Saiba como baixar músicas e usar o Spotify offline


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Baixar músicas do Spotify é um recurso nativo disponível para os usuários dos planos pagos do serviço. A função permite ouvir as faixas no celular ou no computador sem gastar os dados ou precisar estar conectado à internet.

A plataforma de streaming garante o download de 10 mil faixas por dispositivo, em até cinco aparelhos diferentes. Vale ressaltar que os itens baixados não são exportados para fora do aplicativo, o que significa que só podem ser tocados dentro do próprio programa.

Confira a seguir como baixar músicas do Spotify no celular, computador e como ativar o modo offline no smartphone e no PC.

Como baixar músicas do Spotify no celular

Para fazer o download de canções, álbuns, playlists ou podcasts, é necessário baixar e instalar o app do Spotify no seu dispositivo Android ou iOS. Além disso, é necessário ter uma assinatura Premium, conexão com a internet (de preferência Wi-Fi) e, ao menos, 1GB disponível na memória do equipamento.

1. Abra o programa;

2. Acesse o álbum ou playlist na qual a música desejada está inserida;

3. Toque sobre o ícone de três pontinhos localizado ao lado do nome da faixa;

4. Na tela que abrir, selecione a opção Salvar;

Baixar músicas do Spotify no celular

5. Para ouvir a canção, vá na aba Sua Biblioteca e, depois, abra a pasta Música.

Como baixar um álbum ou playlist do Spotify no celular

1. Abra o aplicativo;

2. Acesse o álbum ou playlist que deseja fazer download;

3. Na parte superior direita da tela, ative a chave da opção Baixar;

Baixar um álbum ou playlist do Spotify para o celular

4. Para escutar o álbum ou a playlist offline, acesse a aba Sua Biblioteca e, em seguida, abra a pasta Música.

Como baixar um podcast do Spotify no celular

1. Abra o app;

2. Abra o podcast que deseja baixar para escutar offline;

3. Toque sobre o ícone de uma seta para baixo, situado sob o nome do episódio que quer salvar;

Baixar podcast do Spotify no celular

4. Para ouvir o podcast, vá na aba Sua Biblioteca e , em seguida, na pasta Podcast. O arquivo estará disponível na seção Episódios baixados.

Como ativar o modo offline do Spotify no celular

A aplicação permite ativar manualmente o modo offline, ideal para quem quer economizar os dados móveis. Quando essa configuração é ativada, o usuário só consegue ouvir os arquivos que foram baixados previamente no app.

1. Abra o Spotify;

2. Acesse a aba Sua Biblioteca;

3. Toque no ícone de engrenagem para aceder as configurações do app;

4. Na seção Reprodução, ative a chave da opção Modo Offline.

Como baixar músicas do Spotify no PC

Para fazer o download de canções no computador, é preciso baixar e instalar o app do Spotify na máquina. A versão para desktop, entretanto, não oferece a possibilidade de baixar álbuns ou podcasts.

1. Abra o programa;

2. Vá ao álbum ou playlist na qual a música que deseja baixar está inserida;

3. Para fazer baixar a faixa, clique sobre o ícone de três pontinhos e, no menu que abrir, clique em Salvar na sua Biblioteca;

Baixar música do Spotify no PC

4. Para ouvir, acesse a aba Sua Biblioteca e, em seguida, abra a pasta Música.

Como baixar playlists do Spotify no computador

1. Abra o Spotify;

2. Acesse a playlist a qual deseja fazer download;

3. Para baixar, é necessário seguir a playlist. Caso ainda não o faça, clique sobre o botão Seguir, situado na parte superior da tela;

4. Em seguida, ative a chave da opção Baixar;

Baixar uma playlist do Spotify no PC

5. Para ouvir as músicas, vá em Sua Biblioteca e, depois, abra a pasta Música.

Como ativar o modo offline no computador

Assim como no app para dispositivos móveis, o programa para computadores também permite a ativação manual do modo offline. Veja como é simples:

1. Abra o Spotify;

2. Caso utilize o sistemaMAC OS, clique em Spotify no menu Apple, situado na parte de cima da tela. Se for usuário doWindows, vá no ícone de três pontinhos, na parte superior do display e clique em Arquivo;

3. Independente do sistema operacional, selecione a opção Modo offline.

Não consigo baixar as músicas. E agora?

Segundo o próprio Spotify, o usuário pode não conseguir fazer o download de arquivos caso não disponha de espaço suficiente no aparelho ou tenha atingido o número-limite de 10 mil músicas por dispositivo.

Para que os itens baixados continuem ativos, é preciso acessar a conta pelo menos uma vez a cada 30 dias. Caso contrário, será necessário refazer todo o processo.

O serviço também destaca que algumas músicas podem desaparecer da lista dos itens baixados por diferentes razões.

Entre os motivos estão o fato de uma mesma conta ter feito downloads em mais de cinco dispositivos distintos, de o app ter sido instalado há pouco tempo ou precisar ser atualizado para uma versão mais recente.

Também pode ser que haja um mau funcionamento do cartão SD, caso o aparelho tenha o acessório acoplado. Por fim, é possível ainda que o conteúdo não esteja mais disponível na plataforma de streaming ou tenha sido removido de uma playlist.

Vantagens do Spotify Premium

Para baixar músicas no Spotify é necessário ser assinante de um plano pago do serviço. Além do download de arquivos, o pacote Premium oferece a remoção de anúncios e a possibilidade de pular as faixas quantas vezes quiser.

Caso ainda não seja assinante, é possível testar o serviço gratuitamente por 30 dias. Depois deste período, caso não cancele a assinatura, a mensalidade será cobrada.

Estão disponíveis para adesão os planos individual e familiar, que permite dividir a conta com até cinco pessoas que vivam no mesmo endereço.

Estudantes universitários com mais de 18 anos têm desconto na mensalidade, mas precisam comprovar que estão inscritos em uma instituição superior de ensino. A verificação da matrícula é feita através do serviço SheerID.

Caso não queira assinar o Spotify, mas tenha interesse em fazer o download de MP3, há alguns sites que permitem baixar músicas grátis, de todos os estilos, legalmente.

E ainda: se o objetivo é animar o ambiente cantando, confira 6 apps de karaokê para apaixonados por música.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.