Como fazer um fluxograma no Word e editar facilmente


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Fazer um fluxograma no Word pode ser simples, com o auxílio da ferramenta SmartArt. O recurso oferece diversos modelos para inserir as informações que quiser, que podem ser totalmente personalizados. É possível incluir novas caixas, mudar a cor e o estilo das formas. Confira!

1. Abra o Word e clique em Documento em branco;

2. Na aba Inserir, clique sobre a opção SmartArt;

Como inserir fluxograma no Word

3. Na janela Escolher Elemento Gráfico SmartArt estão disponíveis os modelos de diagramas. No lado esquerdo, eles estão listados por categorias. Clique duas vezes sobre aquele que quiser usar;

4. Se desejar inserir mais caixas no fluxograma, primeiramente, clique sobre uma das caixas, que será usada como referência para o posicionamento da nova. Em seguida, na aba Design, clique em Adicionar forma;

Como inserir novos blocos no fluxograma no word

5. No menu que abrir, decida se deseja Adicionar forma antes ou Adicionar forma depois da caixa selecionada;

6. Juntamente com o diagrama, será exibido um painel de texto. Clique sobre a palavra Texto, no painel ou na caixa, para inserir o conteúdo desejado;

  • Se não visualizar o painel de texto, vá na aba Design e clique em Painel de Texto.

7. Também é possível mover ou excluir uma caixa do fluxograma. Para mover, basta clicar e arrastar para onde quiser e, para deletar, é só clicar na borda e pressionar a tecla Delete.

8. Ao finalizar, deverá salvar o fluxograma, como qualquer outro documento do Word. Para isso, basta seguir o caminho Arquivo → Salvar como → Este PC. Depois, defina a pasta, o formato do arquivo e clique em Salvar.

Como personalizar o fluxograma

É possível editar o fluxograma para personalizar, seja mudando a cor e o estilo. Os recursos estão disponíveis na aba Design. Nesse caso, todos os blocos do gráfico são alterados simultaneamente.

1. Layouts: é possível aplicar outros modelos de diagrama ao conteúdo já criado.

Mudando layouts do fluxograma no Word

2. Estilos de SmartArt: permite alterar o estilo do modelo de diagrama criado. Por exemplo, com estilo 3D, de desenho animado, metálicos, com cantos arredondados, entre outros.

Como alterar os estilos de fluxograma

3. Alterar cores: como o nome indica, permite alterar a cartela de cores do esquema. Por exemplo, coloridos, em tons de cinza, azul, amarelo, verde, etc.

Como alterar as cores do Fluxograma no word

Se quiser personalizar os blocos individualmente, pode recorrer aos recursos da aba Formatar. Nesse caso, basta clicar sobre a borda da forma e escolher a opção desejada.

4. Alterar forma: o recurso permite mudar as formas usadas no fluxograma. É possível substituir um bloco retangular por um círculo, trapézio ou até mesmo uma nuvem;

Como alterar formas no fluxograma no Word

5. Estilos de forma: no canto direito, é possível conferir modelos predefinidos de estilos, com ou sem contorno e preenchimento e cor da fonte.

Como alterar os estilos de formas do fluxograma do Word

Ao lado, é possível personalizar cada um desses elementos. Além disso, o usuário consegue definir efeitos visuais como sombreamento, brilho, bordas suaves, rotação 3D, entre outras opções.

Dicas para criar o seu fluxograma

Um fluxograma nada mais é que “diagrama que descreve um processo, sistema ou algoritmo de computador”, segundo o site de criação online Lucidchart. Algumas dicas simples ajudam a montar um sistema efetivo e funcional. Confira!

  • Foque na simplicidade. Quanto mais informação, mais confuso o gráfico tende a ficar;
  • Crie o fluxo da esquerda para a direita ou de cima para baixo;
  • Se for usar setas de retorno a um quadro anterior, insira por baixo do diagrama;
  • Se for alterar as formas, busque manter a consistência. Por exemplo, use o mesmo formato para o mesmo tipo de ação ou etapa no processo;
  • Busque manter o mesmo espaço entre os elementos gráficos;
  • Tente manter o fluxograma em uma única página.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.