Saiba como fazer backup do WhatsApp e não perder conversas


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ao fazer o backup de conversas do WhatsApp, o usuário consegue transferir as mensagens e arquivos do aplicativo caso mude de aparelho. O procedimento pode ser feito através do Google Drive, em dispositivos Android, e no iCloud, nos iPhones.

Além do armazenamento na nuvem, os smartphones Android realizam automaticamente backup local todos os dias, às 2h. O conteúdo é salvo como arquivo. Ficam armazenadas no celular somente as sete últimas cópias.

O aplicativo não é capaz de salvar o histórico de conversas de iPhones em seus servidores. Assim, só é possível recuperar mensagens excluídas ao guardá-las no iCloud.

Se for fazer seu primeiro backup, é provável que o processo demore bastante tempo. Por isso, o WhatsApp recomenda que o celular esteja conectado a uma fonte de energia. Para evitar consumo excessivo de dados móveis e cobranças extras, também é fortemente indicado utilizar uma rede Wi-Fi.

Confira a seguir como fazer o backup de conversas do WhatsApp em celulares Android e iOS e não perder mais nenhuma mensagem.

Como fazer backup das conversas do WhatsApp no Google Drive (Android)

Para realizar o procedimento abaixo, é necessário ter uma conta do Google ativa vinculada ao smartphone e o app do Google Play Services instalado. Além disso, o celular precisa de espaço livre o suficiente para criar o arquivo de recuperação.

Os arquivos de backup do WhatsApp não são contabilizados pelo Google Drive. Isso significa que não ocupam os GB disponíveis. No entanto, se não forem atualizadas em um período de um ano, suas conversas serão excluídas automaticamente da nuvem.

É importante saber que o serviço do Google não protege as cópias de segurança com criptografia de ponta a ponta. A tecnologia, usada nas conversas do mensageiro, permite que somente os interlocutores consigam visualizar os conteúdos trocados.

1. Abra o WhatsApp como faz habitualmente;

2. Toque no ícone de três pontinhos, situado no canto superior direito da tela;

3. No menu que abrir, vá em Configurações;

Como fazer backup das conversas do WhatsApp

4. Agora, toque sobre o item Conversas;

5. Na tela seguinte, escolha a opção Backup de conversas;

6. Então, vá em Fazer backup no Google Drive;

Como fazer backup das conversas do WhatsApp

7. Na janela seguinte, opte pela frequência do processo: Nunca, Apenas quando eu tocar em “Fazer backup”, Diário, Semanal ou Mensal. Atente que, se optar por nunca, o procedimento não será feito;

8. Agora, selecione a conta do Google que deseja usar para realizar o backup no Google Drive;

9. Por fim, determine o tipo de conexão no qual queira que o aparelho faça o procedimento. Para isso, vá em Fazer backup em;

10. Na janela que abrir, opte por Wi-Fi ou Wi-Fi e celular. Lembre-se que o processo de backup costuma usar muitos dados e utilizá-lo em uma rede móvel pode acarretar um alto consumo e mesmo gastos extras.

Além do backup automático realizado na periodicidade escolhida, também é possível fazê-lo manualmente sempre que quiser. Para isso, basta repetir o processo acima até o passo 5 e, depois, tocar no botão verde Fazer backup.

Como restaurar um backup de conversas do WhatsApp

Perdeu todas as informações do seu aparelho ou comprou um novo? Não se preocupe, suas conversas no WhatsApp não serão perdidas. Para resolver a situação, basta restaurar o backup.

É necessário que esteja utilizando o mesmo número de telefone e conta do Google usados na criação da cópia de segurança.

1. Caso o celular seja novo, faça o download do WhatsApp para Android. Se for antigo, o recomendado é desinstalar e reinstalar o app em seguida;

2. Para reinstalar o app, vá em Concordar e Continuar;

3. Em seguida, informe seu número de telefone (que deve ser o mesmo em que realizou o backup), e siga em Avançar;

4. Confira seu número e confirme em OK;

5. Você receberá um código de segurança via SMS. O app irá inseri-lo automaticamente. Caso isso não ocorra, digite manualmente os números;

6. Logo, será exibida a seguinte mensagem: Para localizar e recuperar backups do Google Drive, permita que o WhatsApp acesse contatos, fotos, mídia e arquivos do seu aparelho. Toque em Continuar;

7. Então, dê permissão para que app acesse seus contatos e arquivos;

8. O mensageiro irá buscar pelo backup, o que pode demorar alguns segundos. Na tela seguinte, vá em Restaurar;

Como fazer backup das conversas do WhatsApp

9. Seja paciente e aguarde o processo de recuperação de mensagens e arquivos, que pode levar alguns minutos. Quando for finalizado, toque em Avançar;

10. O próximo passo é digitar o nome de usuário e, então, ir em Avançar.

Pronto, agora conseguirá acessar todas as mensagens do aplicativo de bate-papo.

Como fazer backup das conversas do WhatsApp no iCloud (iPhone)

Como dito anteriormente, o WhatsApp não salva cópias de segurança de iPhones em seus servidores. Portanto, se quiser futuramente recuperar suas conversas e arquivos, precisará realizar o backup no iCloud.

Para isso, é necessário que o aparelho esteja equipado com iOS 7 ou superior, bem como conectado à conta do iCloud com sua Apple ID. Também é preciso ter espaço livre disponível no serviço de hospedagem na nuvem e no iPhone.

Antes de começar, em dispositivos com iOS 7, o item Documentos e Dados precisa estar ativado (através do caminho Ajustes do iPhone → iCloud → Documentos e Dados).

Já em aparelhos com iOS 8 ou superior, a opção iCloud Drive (caminho: Ajustes do iPhone → toque em seu nome → iCloud) deve ser ligada.

Feito isso, basta seguir os passos abaixo:

1. Abra o WhatsApp como faz habitualmente e toque em ajustes;

2. Em seguida, selecione a opção Conversas;

3. Agora, opte por Backup de conversas;

4. Finalize o processo em Efetuar backup agora.

Para ativar o salvamento de cópias de segurança automático, vá em Auto Backup. Então, escolha com qual frequência deseja que o backup seja realizado.

Como recuperar o histórico de conversas do WhatsApp no iCloud

Para recuperar o histórico de conversas em outro iPhone, é necessário usar o mesmo número de telefone e conta do iCloud no qual o backup foi feito.

Como fazer backup das conversas do WhatsApp

De acordo com o próprio WhatsApp, primeiramente, é preciso checar se de fato há um backup salvo no serviço de armazenamento na nuvem da Apple. Para isso, siga o caminho WhatsApp → Ajustes → Conversas → Backup de Conversas.

Em caso afirmativo, se for um celular novo, faça o download do WhatsApp para iOS. Se for antigo, o recomendado é desinstalar e reinstalar o app em seguida.

Depois, confirme seu número de telefone e siga as orientações que surgirem no aplicativo para restaurar as conversas.

Como funciona o backup local de conversas do WhatsApp?

O backup local automático das conversas do WhatsApp só é feito em celulares Android. Todos os dias, às 2h da manhã, o app realiza uma cópia de segurança das mensagens e mídias e salva como arquivo no próprio aparelho.

São armazenadas somente as últimas sete atualizações. As demais são descartadas, evitando, assim, ocupar muito espaço na memória do celular.

O mensageiro recomenda utilizar os dados salvos no Google Drive ao instalar o app em um novo aparelho. Se ainda assim quiser usar o backup local, deverá transferir as informações usando um computador, um programa de gerenciamento de arquivos ou um cartão de memória.

De acordo com a empresa, os dados ficam guardados na pasta /sdcard/WhatsApp/, memória interna ou memória central do aparelho.

Problemas com o backup das conversas do WhatsApp? Veja como resolver

De acordo com o WhatsApp, o backup de conversas pode dar algum problema pelos seguintes motivos:

No Android

  • O aparelho não estar conectado à sua conta do Google;
  • Falta de dados o suficiente para realizar o processo, se estiver utilizando a rede de dados móveis;
  • Não utilização do mesmo número de telefone e/ou conta do Google associada, no caso de restauração do backup;
  • Falta de espaço suficiente no aparelho para recuperar os arquivos;
  • Bateria com carga insuficiente para realizar o processo.

No iPhone

  • Não estar conectado ao iCloud com a sua Apple ID;
  • Não estar com a opção iCloud Drive ativada no iOS 8 ou superior e, Documentos e Dados, no iOS 7;
  • Falta de espaço suficiente disponível na conta do iCloud para criar um backup;
  • Caso queira restaurar, não utilizar o mesmo número de telefone e/ou conta do iCloud associada;
  • Falta de espaço suficiente no aparelho para recuperar os arquivos;
  • Se realizou o backup no iCloud Drive e tenta restaurá-lo em um aparelho com iOS não compatível com o serviço (inferior ao 8).

Se excluiu conversas e quer tê-las de volta, confira também como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp. Caso guarde suas cópias de segurança em um cartão SD, veja ainda o que fazer se o cartão de memória não formata.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.