Descubra como cancelar envio de e-mail no Gmail e no Outlook


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Cancelar o envio de email não é uma das tarefas mais simples. No Gmail pode até ser, mas por apenas 30 segundos. No Outlook, é um pouco mais complicado. No entanto, é possível fazer isso caso o arrependimento bata após enviar uma mensagem que não deveria ou que não foi muito bem pensada. O AppGeek explica como!

Apesar de pouco tempo, 30 segundos pode fazer a diferença para não enviar um e-mail comprometedor para o chefe ou um desabafo para a pessoa errada. Confira abaixo como cancelar o envio de emails no Gmail e no Outlook.

Como cancelar o envio de um e-mail no Gmail

1. Abra o Gmail;

2. No canto superior direito, clique sobre a engrenagem;

Como cancelar envio de email no Gmail

3. Acesse as Configurações;

4. Vá até Cancelar envio e escolha o período de tempo para efetuar o cancelamento de um email enviado;

  • As opções vão de 5 a 30 segundos.

Como cancelar envio de e-mail no Gmail

5. Role até o rodapé e clique em Salvar alterações.

Pronto! Agora, sempre que enviar uma mensagem, você terá até 30 segundos para decidir cancelar o envio. Assim que clicar no botão de Enviar, aparecerá a opção Desfazer no canto inferior esquerdo. Nos próximos segundos, basta clicar nesta opção para que o envio seja desfeito.

Apesar de 30 segundos de tempo máximo não ser muito, é uma alternativa para caso tenha esquecido de incluir um anexo ou tem algo mais a escrever (ou até mesmo se bateu aquele arrependimento repentino de ter dito algo que não queria).

Como cancelar envio de e-mail no Outlook

Para poder cancelar o envio de um email no Outlook, é preciso utilizar o software da Microsoft dedicado ao serviço. A versão web não fornece a opção de cancelamento do envio. Por isso, utilize as versões Outlook 2016, 2013, 2010 ou 2008. O serviço de email do Office 365 também permite o procedimento.

No entanto, a Microsoft informa que só é possível cancelar o envio se o destinatário também utilizar um serviço de e-mail da companhia de Bill Gates, como o Office 365 ou o Microsoft Exchange. Isto limita e muito o bloqueio de mensagens que você gostaria de cancelar.

1. Abra o Outlook;

2. Em Itens enviados, clique sobre a mensagem que deseja cancelar;

3. Na seção de Mensagem, selecione a opção Ações;

4. Clique sobre Cancelar Mensagem Enviada;

Aqui você poderá selecionar entre duas opções:

  • Excluir cópias não lidas desta mensagem
  • Excluir cópias não lidas e substituí-las por uma nova mensagem.

Caso opte pela segunda opção, poderá reescrever ou fazer ajustes no conteúdo e reenviar a mensagem.

5. Para finalizar, clique em OK ou Enviar, caso esteja enviando outra mensagem.

Apesar das limitações, pode ser útil para quem é adepto dos serviços de email da Microsoft. Entretanto, apesar de ser uma das formas de troca de mensagens mais antigas na internet, o e-mail funciona como um correio eletrônico.

É quase como enviar uma carta pelos Correios e querer o envelope de volta depois que ele já seguiu para o destinatário.

Envio de e-mail

Por isso, a maneira mais eficaz de evitar arrependimentos ao enviar um email é sempre ler e reler o que escrever, ter a certeza de que todos os anexos estão corretos e o que está escrito coerente e coeso. Tome isto como uma prática e faça seus emails muito mais atrativos, sem correr o risco de querer cancelar o envio.

E se quiser escrever fora do sistema de envio para não correr riscos, o AppGeek indica os melhores editores de texto da atualidade. Mas se quer mais produtividade ao utilizar o Windows, saiba quais são todos os atalhos do sistema operacional!

Porém, se o e-mail já foi enviado e na verdade causou um coração partido, que tal seguir em frente com esses 9 apps de relacionamento para encontrar o par ideal?

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade e nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, etc.