Como fazer Reels no Instagram: tudo o que você precisa saber


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Fazer Reels é uma forma simples de produzir vídeos criativos de até 90 segundos no Instagram. É possível adicionar música, texto e filtros, alterar a velocidade de reprodução, entre outros recursos de edição.

Para saber como usar o Reels, explicamos o passo a passo para criar um do zero. Confira!

Como gravar um Reels

1. Abra o app do Instagram e toque sobre o ícone de + no topo da tela, à direita. No menu que abrir, vá em Vídeo do Reels;

Como gravar Reels no Instagram passo a passo

2. Note que, na tela seguinte, haverá um círculo na parte de baixo, que simula um botão de obturador. Toque sobre ele e segure para gravar. Quando quiser parar de gravar, basta tirar o dedo do círculo;

3. No Reels, é possível gravar várias sequências separadamente. Cada vez que segurar o círculo/obturador e soltar, um novo trecho é gravado, em sequência;

  • A sequência, no entanto, pode ser alterada através das ferramentas de pós-edição, como explicaremos mais abaixo.

4. É possível ainda adicionar fotos e vídeos que já estejam na galeria do celular. Para isso, basta tocar sobre o quadrado com um ícone de + na parte inferior esquerda da tela.

5. Depois, pode seguir gravando a sequência ou adicionar mais arquivos do dispositivo, como explicado nos passos anteriores. Quando concluir, vá ao botão Prévia, situado no canto inferior direito da tela, para acessar os recursos de pós-produção.

Ferramentas de edição do Reels

Ao gravar o seu Reels, notará alguns ícones na lateral, no topo e na parte de baixo da tela. Cada um deles corresponde a uma ferramenta de edição, como incluir música, temporizador ou alterar a velocidade de reprodução, por exemplo.

Explicamos a função de todas para saber direitinho quais usar.

Duração (Ícone de duração dos Reels do Instagram):

Por padrão, os Reels tem 15 segundos. Mas, se quiser uma duração superior, é só tocar sobre o ícone de Duração e selecionar entre 15, 30, 60 ou 90 segundos.

Atenção: é necessário escolher o tempo antes de começar a gravar. Depois de iniciada a gravação, não é possível mais alterar.

Áudio (Ícone de áudio do Reels do Instagram)

Através do recurso, é possível escolher a trilha sonora do seu Reels, ao pesquisar por músicas na Biblioteca do Instagram. No iPhone, também há a opção de importar áudio de vídeos disponíveis no rolo da câmera.

Recursos de [Audio do Reels, com Biblioteca de Música do Instagram e seleção de trecho do áudio

O usuário é capaz de selecionar exatamente a parte da melodia irá usar. Esse trecho tocará ao longo de todo o filme.

Velocidade de reprodução (ícone de velocidade de reprodução do Reels do Instagram)

É possível alterar a velocidade de reprodução dos vídeos do Reels, acelerando ou reduzindo-o (efeito slow motion). Basta tocar sobre o ícone de 1x para fazer a mudança para uma das seguintes opções.

  • 1/3: torna a velocidade 3 vezes mais lenta que a normal.
  • 1/2: reduz a velocidade à metade da normal
  • 1x: Velocidade normal, sem alteração
  • 2x: Acelera a velocidade normal em duas vezes.
  • 3x: Acelera a velocidade normal em três vezes.
  • 4x: Acelera a velocidade normal em quatro vezes.

No Android, as opções de velocidade são exibidas como .3x (o equivalente ao 1/3), .5x (velocidade 5 vezes mais lenta que o normal), 1x, 2x e 3x.

Layout (Ícone de layout do Reels do Instagram)

Ao tocar sobre o ícone da função Layout e, depois, em Alterar grade, é possível dividir a tela em diferentes disposições. Entre eles, tela dividida ao meio horizontal ou verticalmente, em três, quatro ou seis partes.

Os vídeos de cada uma dessas partes da tela serão gravados separadamente, mas exibidos ao mesmo tempo. Inclusive, os áudios de cada um deles são sobrepostos.

Como usar o recurso Layout do Instagram Reels

Temporizador (ícone de temporizador do Reels)

O temporizador permite gravar os vídeos sem usar as mãos, ou seja, sem precisar segurar o obturador, na parte de baixo da tela, enquanto grava. É possível utilizar o recurso durante a produção inteira ou apenas em algum trecho.

O usuário também pode optar pela contagem regressiva de 3 ou 10 segundos, conforme a sua necessidade. Depois, é só tocar sobre o botão de obturador para começar a filmar.

Como funciona o recurso de temporizador do Reels

Duplo

O recurso Duplo tem como ícone a imagem de uma câmera e permite gravar, simultaneamente com a câmera traseira e a frontal. Ao dar dois toques da tela maior, o app troca a câmera que aparece em destaque, mesmo enquanto estiver gravando.

Alinhar (Ícone do recurso Duplo do Reels do Instagram)

Como já dissemos, é possível gravar os trechos do Reels em momentos diferentes. Se quiser que a transição de um para o outro seja perfeita, sugerimos que use o recurso Alinhar.

Ao tocar sobre o ícone de dois quadrados, é exibida uma espécie de “vulto”, com a sua última posição no trecho anterior. Para a continuidade ficar boa, basta “se encaixar” na imagem e, então, voltar a gravar.

Efeitos (Ícone de efeitos do Reels do Instagram)

Sabe aqueles famosos efeitos dos Stories? Eles também estão disponíveis no Reels. Basta tocar sobre o ícone formado por três estrelinhas para ver todas opções disponíveis.

Se quiser procurar por um específico, vá ao ícone de uma lupa, no canto esquerdo do menu de filtros. Toque sobre aquele que gostar para usar em seu vídeo.

Como adicionar efeitos e filtros do Instagram no Reels

Ferramentas de pós-produção do Reels

Chamamos de ferramentas de pós-produção os recursos que permitem editar o vídeo depois de gravado e antes de ser publicado. Eles são acessados ao concluir a filmagem e tocar sobre o botão Prévia.

Salvar (ícone de salvar do Instagram)

Ao tocar sobre esse ícone de setinha para baixo, no topo da tela, salva o vídeo, da maneira como está, na galeria do seu celular.

Áudio (ícone de áudio do Reels do Instagram)

O recurso permite ajustar o volume da música (caso tenha incluído) e do áudio da câmera do celular, separadamente. Na opção Efeito Sonoros, o usuário também consegue adicionar efeitos divertidos. Há sons como aplausos, risada maléfica, soco, gases, entre outros.

Se quiser, também pode gravar uma narração ou um áudio qualquer, toque em Sobreposição de voz. É possível escolher o trecho do vídeo em que deseja esse áudio se inicie.

Como editar os áudios do Reels do Instagram

No Android, o recurso de Sobreposição de voz está disponível fora das ferramentas de áudio. A função pode ser acessada através do ícone de um microfone (ícone de microfone do instagram)), no topo da tela.

Efeitos (Ícone de efeitos do Reels do Instagram)

Permite inserir efeitos e filtros, mesmo depois de o vídeo ter sido gravado. O recursos funciona exatamente da mesma forma que os Efeitos durante a gravação. A principal diferença é que ele será aplicado a todo filme e não apenas ao trecho selecionado.

Figurinha (ícone de Figurinhas do Instagram)

Nem todo mundo sabe, mas assim como nos Stories, o Reels conta com o recurso de Figurinhas, mas com menos opções. Há figurinhas, GIFs e adesivos e também enquete, teste e caixa de pergunta com termômetro.

Desenho (Ícone de desenho do Instagram reels)

O recurso permite desenhar à mão livre em seus Reels. Entre os estilos disponíveis estão lápis, marcados de texto e traço neon. Também é possível traçar setas e alterar as cores.

Texto (Ícone de texto do Reels do Instagram)

Como o nome sugere, o recurso permite inserir frases e textos nos vídeos. Há diferentes tipos de fontes, cores e até mesmo efeitos de apresentação.

Pode ser uma boa opção para quem precisa legendar os conteúdos. Afinal, o usuário é capaz de escolher o momento para começar e terminar a exibição do texto.

É só tocar sobre o texto na parte de baixo da tela. Depois, deverá selecionar o momento, na linha do tempo, exibida logo abaixo, como mostra a imagem.

Como inserir texto em trecho específico do Instagram Reels

Editar clipes

O recurso permite reordenar os trechos, assim como adicionar um novo, se ainda houver tempo disponível. Também é possível excluir as trechos e editar o momento de início e final de cada um.

Basta tocar sobre a parte desejada e optar por Excluir ou arrastar a linha de tempo até o ponto ideal.

Como editar trechos dos vídeos do Reel

Como compartilhar Reels

Após gravar e fazer todos os ajustes desejados, toque sobre o botão Avançar para acessar a tela de publicação do Reels. Agora falta pouco para compartilhar o vídeo com os seus seguidores do Instagram. Confira abaixo as opções disponíveis.

Editar capa

Note que acima da miniatura, há a opção Editar capa. Ao tocar sobre ela, poderá selecionar um trecho diferente daquele escolhido automaticamente pela rede social. Ou, se preferir, pode usar uma imagem da galeria do celular.

A capa é a imagem estática de apresentação, exibida na aba Reels do seu feed.

Legenda

No campo Escreva uma legenda, você poderá digitar uma descrição para vídeo, uma explicação ou simplesmente incluir um texto que achar interessante. Se quiser atrair novos seguidores, não se esqueça de usar hashtags que tenham a ver com o conteúdo.

Marcar pessoas

Como o próprio nome indica, a opção permite marcar outros usuários do Instagram em seu Reels. Se a sua conta for privada, só conseguirá adicionar seguidores. Se for pública, poderá incluir pessoas que não te seguem, se também tiverem contas públicas.

Adicionar localização

Através do recurso, poderá inserir uma localização ao vídeo. Pode ser o nome do bairro, cidade, estabelecimento, etc. Se tiver o perfil aberto, permitirá que pessoas que pesquisem pelo local no Instagram encontrem o seu Reels.

Compartilhar

Toque sobre o botão Compartilhar para concluir o processo e publicar o Reels.

Como fazer Reels com um vídeo pronto

Criar um Reels usando vídeo pronto, da galeria do seu celular, é simples. Porém, o Instagram oferece menos recursos de edição e personalização do que os disponíveis para fazer o filme inteiramente na plataforma.

1. Abra o app do Instagram e toque sobre o ícone de + no topo da tela, à direita. No menu que abrir, vá em Vídeo do Reels;

2. Por padrão, os vídeos do Reels têm 15 segundos de duração. Mas é possível alterar para 30, 60 ou 90 segundos, tocando sobre o ícone de Ícone de duração dos Reels do Instagram, disponível no menu lateral;

Como fazer reels usando um v[ideo pronto

3. Agora, vá ao ícone quadrado com um +, no canto inferior esquerdo da tela, para acessar a galeria de imagens do celular;

4. Toque sobre o vídeo que deseja compartilhar nos Reels. E pronto!

É possível redimensionar o vídeo e alterar a velocidade de reprodução, assim como editar o momento de início e o final do filme, através da linha do tempo. Então, vá em Adicionar e siga para a tela de pós-produção em Avançar.

A partir de agora, o processo de edição e publicação é o mesmo de se gravar um Reels todo pelo app, como explicamos nas etapas acima.

O que é Reels?

Reels do Instagram em diversas telas
Divulgação

Reels é uma ferramenta de criação de vídeos do Instagram, que reúne funcionalidades semelhantes às da rede social TikTok. Por isso, oferece recursos para dublar canções e fazer desafios de coreografia. E, claro, criar efeitos de transformação "mágicas", famosos na “rede vizinha”.

Os algoritmos do Instagram priorizam conteúdos originais. Isso significa que um filme todo criado no Reels tem mais chance de ser considerado relevante pela plataforma. Consequentemente, terá mais chances de alcançar mais pessoas na seção Explorar.

Mas essa condição só vale para perfis de contas públicas. Quem tem o perfil privado pode usar o Reels, mas o resultado é exibido somente em seu feed e só poderá ser visto por seus seguidores.

Veja também:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries.