Como bloquear ligações indesejadas e de números desconhecidos


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Bloquear chamadas indesejadas se tornou essencial para quem recebe as insistentes ligações de telemarketing todos os dias. É possível impedir o recebimento desses telefonemas de números desconhecidos nos celulares Android e iPhone de três formas diferentes.

Alguns smartphones permitem bloquear as ligações de forma nativa, sem baixar nada. Naqueles em que isso não é possível, basta fazer o download um app que adiciona essa função. Há ainda a possibilidade de recorrer ao site Não me Perturbe, no qual se pode solicitar o bloqueio de números de telefone de instituições específicas. Confira!

De forma nativa

Tanto o iPhone quanto alguns aparelhos Android permitem bloquear chamadas de números indesejados através do próprio sistema. Isso significa que, nesses celulares, não é preciso baixar nenhum aplicativo para evitar ligações inconvenientes.

Android

O recurso a seguir está disponível em smartphones com Android 7.0 ou superior de marcas como Samsung, Xiaomi, Motorola, entre outras. A forma de acessar a funcionalidade pode variar um pouco de uma fabricante para a outra.

1. Toque sobre o ícone de um telefone;

2. Na tela que abrir, toque sobre o ícone de três pontinhos, no canto superior direito da tela;

Passo a passo de como bloquear chamadas nas configurações do Android

3. Agora, vá em Configurações;

4. Opte por Números bloqueados, Bloquear números ou algo semelhante;

Passo a passo de como bloquear chamadas nas configurações do Android

5. Ative a chave ao lado de Desconhecido.

Pronto, agora, você não receberá mais chamadas de números desconhecidos.

Se, por acaso, quiser bloquear apenas um número específico, também é possível. Depois que o telefone parar de tocar, vá novamente no ícone de telefone e acesse a aba Recentes, na parte inferior da tela.

Toque sobre o número que deseja bloquear e segure durante alguns segundos. No menu que abrir, escolha Bloquear/ denunciar spam. Depois, confirme em Bloquear e pronto.

Como bloquear chamadas de números específicos no Android

iPhone

O recurso de bloqueio de números indesejados está disponível em iPhones com iOS 13 ou superior.

1. Vá em Ajustes e, depois, role a tela e toque sobre a opção Telefone;

2. Em seguida, vá em Silenciar Desconhecidos;

Passo a passo de como bloquear chamadas nas configurações do iPhone

3. Ative a chave ao lado de Silenciar Desconhecidos.

Se quiser bloquear apenas um número específico, toque sobre o ícone de telefone. Na tela que abrir, opte pela aba Favoritos, Recentes ou Voicemail. Em seguida, vá ao ícone de i, ao lado do número que deseja bloquear e, então, toque em Bloquear este chamador. Confirme em Bloquear contato.

Como bloquear chamadas de números específicos no iPhone

Pelo site Não Me Perturbe

Como bloquear chamadas pelo site Não Me Perturbe

O site Não Me Perturbe é uma iniciativa privada criada para evitar chamadas indesejadas de prestadores de serviços de telecomunicações e instituições financeiras. Esses dois setores são os principais responsáveis pelas ligações de spam recebidas no Brasil.

Através da página, os usuários pedem para que seu número seja incluído em um banco de dados para receber contatos telefônicos provenientes desses ramos. Desse modo, param de receber chamadas com ofertas de empréstimo e cartão de crédito consignado. Assim como propostas de telefone móvel, fixo, TV e Internet.

Se quiser incluir o seu número no cadastro, siga os passos abaixo. O prazo para efetivação do bloqueio é de até 30 dias a partir da data da solicitação.

1. Acesse o site do serviço Não Me Perturbe e, no topo da tela, clique na opção Cadastrar;

Como bloquear chamadas pelo site Não Me Perturbe

2. Na tela seguinte, insira os dados solicitados. São eles: nome, sobrenome, CPF, e-mail e senha. Concorde com os termos de uso e confirme em Enviar;

3. Será enviado um e-mail de confirmação para o endereço cadastrado. Aguarde alguns minutos e confira se recebeu. Abra a mensagem e clique no botão Validar e-mail;

4. Você será direcionado ao site do Não Me Perturbe novamente, com a informação de que o cadastro foi validado. Clique em Prosseguir para fazer o login;

Como entrar no cadastro do site Não Me Perturbe

5. Agora, insira o e-mail e senha cadastrados no passo 2 e confirme em Enviar;

6. Na página que abrir, clique no botão Novo Bloqueio;

7. Na tela seguinte, insira o DDD e o número do telefone no qual quer evitar o recebimento de ligações inconvenientes;

Como escolher as empresas que bloquear no site Não Me Perturbe

8. Abaixo, marque as caixas ao lado do nome das empresas das quais não quer mais receber telefonemas com ofertas. É possível marcar todas de uma vez ao marcar as caixas ao lado de Todas abaixo. Confirme em Enviar;

9. Se surgir uma caixa de confirmação, vá em OK;

10. Será enviado um código de 6 dígitos, via SMS, para o número cadastrado. Insira o código na tela exibida e confirme em Enviar.

Inserindo o código recebido por SMS no site Não Me Perturbe

Será emitido um comprovante de solicitação de bloqueio, com o nome de todas as empresas incluídas por você. Para salvar, clique em Imprimir e, na tela seguinte, opte por Salvar como PDF → Salvar.

Se tiver alguma dúvida de como salvar, nosso guia Como salvar uma página da internet em PDF no PC e no celular mostra o passo a passo em detalhes.

Com a ajuda de um app

Se o seu celular não oferece o recurso de bloqueio de números de modo nativo, é possível recorrer à ajuda de apps terceiros. No passo a passo a seguir, usaremos o aplicativo Whoscall, disponível de graça para Android e iOS.

Portanto, antes de começar, faça o download do programa em seu smartphone.

Android

1. Abra o app Whoscall e toque em Continuar;

2. Opte por Aceitar e continuar para alterar as configurações do sistema;

Como bloquear chamadas como o app Whoscall no Android

3. Em seguida, marque o Whoscall como app padrão de identificação de chamada e spam e de telefone. Confirme em Definir como padrão nas duas vezes;

4. Pode ser que o app solicite que possa se sobrepor a outros. Marque a chave ao lado da opção;

5. Agora, volte para o app e informe o DDD de seu telefone;

6. Em seguida, toque em Bloquear, na parte de baixo da tela;

7. Então, escolha o tipo de ligação que quer bloquear, tocando sobre elas. As opções são:

  • Bloquear ligações de operadoras
  • Bloquear ligações de bancos
  • Bloquear ligações de outros DDD;

Como bloquear chamadas como o app Whoscall no Android

8. É possível escolher apenas uma ou as três opções. Ao tocar sobre alguma delas, precisará ativar a chave ao lado do nome da operadora, banco ou código de DDD indesejado;

9. Se quiser, ainda na seção Bloquear, pode escolher bloquear números privados, bem como internacionais. Também pode optar por não receber chamadas de telefones que não estão adicionados à sua agenda de contatos;

Como bloquear chamadas como o app Whoscall no Android

10. Por fim, caso queira bloquear um número específico, basta tocar sobre o ícone de +, no final da seção Bloquear. Você pode digitar o número ou adicionar um do histórico de chamadas, de mensagens recentes, da lista de contatos ou que comecem com #.

iPhone:

1. Abra o app Whoscall e toque em Ativar agora;

2. Será aberta a tela de configurações. Vá em Bloqueio e identificação e, em seguida, ative as chaves ao lado de Whoscall - Number lookup, Whoscall - Blocking list e Whoscall - Offline database;

Como bloquear chamadas como o app Whoscall no iPhone

3. De volta ao app Whoscall, baixe os dados de identificação de chamada em Baixar agora. Aguarde o processo ser concluído. Automaticamente, o serviço irá bloquear todas as chamadas que considerar potencialmente perigosas ou que sejam de serviços telefônicos ou de bancos;

4. Se não quiser receber a ligação de um número específico, toque em Bloqueio;

Como bloquear chamadas como o app Whoscall no iPhone

5. Na tela seguinte, toque em +, ao lado da opção Bloquear por número;

6. Insira o número de telefone indesejado e conclua em Adicionar.

Outras opções de apps de bloqueio de chamadas:

AppGeek recomenda:

Atualizado em
Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.