Como ganhar seguidores no Twitter em 2020: 14 dicas imperdíveis


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ganhar seguidores no Twitter de forma rápida e legal requer dedicação e paciência. Mas, se fizer o trabalho bem feito, conseguirá gerar engajamento, com followers que curtem e fazem retweet de seus conteúdos.

O AppGeek mostra as melhores práticas para aumentar seu número de seguidores na rede social sem precisar recorrer a hacks. Explicamos ainda por que buscar por métodos milagrosos para conquistar audiência podem ser prejudiciais ao seu perfil a longo prazo. Confira!

Invista na Bio

Ganhar seguidores no Twitter

A Bio é simplesmente o seu cartão de visitas no Twitter. São poucos caracteres para deixar claro o que você ou sua empresa têm a oferecer. A tarefa de se descrever em poucas palavras pode não ser fácil, mas é possível explorar os demais recursos além da descrição.

1. Escolha uma boa foto de perfil

De preferência sem logos em destaque, com o fundo neutro e que dê para ver bem o seu rosto. Essa é a dica dada pela empresa de gestão de mídias sociais Sprout Social. Se não for um perfil corporativo, use apenas a logo, sem informações extras

A foto de perfil, juntamente com a imagem de capa, pode ajudá-lo a mostrar a que veio e sobre o que comunica na rede social. No caso da capa, é importante estar atento às dimensões (1500 x 1500 px) para que não fique distorcida.

Há quem aproveite o espaço para inserir fotos com texto, como uma forma de ampliar a comunicação, como o caso do banco Itaú.

Como conseguir seguidores no twitter
Perfil aproveita imagem de capa para adicionar informações (Reprodução/ Twitter)

Saiba como criar uma Biografia interessante para o seu Instagram

2. Deixe claro quem você é

São poucos caracteres, portanto, vá direto ao ponto. Se possível, use palavras-chaves para descrever a si ou a empresa.

Há algum perfil de referência que possa marcar (usar o @) na sua Bio e que passe credibilidade? Inclua a informação.

ganhar seguidores twitter
Perfil de colaborador do Twitter exibe boas práticas de descrição do perfil (Reprodução/ Twitter)

Acredita que haja hashtags que representem bem o que deseja comunicar. Insira também para tentar atrair quem pesquisa sobre o termo. Mantenha o bom senso e inclua somente o que for realmente relevante, sem forçar a barra.

3. Preencha os campos

ganhar seguidores no twitter bio
Perfil do consultor digital Neil Patel tem todos os campos preenchidos (Reprodução/ Twitter)

Amplie ao máximo seu poder de comunicação. Inclua o link para o seu site ou perfil em outra rede social, através do qual acredite que possa complementar e dar credibilidade ao que é falado no Twitter.

Insira também a sua localização. No caso de ser uma empresa, coloque-a completa. Dessa forma, seus consumidores saberão facilmente onde encontrá-la. Se for um perfil pessoal, pode indicar apenas o país ou cidade, se quiser. O importante é estar seguro de que a inclusão desse tipo de informação não o deixará exposto ou inseguro.

Crie conteúdos de qualidade

Parece óbvio, mas não custa reforçar. Um bom conteúdo não apenas atrai, como retém seguidores e gera interação (o que resulta em maior engajamento).

4. Publique conteúdos visuais

Ganhar seguidores no Twitter
Link com imagem de preview chamativa (Reprodução/ Twitter)

Fotos, vídeos, GIFs ou links com imagens de preview que chamem a atenção. Em meio a milhares de tweets diários que passam na timeline dos usuários da rede, é importante que o seu se destaque entre os demais.

Sempre pense no que pode fazer quem simplesmente rola a tela incessantemente a parar em seus posts. São as cores? É o humor? São infográficos? Na base do erro e do acerto saberá o que mais empolga a sua audiência e gera mais cliques, curtidas, comentários e retweets.

5. Deixe um tweet importante em destaque

ganhar seguidores twitter
Netflix optou por fixar tweet com lançamentos do mês (Reprodução/ Twitter)

Tem um tweet de sucesso, que rendeu muitas curtidas e compartilhamentos? Deixe em destaque no topo da página. Ainda não tem nada com tanta visibilidade? Deixe como tweet fixado uma publicação que considera importante para que conheçam você ou sua marca.

De acordo com a consultoria de mídias sociais Social Pilot, quando alguém entrar pela primeira vez em seu perfil, compreenderá melhor por que devem segui-lo.

6. Seja confiável

Independente de qual seja a proposta de seu perfil, evite a disseminação de fake news. Também não publique textos, vídeos e imagens de teor preconceituoso, violento ou de gosto duvidoso.

A reprodução de conteúdos do gênero podem levá-lo não só a perder seguidores como ter a conta denunciada. Retweet ou poste links e informações provenientes apenas de fontes confiáveis.

Publique com frequência

como ganhar seguidores no Twitter

Especialistas divergem bastante quanto ao número ideal de tweets por dia para garantir melhor engajamento de seus seguidores. No entanto, há um consenso de que é preciso postar com frequência. Afinal, que não é visto, não é lembrado (nem curtido, comentado ou retweetado).

7. Estabeleça uma quantidade mínima de post

De acordo com dados do blog coScheadule, o ideal para ganhar visibilidade é fazer cerca de 15 tweets por dias. Desses, cerca de 7 devem ser retweets ou publicações de links interessantes. Mas esse número não é uma unanimidade entre especialistas.

De acordo o próprio blog, o consultor de tecnologia da Forbes Neil Patel acredita que a quantidade precisa se adequar à sua estratégia. Patel defende de 1 a 5 publicações por dia para quem quer maior engajamento por tweet.

Mas esse número pode aumentar para 50 para quem deseja obter maior volume de impressões e engajamento geral. Quanto mais retweets receber, mais chances de ganhar novos seguidores.

8. Identifique as melhores horas para tweetar

As melhores horas para publicar em qualquer rede social são aquelas em que as pessoas mais acessam essas plataformas.

No caso do Twitter, um levantamento feito pelo Sprout Social indica que o período que gera maior engajamento é de segunda a sexta, das 8h às 16h. Já os momentos com menos engajamento são entre 22h e 4h da manhã.

como ganhar seguidores twitter
Reprodução/ Sprout Social
  • Melhores horários para postar: quarta e sexta às 9h
  • Melhores dias: quarta e sexta
  • Pior dia: sábado

9. Use ferramentas de agendamento de posts

Para gerar conteúdo para 5, 15 ou 50 tweets diários, é necessário planejamento. Isso significa que você não deve acordar e pensar no que postar somente no dia da publicação.

ganhar seguidores no Twitter

Claro que pode e deve haver espaço para a espontaneidade, mas é possível criar os posts antecipadamente e agendar as publicações. Isso torna sua ação na rede mais consistente e previsível para seus seguidores.

Para isso, é possível contar com ferramentas de agendamento de posts. Há opções online, gratuitas e pagas, com planos para diferentes tipos de necessidades. As principais delas são:

Aposte no engajamento

Como ganhar seguidores do twitter

O engajamento nas redes sociais se refere à interação dos seguidores com um perfil. Seja através de curtidas, comentários, reposts, etc. Quanto maior for, maior é considerada a sua influência sobre os followers. E mais próxima é a relação com os clientes, no caso de uma empresa, ou fãs, se for um influenciador digital.

10. Faça retweets e menções

Conteúdo original sempre é bom, mas isso não o impede de retuitar posts interessantes e relevantes para o seu perfil e seus seguidores. Se fizer sentido, mencione (use o @) outros usuários cujo perfil dialogue com o seu e o de sua marca.

Como ganhar seguidores no Twitter
Reprodução/ Twitter

Caso haja resposta do perfil mencionado, é possível, até mesmo, que haja uma troca de seguidores entre vocês.

11. Crie você também conteúdos retuitáveis

Uma das formas de aumentar a interação com o seu público é criar conteúdos que sejam relevantes para eles a ponto de quererem compartilhar.

É possível postar mensagens inspiradoras, dicas bacanas, compartilhar um meme, publicar uma novidade que todos vão adorar saber, entre outras opções. Quanto mais retweets receber, mais visibilidade seu perfil tem, e maiores as chances de ganhar novos seguidores.

12. Use as hashtags certas

Como ganhar seguidores no Twitter

De acordo com o Social Pilot, tweets com hashtags relevantes têm 2 vezes mais engajamento que os demais. O uso da # ajuda a atrair pessoas que têm interesse pelo conteúdo que você publica.

Uma boa estratégia é ficar sempre atento às hashtags que são tendência e usá-las de forma inteligente, quando possível. Hashtags genéricas bem aplicadas também podem funcionar muito bem para dar visibilidade a conteúdos relacionados com sua marca ou perfil.

Outra boa dica é seguir perfis que usem hashtags que têm a ver com a sua empresa ou com os conteúdos que costuma publicar. É possível que tenham interesse em que posta.

Monitore seus seguidores

Ganhar seguidores pode ser seu principal objetivo, mas é necessário ficar atento àqueles que já conquistou. É importante verificar se tem perdido followers e se o número de novas adições tem crescido, diminuído ou se mantido na média.

13. Use ferramentas de monitoramento

ganhar seguidores no Twiiter

Existem nas lojas de aplicativos algumas ferramentas para analisar o desempenho de seu perfil no Twitter. Os apps, disponíveis para Android e iOS, permitem ver unfollows, quem ainda não o segue e até mesmo os bloqueios.

Confira opções em nosso artigo Apps de unfollow para monitorar seguidores no Instagram e no Twitter.

14. Fuja dos métodos milagrosos

Provavelmente, ao pesquisar por maneiras de ganhar mais seguidores no Twitter, se deparou com sites e serviços que prometiam a conquista de muitos followers em um prazo de pouquíssimo tempo. Alguns requerem pagamento, outros não.

A verdade é que não existem milagres e o ideal é fugir desses métodos pelos seguintes motivos.

  • Seu perfil será seguido por usuários falso. Esse bots poderão até fazer volume no que diz respeito a seu número de seguidores, mas não trarão engajamento.
  • A disparidade entre a quantidade de seguidores e o engajamento gerado pelos tweets levantará suspeita de seus usuários reais. E colocará em questão a sua credibilidade ou de sua marca.
  • Por ser seguido por muitos robôs, seu perfil pode ser confundido pelo Twitter como falso. O que pode resultar na remoção de sua conta.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.