Como escanear um documento no celular Android e iPhone sem baixar nada


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Precisa digitalizar um documento, mas não tem um scanner ou impressora multifuncional? Não se preocupe. É possível escanear documentos e fotos usando o celular, sem ter que baixar nada. Usuários do Android podem recorrer ao app do Google Drive, enquanto no iPhone o recurso está disponível no aplicativo Notas.

Confira abaixo como escanear, salvar em PDF e enviar o arquivo por e-mail pelo smartphone.

No Android

O app do Google Drive, por padrão, já vem instalado de fábrica em dispositivos Android. Mas, se por acaso, não encontrar o programa em seu celular, pode baixá-lo de graça na Play Store.

1. Abra o app do Google Drive e toque sobre o ícone de +, no canto inferior direito da tela;

Como escanear um documento no Android com o Google Drive

2. No menu que abrir, vá na opção Digitalizar;

3. Posicione o documento para que a câmera traseira faça a captura. Quando estiver bem enquadrado, toque sobre o obturador (círculo branco);

Como escanear um documento no Android com o Google Drive

4. Se, por acaso a digitalização não estiver da maneira desejada, toque sobre o x e repita o passo 3. Se estiver tudo bem, vá no ícone de check (✔);

5. Agora, é o momento de ajustar o documento. As opções são:

  • A) Alterar a cor: por padrão, a imagem será salva em preto e branco. Se quiser alterar, basta tocar sobre o ícone de uma paleta de tinta;
  • B) Girar o documento: toque sobre o ícone de uma seta com um losango para rodar a imagem a 45 graus;
  • C) Cortar: se, por acaso, tiver deixado uma margem muito grande na imagem ou não quiser salvar todo o conteúdo digitalizado, é possível cortar. Vá no ícone de um quadrado e, na imagem que abrir, arraste toque sobre os círculos e arraste para a posição que preferir.

    Finalizado o ajuste, vá em Concluído.

Como ajustar o documento digitalizado pelo Android

6. Se o documento tiver mais de uma página, toque sobre o ícone de +, no canto inferior esquerdo da tela. Então, deverá repetir os passos anteriores a cada nova página digitalizada;

7. Para finalizar o processo, vá em Salvar;

8. Dê um nome ao arquivo, escolha a pasta no Google Drive e conclua em Salvar.

O documento é salvo automaticamente em PDF. Se quiser baixar o arquivo para a galeria do celular, basta abrir o Google Drive, encontrar o documento e tocar sobre o ícone de três pontinhos ao lado do nome. No menu que abrir, vá em Download. O arquivo ficará disponível na pasta de downloads do Android.

No iPhone

O procedimento a seguir será feito através do app Notas. Por padrão, o programa já vem instalado no iPhone. Mas, caso não o tenha, basta fazer o download na App Store, caso tenha iOS 10.0 ou posterior.

1. Abra o app Notas e toque no ícone de um lápis sobre o papel para criar uma nova nota;

Como escanear documentos no iphone

2. Agora, vá ao ícone de uma câmera, na parte inferior da tela. No menu que abrir, opte por Escanear Documentos;

3. Enquadre o documento com a câmera traseira do iPhone e toque sobre o obturador (círculo branco) para capturar a imagem;

  • Se preferir, pode apenas apontar a câmera para o documento e aguardar que o app identifique automaticamente a folha de papel.

Como escanear documentos no iphone

4. Na tela seguinte, ajuste a imagem, cortando as bordas ou partes desnecessárias do documento, ao tocar sobre os círculos nas extremidades e arrastá-los para onde quiser. Se gostar do resultado, vá em Manter Escaneamento. Se não gostar, vá em Repetir;

5. Automaticamente, o app abre a câmera para escanear a página seguinte ou outro documento. Se houver mais, basta repetir os passos anteriores. Se tiver concluído, vá em Salvar e pronto.

Se quiser salvar o documento nos arquivos do iPhone, basta abrir o app Notas e, em seguida, a nota que contém a imagem. Então, toque sobre a imagem e, depois, no ícone de uma seta saindo de um quadrado, no topo da tela à direita.

Como salvar o documento escaneado no iPhone

Role o menu de opções e siga o caminho Salvar em arquivos → No meu iPhone. E pronto. Assim como no Android, por padrão, o arquivo é salvo como PDF.

Como enviar o documento por e-mail

Se teve que digitalizar um documento, é provável que precise enviar para alguém ou algum lugar, não é mesmo? Compartilhar o arquivo por e-mail é simples, como mostramos a seguir.

No Android

1. Abra o app Gerenciador de arquivos do Android;

2. Em seguida, vá em Downloads;

como enviar documentos escaneados por email no android

3. Busque pelo documento digitalizado. Toque sobre o círculo ao lado do nome do arquivo para marcá-lo;

4. Na parte de baixo da tela, vá em Enviar;

5. Selecione o app do Gmail. Depois, basta escrever a mensagem que deseja, inserir o assunto e o endereço de e-mail de envio e enviar. O documento já estará anexado.

No iOS

1. Abra o app Arquivos;

2. Toque sobre o documento escaneado;

como enviar documentos escaneados por email no iphone

3. Ao abrir, vá no ícone de uma seta saindo de um quadrado;

4. No menu que surgir, opte por E-mail;

5. Agora, deve redigir a mensagem e inserir o endereço de e-mail de envio. Por padrão, o iOS coloca o nome do arquivo no assunto, mas é possível alterar. Depois, é só enviar. O documento já estará anexado.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.