Saiba como bloquear SMS e dar adeus a mensagens de texto indesejadas


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Apesar de ser um recurso cada vez menos utilizado, ninguém gosta de receber mensagens de texto indesejadas. Por isso, o AppGeek resolveu explicar como bloquear SMS de números específicos. E é possível fazer isso de forma nativa no Android, sendo um passo a passo bem simples.

Bloquear o recebimento de SMS pode ser um benefício para aqueles que vivem recebendo publicidade por mensagens ou ainda um contato que não para de incomodar. E o dono do número nunca saberá oficialmente sobre o bloqueio. Confira o tutorial!

Como bloquear SMS sem instalar nada

1. Abra o aplicativo de Mensagens;

2. No canto superior direito, clique sobre os três pontos para mais;

3. Toque sobre a opção Contatos bloqueados;

  • Em algumas versões do Android, a opção aparecerá como Lista de bloqueio.

Como bloquear SMS de números indesejados

4. Na próxima tela, toque em “ + “ para adicionar o número a ser bloqueado;

Aqui, você contará com as seguintes opções:

  • Escolher nos contatos;
  • Escolher nos registros de chamadas recentes;
  • Inserir número;
  • Inserir um número SIP.

Como bloquear mensagens de texto de números indesejados

5. Escolha uma das opções e então toque no tique () para finalizar.

Pronto! Em cinco passos você deixa de receber mensagens de texto indesejadas, sem precisar mais marcar SMS como lidos mesmo sem ter interesse no conteúdo. Ao finalizar a seleção de números que gostaria de bloquear, surgirá na tela a lista de pessoas que não poderão mais enviar mensagens para você.

Caso queira ir além e não receber, inclusive, ligações de alguns dos contatos bloqueados, basta tocar sobre um deles para ter acesso às seguintes opções:

  • Bloquear chamadas e SMS;
  • Bloquear apenas chamadas;
  • Visualizar contato;
  • Remover da lista de contatos bloqueados.

Como bloquear SMS, chamadas e ligações de números indesejados

Para bloquear as chamadas, selecione a primeira opção. Assim, quando a pessoa efetuar uma ligação para você, a operadora já não irá redirecioná-la ao seu número. Paz de espírito para quem já não aguenta mais certas ligações!

O procedimento é bastante similar no iPhone, bastando acessar o app de mensagens e, nas Configurações, efetuar o bloqueio.

Como saber se o seu número foi bloqueado

Apesar de não ser uma das melhores sensações do mundo, saber se teve o número bloqueado por alguém pode servir para ter certeza e, assim, seguir em frente.

Vale lembrar que, caso alguém tenha bloqueado o seu número, é porque esta pessoa não deseja receber suas ligações ou até mesmo mensagens. Por isso, utilize do bom senso na hora de decidir confrontar!

Como saber se o seu número foi bloqueado

Ligue para o contato

Faça uma ligação normalmente. Caso o toque de chamada não passar de dois, há a possibilidade de a pessoa ter o celular desligado ou bloqueado o seu número. É claro que podem haver outras razões, então não tire conclusões precipitadas.

Ligue para o contato com o telefone de outra pessoa

Se a pessoa bloqueou o seu número, é muito provável que irá atender a ligação de outro número. Se atender, o indivíduo realmente não tem interesse em falar com você. Peça para o amigo arranjar uma desculpa para finalizar a chamada.

Daqui para a frente, todas as ações estão sob sua conta e risco: seguir a vida ou confrontar o contato, caso não veja uma explicação clara para o bloqueio. No entanto, se você desconfia ou sabe bem a razão para que ele tenha tomado esta medida extrema, talvez seja melhor não incomodar.

Mande mensagem no WhatsApp ou outros mensageiros

Se você realizou as duas ações citadas acima e ainda assim acha que precisa de mais uma prova de que foi realmente bloqueado, uma das dicas é enviar uma mensagem utilizando um serviço de mensagens instantâneas.

Isto porque essas ferramentas utilizam a internet e, por isso, muito provavelmente o contato receberá as suas mensagens. No entanto, se não obtiver resposta, é um sinal claro que a pessoa tinha motivo o suficiente para o bloqueio e, portanto, não tem interesse em falar com você.

É uma situação delicada e, às vezes, triste. Porém, se chegou ao ponto de bloqueio, talvez a melhor opção seja deixar para lá e seguir a vida. Quem sabe um dia tudo volta ao normal. Caso não volte, é porque o contato viu que continuar recebendo suas ligações ou mensagens não era o que queria naquele momento.

Não se deprima! Arrume novos contatos e viva a sua vida. O AppGeek tem ótimas indicações de app para conhecer pessoas novas e fazer amigos. Mas se a situação envolvia um casal, quem sabe é hora de focar em outras coisas, como no trabalho.

Mas se já está tudo resolvido e, na verdade, você quer encontrar o par ideal, temos 9 apps de relacionamento para dar uma forcinha!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.