Como fazer live no Facebook e transmitir vídeos ao vivo


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Qualquer usuário do Facebook pode usar a plataforma para fazer transmissões ao vivo abertas ao público ou aos seus amigos. A live pode ser feita tanto pelo aplicativo para Android e iOS quanto pelo computador. Depois de encerrado o streaming, o usuário consegue compartilhar o vídeo gravado em sua linha do tempo ou salvar no dispositivo.

Já quem deseja fazer uma live no Facebook Gaming, deve realizar um processo diferente. Para streamar enquanto joga títulos como Free Fire e Fortnite é necessário ter uma página de Criador de Vídeo de Jogos e baixar um software adequado no PC.

O AppGeek explica como é fácil fazer transmissão de vídeo ao vivo no Facebook pelo celular e PC e também pelo Facebook Gaming.

Como fazer live do Facebook no PC

Para fazer uma transmissão ao vivo pelo computador, é apenas ter uma conta no Facebook, uma câmera e acesso à internet. O Facebook recomenda que os streamings sejam feitos pelo navegador Google Chrome.

1. Abra o Chrome e acesse a página do Facebook. Caso não esteja conectado à sua conta, faça o login;

2. Na página inicial, clique sobre o ícone de três pontinhos situado na caixa de Criar publicação;

live do Facebook

3. No menu que abrir, vá em Vídeo ao vivo;

4. Você será direcionado para a plataforma de produção de vídeo. Na coluna à esquerda, estão as seguintes opções:

  • Selecionar se deseja iniciar a live agora ou agendá-la (e então enviar aviso para seus amigos);
  • Definir quem terá autorização para ver o conteúdo: todos, apenas amigos ou somente você (boa escolha se quiser gravar o vídeo para salvar e publicar depois)
  • Inserir um título e descrição ao streaming, caso queira. É possível marcar amigos, adicionar localização e estado de humor.

5. Role a tela principal, onde é exibida a imagem da câmera, para acessar opções mais técnicas sobre a transmissão. Entre elas:

  • Escolher como deseja criar seu stream, pela câmera ou através de algum app terceiro;
  • Optar pelo microfone, câmera e se deseja fazer compartilhamento da tela;
  • Configurar o tempo por quanto tempo a live continuará publicada após seu encerramento;
  • Desativar comentários;
  • Criar enquete para que seja respondida pelos espectadores durante a transmissão.

6. Para começar a streamar, vá em Iniciar transmissão ao vivo;

Live no Facebook

7. Para finalizar o vídeo, toque em Encerrar vídeo ao vivo. Automaticamente, o streaming será publicado em sua linha do tempo, caso tenha optado por isso nas configurações. Se não quiser que isso ocorra, clique em Excluir vídeo.

live faceboo

Como fazer live no Facebook pelo celular (Android e iPhone)

Para fazer transmissão ao vivo pelo smartphone, é necessário ter o app do Facebook instalado em seu aparelho Android ou iPhone (iOS). E, claro, ter uma conta na rede social. Depois, é só seguir os passos indicados abaixo.

1. Abra o app do Facebook e toque em Ao vivo, logo abaixo da caixa No que você está pensando?;

Como fazer live no Facebook

2. Você será direcionado para a tela de vídeo ao vivo. Antes de começar, é possível realizar algumas configurações. No topo da tela, à esquerda, pode definir quem tem autorização para assistir ao vídeo. Se é aberto a todos, somente amigos ou se deseja compartilhar em algum grupo em que participa;

3. Mais abaixo, escreva uma descrição sobre o conteúdo que será abordado. Se quiser, poderá marcar pessoas, incluir a localização e informar como está se sentindo;

4. Note que, ao lado do botão Iniciar vídeo ao vivo, há o ícone de uma varinha. Ao tocar sobre ela, serão exibidos filtros de realidade aumentada para adicionar a seu vídeo;

Live Facebook

5. Para começar o streaming, toque em Iniciar vídeo ao vivo.

6. Para encerrar seu vídeo, vá em Concluir. Ao final, terá acesso à gravação da live. Você poderá salvá-la no dispositivo, excluir ou publicar em sua linha do tempo.

Como fazer a live com duas pessoas no Facebook

Em 2016, o Facebook lançou a funcionalidade Live with. A opção permitia convidar um amigo para as lives feitas na rede social, através do app para Android e iOS.

Aparentemente, o recurso não fez muito sucesso e foi cancelado pela plataforma no ano seguinte, em 2017. De acordo com nota emitida na época, a descontinuação aconteceu após uma avaliação do conjunto de recursos que ofereciam.

“É importante que priorizemos e nos concentremos nas experiências que geram mais valor para a comunidade”, informou a empresa. Até a produção deste artigo, em março de 2020, a funcionalidade não havia sido retomada.

Como fazer live no Facebook Gaming

Facebook Gaming é como é chamada a seção de jogos da rede social. A ferramenta permite jogar sozinho ou com amigos e participar de grupos voltados especificamente para games. Além disso, é possível assistir a partidas ao vivo através dos streams.

Para quem deseja se tornar um streamer e compartilhar suas estratégias de jogos com outros usuários, é preciso ter uma página de Criador de Vídeo de Jogos. Também é necessário baixar um programa de streaming no computador. Os recomendados pela rede social são o Streamlabs, o OBS Studio e o XSplit.

Esses softwares permitem que o usuário compartilhe a tela do jogo com seus espectadores e faça a transmissão de um modo mais profissional. Depois, basta seguir os passos abaixo.

1. Acesse a página do Estúdio de criação do Facebook e clique em Transmitir ao vivo;

Live no Facebook

2. Na janela que abrir, selecione a aba Publicação e escolha onde deseja que o vídeo seja exibido. Pode optar por sua página de criador de jogos, perfil, algum grupo ou evento;

Facebook Live

3. Na mesma aba, também pode dar um nome ao vídeo e incluir uma descrição sobre o que será exibido.

4. No lado esquerdo da janela, copie a URL do servidor e/ou a chave de streaming e cole nas configurações do seu software de streaming;

Live Faceboo

5. Marque a caixa relativa à opção Usar uma chave de stream persistente, assim não precisará gerar uma chave a cada transmissão;

  • O Facebook recomenda fortemente que o usuário nunca compartilhe sua chave de transmissão com outras pessoas. Isso permitiria que terceiros criassem vídeos em seu nome.

6. Dê início à transmissão em seu programa de streaming;

7. De volta à página do Estúdio de criação do Facebook, clique em Transmitir ao vivo e pronto.

Requisitos do Facebook para vídeos de streaming

A fim de assegurar a qualidade dos streamings feitos a partir de programas terceiros, o Facebook recomenda que sejam seguidas algumas diretrizes. São elas:

  • Resolução máxima: 1080p a 60fps
  • Codificação de vídeo: H264
  • Codificação de áudio: AAC
  • Taxa máxima de bits: 4 mbps
  • Taxa de bits de áudio recomendada: 96 Kbps ou 128 Kbps
  • Tamanho máximo do título: 255 caracteres. Se ultrapassar esse limite, o streaming não funcionará.
  • I-Frame por segundo: no mínimo um a cada 2 segundos.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.