Saiba como fazer um sorteio de sucesso no Instagram em 5 passos


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Se você quer fazer um sorteio no Instagram para alavancar o número de seguidores e aumentar o engajamento, é preciso elaborar uma estratégia para que a ação não seja um fracasso.

Mas além de um planejamento, para fazer um sorteio também é necessário prestar atenção nas normas da rede social e definir regras próprias para que tudo corra conforme o esperado.

Pensando nisso, o AppGeek fez esse simples passo a passo para você não se perder e ter muito mais chances de sucesso!

1. Defina o objetivo do sorteio

Antes de qualquer coisa, é crucial ter em mente o propósito do sorteio. Isto é importante para que você tenha um foco e mantenha-se firme na busca pela realização do objetivo. Por isso, pergunte-se: qual é a finalidade do sorteio?

Entre as metas mais comuns, estão:

  • Ganhar seguidores e aumentar o engajamento;
  • Dar maior visibilidade à página ou marca;
  • Fazer com que os internautas conheçam um site ou blog;
  • Vender produtos ou serviços;
  • Divulgar algum tipo de conteúdo.

Mesmo que nenhum dos objetivos acima seja o que está procurando, tente mentalizar o que deseja obter com o sorteio e mantenha o foco.

Também é fundamental estar atento aos resultados obtidos com a ação. Isto porque ficará mais fácil identificar o que pode ser melhorado para uma próxima campanha e o que realmente deu certo e deve ser mantido.

2. Verifique as diretrizes do Instagram

Antes de mais, é preciso dar uma olhada nas diretrizes do próprio Instagram sobre sorteios. Há algumas regrinhas que os interessados devem levar em consideração.

Essas regras geralmente são a base dos sorteios na rede social. Elas incluem: não fomentar o mal comportamento ou atitudes impróprias para se ter mais chances de ganhar o prêmio, além das normas de como fazer um bom uso da plataforma.

Instagram no celular smartphone

Fique atento para que tudo corra bem. Depois, escolha o(s) prêmio(s)!

3. Defina muito bem as regras

Ter regras bem definidas no sorteio é uma forma de aumentar a credibilidade da ação. É crucial contar com informações claras, coesas e coerentes, como:

  • Qual o período em que acontecerá o sorteio? Quando começa e termina?
  • O sorteio está aberto a todos ou limitado a alguma cidade, estado ou país?
  • Qual é o número de pessoas que vão ganhar?
  • Como e quando será anunciado o(s) vencedor(es)?
  • Quais são os passos para quem quiser participar?

Todas as perguntas devem estar respondidas nas regras do sorteio.

Além disso, inclua outras informações relevantes, como os prêmios a serem distribuídos, o que é preciso para resgatar o brinde, etc. São pontos-chave para um sorteio de qualidade e com chances de conseguir mais participantes!

E não se esqueça de postar as regras em seu blog ou no próprio Instagram. Afinal, é preciso ter certeza de que todos os possíveis participantes tiveram a chance de ler e se adequar às normas do sorteio.

4. Escolha um aplicativo de sorteio

Apesar de haver muitas opções de aplicativos para este fim, é fundamental que você escolha um de confiança.

Os resultados também devem ser fáceis de serem consultados, além de ser crucial que todas as informações fiquem salvas e acessíveis até que o prêmio (ou prêmios) seja resgatado pelo ganhador.

O AppGeek indica o SocialGram, que é uma plataforma voltada especificamente para sorteios no Instagram. É um dos serviços mais utilizados, sendo muito fácil de usar. É só fazer login com a sua conta e seguir as indicações desse vídeo:

Mas caso não queira utilizar uma plataforma que acessa seus dados, temos outros aplicativos de sorteio para você. Basta escolher um deles e definir a forma que irá realizar a campanha!

5. Divulgue sempre!

Para obter muitos participantes, ter uma boa estratégia de divulgação é fundamental. Crie imagens relacionadas ao sorteio e não poste apenas uma vez, mas várias! Isso fará com que muitas pessoas vejam que está rolando a promoção.

Faça lives e stories sobre o sorteio, explique as regras e informe os prêmios. Assim, você faz as pessoas desejarem participar!

Ao vivo no Instagram com uma live

É interessante também utilizar várias redes sociais para a divulgação. Espalhe conteúdos sobre o sorteio em quantas plataformas puder. E, claro, há sempre a opção de criar anúncios pagos, aumentando as chances de o sorteio ser um sucesso.

Com os passos acima, você consegue criar um sorteio atrativo e que pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos no Instagram.

A rede social é uma das mais amadas da atualidade. Portanto, investir nela pode ser uma boa opção para quem quer ter bons resultados nos negócios ou, simplesmente, ficar conhecido!

Entretanto, o AppGeek indica ainda 6 ferramentas para ganhar seguidores. Veja também algumas ações para ganhar curtidas! Para converter sua conta pessoal em perfil comercial, o AppGeek explica tudo!

Demos ainda 10 dicas para o Stories ficar mais atrativo e listamos as hashtags mais utilizadas em 2019 por categoria.

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.