Como fazer vídeo com fotos e música no celular grátis


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Fazer um vídeo com fotos e música no celular é uma forma de reunir lembranças especiais. Há diversos apps que permitem criar essas homenagens criativas de graça, ideais para mensagens de aniversários e datas comemorativas. Ou apenas compartilhar com os amigos nos Stories do Instagram, TikTok e onde mais preferir.

No passo a passo a seguir, usaremos o aplicativo InShot, disponível para Android e iOS. O aplicativo conta com efeitos de transições entre imagens, diversos filtros, possibilidade de inserir textos e adesivos, entre outros.

1. Faça o download do app InShot em seu smartphone Android ou iPhone;

2. Em seguida, abra o app e vá em Vídeo;

Como inserir fotos em vídeos com o InShot

3. Para fazer uma coletânea de imagens, selecione a aba Foto. Então, toque sobre as fotos que quiser incluir no vídeo;

  • Dica: Não tem certeza se é realmente a imagem que quer usar na miniatura? Então toque sobre ela durante alguns segundos para vê-la em tela cheia;

4. Após selecionar todas as fotos, toque sobre um botão verde com o ícone de check (✔);

5. Agora é a hora de editar o vídeo. O InShot oferece mais de 15 recursos de edição. Abaixo, explicaremos em detalhe os principais e listaremos os demais;

6. Para remover a marca d'água com o nome do programa, toque sobre ela;

Finalizando a edição do vídeo com foto e música no InShot

7. Na tela seguinte, opte por Remoção gratuita. Você terá que assistir a um vídeo publicitário até o final e, então, o nome do app será removido;

8. Feitas todas as edições desejadas, basta ir em Salvar para finalizar o projeto. Confirme novamente em Salvar;

9. Escolha a qualidade do vídeo, entre 640P e 1080P. Se preferir, pode inserir o valor de sua preferência, entre 120P e 3832P em Customizar;

10. Aguarde o tempo de renderização do filme. Isso pode levar de segundos a minutos, dependendo da quantidade de fotos e efeitos aplicados. Automaticamente, o conteúdo é salvo na galeria ou biblioteca do smartphone, na pasta do InShot;

11. Se quiser, também pode compartilhar facilmente o vídeo em outros apps, com o WhatsApps, Instagram, YouTube, entre outros, tocando em seus ícones. Se não encontrar o aplicativo desejado, basta tocar em Outro e pesquisá-lo na lista.

Recursos de edição e efeitos do InShot

Ao selecionar um dos recursos, a ação será aplicada sobre a imagem que está selecionada no momento. Algumas ferramentas, no entanto, permitem estender as configurações a todas as fotos, como verá a seguir.

Transições

Em um vídeo, as transições são os momentos de mudança de uma foto para outra. No app, essas passagens são indicadas na linha do tempo, por um retângulo com um traço dentro e, por padrão, não é incluído qualquer efeito. O usuário, no entanto, pode optar por usar um dos diversos disponíveis.

1. Toque sobre o momento de transição que quer ajustar;

Como editar as transições entre fotos no InShot

2. Na versão gratuita do InShot estão disponíveis apenas as transições básicas. Toque sobre o estilo que deseja usar.

3. Se for para aplicar apenas na passagem selecionada, toque no ícone de check (✔). Nesse caso, precisará inserir todas as transições manualmente, caso queira;

4. Se desejar usar a mesma opção em todas as transições do filme, opte pelo de dois checks (double check).

Dimensão das fotos e do vídeo

O recurso Canvas permite definir a dimensão que o vídeo terá e proporção na qual fotos aparecerão em quadro.

Ajustando as dimensões do vídeo e das fotos no InShot

1. Acesse a opção Canvas;

2. Note que, na parte de baixo da tela, estão as opções de dimensão do vídeo. Há aqueles em formatos padrão de redes sociais como Instagram, YouTube e TikTok e outros como 4:3, 3:2, etc. Toque sobre aquela que desejar,

3. Para aumentar ou diminuir o zoom da foto, arraste a barra horizontal para a direita ou esquerda. Também é possível fazer o movimento de pinça com dois dedos sobre a foto ampliar ou reduzir;

4. Há ainda setas posicionam a foto à direita ou à esquerda ou acima e abaixo da tela, caso não estejam em tela cheia;

5. O estilo da foto pode ser aplicado a cada imagem individualmente (✔) ou em todas de uma vez (double check).

Inserir música

Incluindo a música em vídeo com fotos no InShot

Ao tocar sobre o item Música, o usuário tem à disposição três opções: Canções, Efeitos e Gravações.

Canções:

O item Canções oferece as seguintes possibilidades:

Destaque

Inserindo músicas da biblioteca do InShot no vídeo com fotos

Disponibiliza playlists divididas por temas. Para ouvir uma prévia, basta tocar sobre o nome da música. Se gostar, toque sobre o ícone de uma nuvem com uma seta para baixar no app. Em seguida, vá em Usar.

Minha música

Como inserir música da Bibioteca do smartphone no vídeo com foto do InShot

Dá acesso aos áudios da Biblioteca de seu smartphone. Basta tocar sobre para ouvir e ir em Usar para aplicar no vídeo.

Extrair áudio do vídeo

Como extrair áudio de vídeo da galeria do celular com o InShot

Essa opção também se encontra na aba Minha Música e garante acesso a todos os vídeos disponíveis em seu aparelho. Escolha aquele que quer usar e se quiser apenas parte do áudio, selecione o trecho do vídeo referente a ele. Para concluir, toque no ícone de check (✔).

Efeitos:

Permite inserir sons divertidos que sobrepõem à música escolhida. Eles são divididos por categorias, como Transições, Jogos, Sinos, Riso, Animais, Aplausos, entre outras.

Como inserir efeitos de som no vídeo com foto noInShot

Acesse a categoria desejada e toque sobre a faixa para ouvir. Para inserir no vídeo, vá em Usar.

Gravação:

Ao tocar em Gravação, verá uma contagem regressiva surgir no centro da tela. Concluída a contagem, poderá falar o que quiser, o conteúdo será captado. Ao terminar, basta tocar sobre o círculo branco com quadrado vermelho.

Como gravar áudio para usar no vídeo com foto no InShot

Para ouvir o que gravou, volte a linha do tempo até o início do áudio e dê play. Se gostar, toque no ícone de check (1). Se quiser gravar novamente, vá na seta (2). Para desistir, opte pelo X (3).

Ajustando o volume dos áudios

Ajuste dos áudios no InShot

Após inserir uma música, um efeito, áudio de um vídeo ou uma gravação, note que surgirão outras linhas acima da linha do tempo das fotos. Cada uma delas, representa um som incluído, com o momento em que ele começa e termina no vídeo.

É possível fazer simples ajustes em cada um deles. Basta tocar sobre sua respectiva linha e ir em Editar.

Poderá aplicar usar efeitos de fade in e fade out (para começar ou terminar gradativamente), bem como aumentar ou diminuir o volume da faixa. Ao finalizar os ajustes, toque no ícone de check (✔), no canto inferior direito ao vídeo.

Stickers e texto

Em Sticker, os usuários podem GIFS, adesivos animados e emojis. Já em Texto, é possível escrever o conteúdo que desejar e para isso, conta com diversas opções de fontes e cores.

Opções de stickers que podem ser inseridos no vídeo com fotos feito no InShot

Listamos abaixo algumas das ferramentas de texto disponíveis:

1. Formatações prontas, em combinações predefinidas de texto, borda, sombra, rótulo e profundidade;

2. Centralizar ou alinhar o texto à esquerda ou à direita;

Opções de edição de texto do app InShot

3. Alterar o espaçamento entre letras e linhas e o tamanho da fonte;

4. Aplicar efeito de transição ou de loop.

Depois de incluir os adesivos e/ou conteúdos textuais, note que surgirá uma ou mais linhas acima da linha do tempo do vídeo. Cada uma corresponde a um GIF, emoji, sticker ou texto incluído.

É possível movê-los pela da linha do tempo do filme, para alterar o momento de inclusão em que aparecem no vídeo.

Filtro

Funcionalidade muito requisitada por quem gosta de editar fotos e vídeos, o InShot oferece bastante opções. Na aba Filtro, dispõe de filtros que alteram a luminosidade, sombras, tons, entre outros aspectos.

Efeitos  disponíveis para aplicar em vídeos criados no app InShot

Já em Efeito, estão truques divertidos para alterar as fotos, como estilo de TV antiga, espelhamento de parte da imagem, estilo neon, entre outros. Diferentemente dos filtros, os efeitos são dinâmicos, ou seja, apresentam movimentos.

Filtros disponíveis no app de edição de vídeo InShot

Na aba Ajustar, o usuário encontra diversas opções de retoques de imagem. É possível editar o brilho, contraste, cor, saturação, granulação, entre outros aspectos.

Ajustes que podem ser feitos em cada foto inserida em vídeo com música no InShot

O usuário pode aplicar um filtro, efeito ou ajuste a uma só foto ao tocar no ícone de check (✔). Se quiser estender a configuração escolhida a todas as imagens do vídeo, toque no ícone de check duplo (double check).

Fundo

Opções de desfoque de fundo no app InShot

Nem sempre a foto inserida ocupa a tela inteira do vídeo. Para completar o espaço em branco, por padrão, o app reproduz a imagem de forma desfocada. No entanto, é possível personalizar esse fundo. O usuário pode inserir uma foto da galeria do celular, editar o nível de desfoque, aplicar uma cor sólida ou padrão em gradiente.

Se quiser aplicar os ajustes para apenas aquela foto, toque no ícone de check (✔). Caso queira usar em todas as imagens, opte pelo ícone de check duplo (double check).

Outros recursos:

  • Duração: permite definir o tempo de exibição das fotos no vídeo.
  • Dividir: possibilita dividir o tempo de exibição de uma imagem em dois. Assim, é possível editar cada parte separadamente.
  • Excluir: serve para excluir uma foto ou trecho.
  • Recortar: assim como o Canvas, deixa redimensionar a foto e o vídeo;
  • Volume: permite editar o volume do áudio de cada foto ou trecho individualmente.
  • Duplicado: duplica a foto selecionada (e, assim, seu tempo de exibição no vídeo) . Nesse caso, se já tiver sido feita alguma edição, o trecho em duplicata também conterá esses ajustes.
  • Girar: como o nome sugere, serve para girar a foto a 45, 90 e e 180 graus;
  • Flip: vira a foto horizontalmente, espelhando-a.

Outros apps

O InShot não é o único bom aplicativo gratuito que permite fazer vídeos com fotos e músicas. Dentre as diversas opções disponíveis, há programas que se destacam pelas canções disponíveis ou por possibilitar um resultado engraçado.

Como foco na música: TikTok

Nem todo mundo sabe, mas o TikTok também permite fazer vídeo com fotos no estilo slideshow. O app, disponível para Android e iPhone, pode ser a escolha de quem prefere usar uma música famosa ou que esteja em alta.

O TikTok também permite fazer vídeos com fotos e música

O recurso está disponível no caminho: + Realizar upload. Depois, selecione as fotos, tocando no círculo sobre elas e, vá em Próximo. Em seguida, é só fazer inserir os ajustes e efeitos que desejar.

Com um toque de humor: Dança-se

O Dança-se, disponível para Android,permite criar vídeos divertidos usando fotos de seus amigos e parentes. O app insere seus rostos em outros corpos, em danças engraçadas. Para isso, precisa indicar se o vídeo terá um ou dois personagens.

Depois, informe os gêneros e escolha as fotos na galeria ou tire na hora. Então, é só escolher a coreografia. Há temas de Natal, Halloween, Ano Novo, típicas de alguns países etc.

Se quiser conhecer outros apps para fazer suas montagens, nossa lista Apps gratuitos para fazer vídeo com foto e música no celular reúne mais opções.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.