Veja como é fácil criar anúncio no Facebook e no Instagram


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Atualmente, se alguém não está no Instagram, está no Facebook. Por sua vez, a rede social é dona do Instagram e os recursos para criar anúncio estão em uma plataforma que criada especificamente para isso. O AppGeek explica como usá-los!

A integração entre os serviços é uma das facilidades na criação de campanhas e outras promoções. Por isso, se você tem uma página no Facebook e no Instagram e quer criar um anúncio para alavancar o potencial do perfil ou negócio, este passo a passo pode facilitar as coisas.

Primeiramente, antes de começar, visualize os anúncios que aparecem no Facebook e no Instagram. Isto porque é importante já ter uma ideia do que quer que apareça para os usuários das redes sociais. Ou seja, antes de começar, pense nas imagens ou vídeos para utilizar, texto para a legenda e o público-alvo da sua ação de marketing.

Como criar anúncio no Facebook e Instagram

1. Acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook;

2. Clique no botão Criar;

  • Aqui, você poderá escolher entre duas opções de criação de anúncios: campanhas completas e estruturas de campanhas. Além disso, é possível escolher criação guiada, se você ainda não domina as ferramentas das redes sociais, ou criação rápida, caso já tenha alguma experiência.
  • Para este tutorial, o AppGeek resolveu criar uma campanha completa.

Criar anúncio no Facebook e no Instagram

3. Selecione o objetivo da campanha de marketing;

Criar anúncio no Facebook e no Instagram


4. Indique o público-alvo da ação;

  • Este passo é muito importante, pois pode ser um fator-chave no sucesso do anúncio. Por exemplo, se está em busca de vender algo em São Paulo, especifique que o público que busca vive em São Paulo. Quanto mais específico for, mais chances de ter a campanha visualizada por quem realmente pode se interessar pelo que está anunciando.

Criar anúncio no Facebook e no Instagram

5. Depois de definido o público-alvo, role a página até Posicionamentos;

  • Se optar pelo posicionamento automático do Facebook, o anúncio será exibido onde os algoritmos da rede social veem melhor desempenho. No entanto, você pode fazer o posicionamento da sua campanha manualmente, através da opção Editar posicionamentos.

Criar anúncio no Facebook e no Instagram

6. Role a página para baixo e vá para Orçamento e programação;

  • Aqui você define o quanto quer gastar em ambas as redes sociais. Por padrão, o Facebook deixa um orçamento diário de R$ 5. Mas é possível alterar o valor para R$ 1 por dia, se quiser. O padrão do orçamento vitalício é de R$ 350, valor que também pode ser alterado de acordo com as suas necessidades.
  • Vale lembrar: o orçamento diário é uma média. Ou seja, alguns dias você poderá gastar mais, outros menos. No entanto, o valor cobrado não ultrapassará aquele delimitado por você, na hora de definir o orçamento de campanha.

7. Após definir o orçamento, clique em Continuar;

Criar anúncio no Facebook e no Instagram

8. Na próxima tela, na seção Identidade, selecione a página do Facebook que deseja criar o anúncio.

  • Caso a página não tenha uma conta no Instagram, é possível fazer login no Instagram com o perfil em que deseja veicular a campanha.

Criar anúncio no Facebook e no Instagram

8. Na próxima página, é hora de definir o formato do anúncio;

9. Depois de escolher o Formato, selecione as mídias (imagem ou vídeo) que utilizará na campanha. Então, na seção Texto, basta escrever o que quer que apareça para os internautas ao visualizarem o anúncio;

Criar anúncio no Facebook e no Instagram

10. Para finalizar, clique em Confirmar.

Pronto! Ao confirmar, seu anúncio passará por uma auditoria da equipe do Facebook para saber se está tudo certo e dentro das diretrizes das redes sociais de Mark Zuckerberg.

Após a confirmação por parte do Facebook, o anúncio estará disponível nas duas redes sociais e, quem sabe, já trazendo visualizações e engajamento!

Porém, um anúncio pode não ser a maneira mais eficaz de se ganhar seguidores fiéis. É claro que ajuda ter seu perfil ou marca visto por milhares de pessoas todos os dias, uma mão na roda para ser reconhecido.

No entanto, uma boa utilização das redes sociais e pequenas ações podem valer tanto quanto uma campanha de marketing. O AppGeek dá algumas dicas para não fazer feio no Facebook ou no Instagram!

Dicas para fazer sucesso nas redes sociais

Fazer sucesso no Instagram

1. Faça posts de qualidade

Ao postar algo, escolha bem as imagens e vídeos que quer compartilhar. Eles serão vistos por vários seguidores e podem marcar o nível de qualidade que muitos tomarão como referência de toda a página ou perfil.

Portanto, é bom estar sempre atento para não cometer erros graves em textos, postar vídeos com áudios ruins ou fotos que não são nítidas. Pense em como você gostaria de ter uma boa experiência na rede!

Importante: convém sempre postar na rede social manualmente. O Facebook e o Instagram não veem com bons olhos postagens que venham de aplicativos de terceiros, como aqueles que são muito utilizados em sites e blogs.

2. Poste com regularidade

Uma página ter muitas curtidas ou um perfil ter muitos seguidores não significa que todos aqueles internautas são realmente ativos na interação. Os algoritmos das redes sociais mostram o que há de mais relevante para cada usuário.

Postar com frequência aumenta as chances do conteúdo aparecer para mais pessoas e gerar engajamento, o que vai verdadeiramente impulsionar sua página ou perfil.

3. Esteja atento às estatísticas

É interessante também entender o ritmo dos seus seguidores, o que eles mais curtem e o que mais comentam. Esses dados podem ser importantes na hora de criar novos conteúdos para postar, assim você pode ter uma ideia do que já faz sucesso e investir mais em determinados tipos de postagem.

Estatísticas do Instagram

Além disso, estar atento aos horários que seus seguidores mais interagem com os conteúdos, qual o período em que o fluxo de mensagens aumenta ou diminui, entre outros índices de comportamento, é importante.

Isso ajudará na hora de ter que escolher uma boa hora para compartilhar aquela foto incrível ou o vídeo de apresentação de um produto!

4. Interaja com os seus seguidores

Sempre responda as mensagens que chegarem no inbox com a máxima prioridade possível. Além de elevar sua credibilidade, você ganha o respeito dos seguidores, que não hesitarão em procurá-lo quando tiverem interesse no que você faz.

Também interaja fazendo enquetes ou pedindo a opinião dos seguidores sobre determinado assunto. Tudo isso fará com que ganhe fãs sem precisar comprá-los!

No entanto, se ainda for criar o anúncio, você precisa pensar muito bem em quanto investir, por quanto tempo, e avaliar se realmente vale a pena. Esteja ciente de que, muitas vezes, o trabalho para gerar engajamento é mais eficaz para se ter sucesso, ganhando seguidores fiéis, fãs da sua página!

E agora que já sabe como criar anúncios e tem dicas para aumentar o engajamento no Facebook e no Instagram, que tal dar uma olhada em ações para ganhar curtidas no Instagram? Temos ainda 6 ferramentas para ganhar seguidores no Instagram e as hashtags mais populares da atualidade por categoria!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.