitado um e-mail de backup, para onde será enviada uma mensagem de recuperação de senha, caso a esqueça. Mais uma vez, digite a senha, indique um endereço privado e clique no ícone de um círculo com uma seta para concluir;

4. Se quiser organizar em sua própria pasta, clique no ícone de + com uma pasta, no canto superior direito da tela;

  • Se não quiser, o app aloca automaticamente os arquivos de acordo com a extensão. Entende que um item .mp3 é áudio, que .jpeg é imagem etc.

captura de tela do programa Folder & File Locker

5. Se tiver criado uma pasta, clique sobre ela para abrir. Em seguida, vá no ícone de +;

6. Clique em Importação para adicionar arquivos como documentos, fotos, vídeos e músicas disponíveis em seu computador;

7. Selecione o arquivo e pronto. Se quiser garantir totalmente a sua segurança, é recomendado que apague os originais do PC.

Quando quiser acessar o conteúdo protegido, abra programa Folder & File Locker. Será solicitada a senha criada no passo 2 sempre que usar o aplicativo.

Alguns formatos, como .doc, não podem ser aberto dentro do programa. No entanto, basta clicar com o botão direito sobre o arquivo e exportar novamente para o computador. Assim, conseguirá manter o material seguro, em um processo bastante rápido.

Como colocar senha e criptografar uma pasta do Windows

Pouca gente sabe, mas o WinRar, além de comprimir itens, o software gratuito permite proteger pastas com senha de forma criptografada. O único porém é que sempre que for abri-las, precisará descompactá-las antes.

Apesar de ter que realizar esse processo extra, a medida pode ser válida para quem preza pela segurança de fotos, documentos etc. O processo funciona somente para usuários do Windows 10.

1. Caso ainda não tenha o programa instalado, faça o download do WinRar em seu computador e siga as instruções de instalação;

2. Agora, vá à pasta que deseja proteger com senha e clique com o botão direito do mouse sobre ela. No menu que abrir, vá em WinRar → Add to archive...;

Captura de tela WinRar

3. Será aberta a caixa Archive name and parameters. Nela, é possível realizar uma série de ações, como as listadas a seguir:

  • Archive name: definir novo nome para pasta;
  • Archive format: escolher a extensão do arquivo que será comprimido (RAR, RAR4 e ZIP);
  • Compression method: indicar o nível de compressão, do Store ao Best. Quanto mais compactado é um arquivo de foto e imagem, mais qualidade é perdida. Quem precisa enviar um material, mas não quer ter tanta perda pode optar por compartilhar o conteúdo através de serviços de transferência de arquivos grandes gratuitos;

4. Ainda na janela Archive name and parameters, clique em Set password para definir a senha;

captura de tela do programa winrar

5. Digite uma senha no campo Enter password. Repita a mesma senha em Reenter password for verification e confirme em OK;

6. Conclua o processo clicando novamente em OK.

Aguarde alguns segundos e a pasta compactada e protegida por senha será criada. Ela ficará no mesmo local da pasta original, que deverá ser excluída, uma vez que é possível acessar seu conteúdo sem senha.

Como colocar senha em uma pasta no pen drive

Se quiser ter uma pasta protegida no pen drive, basta realizar o processo explicado acima no computador e, depois, enviá-la para o dispositivo. Apenas quem tem a senha criada por você conseguirá abri-la.

Como abrir os arquivos protegidos

captura de tela do programa winrar

Você poderá visualizar os arquivos da pasta protegida com senha pelo WinRar de duas formas. Uma delas é clicando com o botão direito do mouse sobre a pasta e, no menu que abrir, escolher Extract Files…. Selecione o local onde deseja guardar esses itens e digite a senha definida no passo 4, acima, para liberar a ação.

A outra forma é dando um clique duplo sobre a pasta em formato compactado e clicar duas vezes especificamente sobre o arquivo que deseja abrir. Em seguida, a senha será solicitada.

Outras formas de proteger dados no Windows

Como ocultar pasta no Windows

Uma forma mais prática, porém não tão segura, de manter seus arquivos longe de curiosos é a opção de ocultar. A pasta e os itens nela incluídos deixam de ser exibidos e não são mais indexados em pesquisas no sistema.

Mas, ainda assim, podem ser encontrados facilmente. De qualquer modo, é uma maneira de deixar conteúdos sensíveis guardados de forma mais discreta em sua máquina.

1. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta e, no menu que abrir, vá em Propriedades;

2. Em seguida, marque a caixa ao lado de Oculto e clique em Aplicar;

Captura de tela winrar

3. Marque a caixa ao lado do item Aplicar as alterações a esta pasta, subpasta e arquivos e clique em OK;

4. Finalize o processo em OK.

Note que o conteúdo não estará mais visível. Para acessá-lo, clique em Exibir, no topo da janela, e marque a caixa referente a Itens ocultos.

captura de tela do Windows sobre itens ocultos

Proteger pasta com criptografia no Windows

O recurso é útil para proteger seus arquivos caso alguém desautorizado use o seu computador. Somente terá acesso ao conteúdo quem souber sua senha de usuário no sistema.

Ou seja, se a pessoa entra como convidado ou com outro perfil, não conseguirá visualizar. A funcionalidade não está disponível para usuário do Windows 10 Home.

Para ativar, clique com o botão direito sobre a pasta que deseja proteger com criptografia e vá em Propriedades. Na janela que abrir, opte por Avançado. Na tela seguinte, marque a caixa ao lado de Criptografar o conteúdo para proteger os dados e conclua com OK.

De volta à janela Propriedade, vá em Aplicar e feche as opções novamente em OK.

Atenção: se for feito o login em sua conta, suas informações serão acessadas livremente. O bloqueio serve apenas para acessos realizados em outras contas. Se isso for um problemas, talvez seja melhor apostar em algum outro método indicado neste artigo.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.