Aprenda como fazer GIFs no PC, celular e direto no WhatsApp


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Hoje em dia, os GIFs animados estão por toda parte. Sejam em memes engraçados ou para explicar determinado conceito ou ideia. Por isso, saber como fazer seus próprios GIFs vem bem a calhar.

E o processo de criação é bem simples, podendo ser feito pelo PC, celular e até mesmo diretamente no WhatsApp. O AppGeek explica tudo direitinho abaixo!

Com diversos aplicativos e softwares disponíveis atualmente, há diversas formas de criar um GIF animado. Uma das maneiras mais simples é escolher um webapp, que não requer nenhuma instalação no computador. Os mais conhecidos são:

Entre os softwares para serem instalados no computador, os destaques ficam para o GIF Maker e o Instagiffer, que contam com versões para Windows e MacOS.

Crie um GIF pelo PC

É importante citar que o processo de criação de GIFs é bastante similar na maioria dos serviços online e softwares. Para o tutorial, selecionamos o GIPHY, um dos portais mais famosos quando o assunto é GIF animado. Veja como é simples de usar:

1. Abra o seu navegador de internet;

2. Acesse o site do GIPHY;

3. No topo da página, clique em Create;

4. Na próxima tela, você tem as opções de escolher imagens ou vídeos no computador ou colar um link de um vídeo já disponível na internet (YouTube, Vimeo, etc.). Selecione o conteúdo que dará origem ao seu GIF;

GIPHY1

5. Na tela seguinte, você poderá decidir a duração do seu GIF, fazendo cortes em vídeos ou selecionando bem as imagens enviadas. Após suas edições, clique em Continue to Decorate;

6. Aqui, você pode incluir elementos extras: textos, filtros, figurinhas, cores, além de poder desenhar sobre as imagens. Depois, clique em Continue to Upload;

7. Para finalizar, copie e guarde o URL, adicione tags para facilitar a procura pelo seu GIF no banco de dados do site e selecione Upload to GIPHY.

GIPHY5

Pronto! Quando abrir a próxima página, você vai ver como o seu GIF estará disponível na plataforma. Para compartilhar o resultado do seu trabalho, basta salvá-lo ou colar o URL fornecido pelo GIPHY onde quiser.

Rápido, simples e muito atrativo para quem deseja criar seus próprios memes ou detalhes em apresentações. O processo de criação é muito similar tanto nas outras plataformas online quanto nos softwares para instalação no PC. Assim, fica fácil ter seus próprios GIFs sem enrolação!

Crie um GIF animado pelo celular

Nos smartphones, diversos aplicativos estão disponíveis para a criação de GIFs e funcionam basicamente como os serviços para PC, mas com o diferencial de poder usar a sua câmera no celular para tirar fotos e gravar vídeos para serem transformados em GIFs instantaneamente.

Para isso, o AppGeek selecionou três apps interessantes para você:

1. GIF Maker

GIFMaker

Muito fácil de se usar, o GIF Maker permite criar GIFs com fotos já tiradas e armazenadas no smartphone, assim como gravar um vídeo de até 25 segundos, que será convertido em GIF instantaneamente.

Para deixar suas produções ainda mais atrativas, dá para incluir efeitos, filtros e outros detalhes, que prometem deixar seu GIF muito mais divertido!

Para baixar o GIF Maker, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

2. Gif Me! Camera

GIFMECAMERA

Com o diferencial de criar GIFs com até 14 segundos, o Gif Me! Camera é uma boa opção. Com o aplicativo, é possível escolher entre os conteúdos da galeria do smartphone ou fazer captura de fotos e vídeos na hora, também permitindo a inclusão de filtros.

Para baixar o Gif Me! Camera, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

3. Boomerang

Boomerang

Exclusivo para uso no Instagram, o Boomerang é um aplicativo já conhecido dos fãs da rede social. Com ele, você pode gravar vídeos que serão apresentados como GIFs para os seus seguidores.

Dá para fazer isso com fotos já tiradas, selfies que você quer transformar em vídeos e, claro, fazer um “boomerang” instantâneo com qualquer uma das câmeras no seu celular. Muito simples, perfeito para uso cotidiano! E ainda pode-se compartilhar no Facebook.

Para baixar o Boomerang, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

Com os aplicativos acima, você tem todas as ferramentas necessárias para criar GIFs e compartilhá-los em diferentes plataformas, seja no Instagram ou no Facebook, bem como para as suas mensagens aos amigos.

Mas se instalar um aplicativo no seu celular para isso não soa muito agradável e você quer fazer GIFs simples para enviar pelo WhatsApp, temos ainda mais uma opção!

Crie um GIF diretamente no WhatsApp

Todos sabemos que o WhatsApp permite o envio de GIFs nas mensagens, contando inclusive com um recurso de busca de imagens animadas para incrementar suas conversas. Porém, há muito mais no mensageiro sobre isso.

Com o aplicativo do WhatsApp você pode criar seus próprios GIFs com os vídeos que tem guardado no smartphone! Veja no tutorial como é simples:

1. Abra o WhatsApp;

2. Selecione a conversa para a qual deseja enviar o GIF;

3. Ao lado do campo de escrever mensagem, toque no Clipe;

  • No iPhone, o botão a ser clicado é o “ + “.

4. Abra a sua galeria e escolha o vídeo que deseja tornar um GIF;

5. Na próxima tela, verá a linha do tempo da filmagem. Faça os cortes necessários;

  • Importante: o WhatsApp só aceita GIFs com duração de até 6 segundos.

GIFWhatsApp

6. Após escolher a parte do vídeo para converter, selecione a opção GIF;

7. Pronto! Agora basta escrever sua mensagem e tocar na seta de envio.

Com estas indicações e bastante inspiração, você pode criar infinitos GIFs animados para enviar aos seus amigos. Ou incluir naquela apresentação incrível no trabalho ou na faculdade.

E agora que já sabe como criar GIFs de várias maneiras, saiba como postar no Instagram pelo PC com o Google Chrome. Também não deixe de conhecer 6 aplicativos para baixar vídeos do Instagram (e stories)!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre outros assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.