É possível fazer papel timbrado no Word usando o logo e identidade visual da sua empresa. O recurso confere um ar mais profissional ao documento, o que deve refletir em maior credibilidade à sua marca.
Além disso, pode incluir informações relevantes, como telefone, e-mail, endereço e site. Um processo simples pode fazer bastante diferença para a imagem e confiabilidade de sua companhia.
1. Abra o Word e clique em Documento em branco para abrir um novo documento;
2. Posicione o mouse no topo da página e dê um duplo clique para inserir o cabeçalho. Se preferir, também é possível adicioná-lo no caminho Inserir → Cabeçalho → Editar cabeçalho;
3. Será exibida uma aba de Design das ferramentas de cabeçalho e rodapé. Nessa aba, clique em Imagens. Selecione no computador a imagem que deseja incluir no documento;
4. Ajuste a imagem, aumentando ou diminuindo ao clicar sobre os quadrados na borda e arrastá-los. Também é possível posicioná-lo com a ajuda dos botões para centralizar e ajustar o texto;
5. Se quiser inserir uma informação textual no topo da página vá em Inserir → Caixa de Texto → Caixa de texto simples;
6. Arraste a caixa de texto para dentro cabeçalho e inclua as informações desejadas. Formate o texto como faz habitualmente;
7. Note que a caixa de texto está visível. Se preferir ocultá-la, clique sobre ela e, na aba Formatar, vá em Contorno da forma. Em seguida, marque a caixa ao lado da opção Sem contorno;
8. Para incluir alguma informação ao final da página, dê um duplo clique na parte de baixo da folha. Será aberto o rodapé;
9. Se quiser, pode recorrer à ferramenta de formas para colocar uma barra estilizada na parte de baixo da folha. Para isso, vá em Inserir → Formas. Escolha uma opção, como a retangular, e use para preencher a parte inferior da folha;
10. Em seguida, surgirá a aba Formatar. É possível alterar o preenchimento da forma, o contorno, inserir efeitos, entre outros recursos, de acordo com a sua preferência;
11. A maneira de inserir imagem ou texto no rodapé é exatamente a mesma para o cabeçalho. Basta revisar os passos 3, 4, 5, 6 e 7 deste tutorial;
12. Finalizada criação da folha de papel timbrado, salve o documento em Arquivo → Salvar como. Escolha local e pasta na qual deseja salvar, nomeie o arquivo e finalize em Salvar.
Abaixo, mostramos o resultado do nosso papel timbrado.
Como inserir logo ou imagens no fundo da folha (marca d'água)
Se prefere algo com um visual mais leve, mas que, ainda assim, tenha um ar corporativo, uma opção é inserir o logo como marca d’água na folha. Assim, a imagem é inserida, com certa transparência, por detrás do texto.
1. Abra o Word e crie um novo documento;
2. Na aba Design, clique em Marca D’água e vá em Personalizar Marca D’água;
3. Na janela que abrir, marque a caixa ao lado de Marca d’água de imagem. Em seguida, clique em Selecionar imagem e escolha a imagem desejada em seu computador;
- Por padrão, a imagem inserida será desbotada, com o objetivo de impedir que atrapalhe a leitura do texto. Se, ainda assim , não quiser, desmarque a caixa da opção Desbotar.
4. Confirme a inserção em Aplicar e feche a caixa em Fechar.
Depois, é só salvar o documento como faz normalmente. O resultado do nosso papel timbrado pode ser conferido abaixo.
Não tenho logo, como faço?
É possível criar uma folha de papel timbrado mesmo se não tiver um logo ou uma imagem específica para inserir. Nesse caso, pode usar um template pronto do Word, caso esteja conectado à internet.
Para isso, abra o Word, digite papel timbrado na caixa de pesquisas e aperte a tecla Enter. Serão exibidos diversos modelos prontos. Clique sobre aquele que gostar e faça o download em Criar.
Depois, poderá editar ou mesmo excluir qualquer um dos itens do layout.
O que deve conter um papel timbrado?
Não há exatamente uma regra do que um papel timbrado deve conter. Mas é possível encontrar algumas dicas e sugestões para criar um modelo bonito, útil e funcional, de acordo com sites especializados em ambientes corporativos e gráficas.

- Tamanho: em geral, adota-se o A4, pode ser um tamanho padrão.
- Cores: o ideal é utilizar cores que sigam a identidade visual da marca. Empresas com setores de comunicação costumam ter seu próprio Manual da marca, que conta com informações sobre todo tipo de eleamento visual relacionado à companhia;
- Elementos gráficos: além da logo, é possível inserir barra no rodapé, margens, imagem como marca d’água e até mesmo fotografias. É importante levar em conta o tipo de negócio e como aplicar esses elementos sem poluir o visual. Também não devem, de forma alguma, dificultar a leitura ou visualização do conteúdo dos documentos.
- Informações: a recomendação é aproveitar o espaço para inserir informações importantes sobre a companhia. Por exemplo, endereço, telefone, e-mail e site.
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