Como imprimir pelo celular Android ou iPhone em qualquer impressora


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Imprimir documentos, fotos e PDFs pelo celular vem se tornando uma necessidade recorrente. Afinal, os smartphones estão cada vez mais completos, agregando funções e até mesmo substituindo, em muitos casos, os computadores.

O AppGeek ensina como imprimir arquivos do Android e do iPhone via Wi-Fi, mesmo em impressoras que não são smart. Se preferir, pode realizar a impressão através de apps das fabricantes, como HP, Epson, Canon, Brother ou Samsung. Escolha a forma que funciona melhor para você!

Como imprimir pelo Android com o Google Cloud Print

imprimir pelo celular

Aparelhos com Android 8.0 ou superior vêm com o app Google Cloud Print instalados de fábrica. Se, por acaso, seu smartphone é mais antigo, é possível baixar o aplicativo na Google Play gratuitamente.

Algumas impressoras sem fio são prontas para a nuvem, ou seja, não requerem qualquer configuração para a impressão sem fio. O Google permite pesquisar se o modelo de sua impressora se enquadra nessa categoria.

Em caso afirmativo, pule para a etapa seguinte (Imprimir através do Google Cloud Print) deste passo a passo. Mas se a sua impressora não for pronta para a nuvem, será necessário associá-la ao Google Cloud Print.

Adicionar a impressora ao Google Cloud Print

Para realizar o procedimento a seguir, é preciso estar próximo à impressora que será configurada e a um computador com Google Chrome instalado. Mantenha-a ligada durante os passos abaixo.

1. No computador, abra o Google Chrome e clique sobre o ícone de três pontinhos situado ao lado da barra de endereços do navegador. No menu que abrir, vá em Configurações;

imprimir pelo celular

2. Role a tela até o final e vá em Avançado;

3. Mais uma vez, role a tela, até chegar à seção Imprimir. Clique em Google Cloud Print;

4. Agora, opte por Gerenciar dispositivos Cloud Print;

imprimir pelo celular google cloud print

5. Selecione a impressora que quer associar ao serviço de impressão e clique em Adicionar impressoras.

Imprimir através do Google Cloud Print

Feita a associação de sua impressora ao app do Google, siga os passos abaixo.

1. Abra o programa, arquivo ou foto que deseja imprimir e clique sobre o ícone de três pontinhos;

2. Em alguns apps, toque sobre a opção Imprimir. Caso não a visualize, vá em Compartilhar e, então, verá o item Imprimir;

imprimir pelo celular google cloud print

3. Selecione a sua impressora e pronto!

Se, por acaso, não encontrar a sua impressora, confira se ela está ativada como impressora padrão. Para isso, siga o caminho Configurar → Dispositivos conectados → Preferências de conexão → Impressão.

Em Serviços de impressão, vá em Impressora padrão e ative a chave (mudará de cinza para verde). O serviço buscará pela sua impressora associada previamente ao Google Cloud Print.

Como imprimir pelo celular Android em impressora sem Wi-Fi

Para quem tem um modelo de impressora mais antigo, sem rede Wi-Fi, saiba que é possível fazer a impressão do celular sem recorrer a truques. É preciso apenas ter um computador com Google Chrome instalado ligado por fio a uma impressora.

1. No computador, abra o Google Chrome e clique sobre o ícone de três pontinhos situado ao lado da barra de endereços do navegador. No menu que abrir, vá em Configurações;

2. Role a tela até o final e vá em Avançado;

3. Mais uma vez, role a tela, até chegar à seção Imprimir. Clique em Google Cloud Print;

4. Agora, opte por Gerenciar dispositivos Cloud Print;

5. Na seção Impressoras tradicionais, vá em Adicionar impressoras;

imprimir pelo celular

6. O Google encontrará a impressora conectada ao PC. Mantenha aquela que deseja usar marcada e clique em Adicionar impressora(s) pronto, ela estará registrada no serviço.

Depois, é só seguir o procedimento comum para imprimir através do Android, explicado no tópico acima (Imprimir através do Google Cloud Print).

Como imprimir pelo iPhone

A Apple oferece aos usuários do iPhone, iPad, iPod touch e Mac um app nativo de impressão, o AirPrint. De acordo com a empresa, o programa é compatível com os modelos mais conhecidos de impressoras. A fabricante disponibiliza a lista dos aparelhos, que é atualizada mensalmente.

Caso a sua não esteja listada, a Apple sugere que entre em contato com a fabricante do aparelho para obter mais informações.

Se a sua impressora tiver integração com o AirPrint , basta que esteja conectada à mesma rede Wi-Fi que o iPhone e seguir os passos abaixo.

1. Abra o aplicativo do qual deseja fazer a impressão e toque sobre um ícone de três pontinhos ou de compartilhamento (que pode ser ícone sete ou ícone);

2. Role a tela para baixo e vá no ícone de uma impressora ou em Imprimir;

  • Se não encontrar nenhuma das duas opções, é provável que o app não seja compatível com o AirPrint.

3. Vá em Selecionar, ao lado da opção Impressora. Então, toque sobre o nome de sua impressora;

como imprimir pelo iPhone
Reprodução/ Apple

4. Se quiser, indique o número de páginas ou qual intervalo de página (por exemplo, da 9 a 11) deseja imprimir. Finalize o processo em Imprimir, no canto superior direito da tela.

Imprimir usando o app da fabricante

imprimir pelo celular

Se em vez de usar os aplicativos padrões do sistema, preferir utilizar aqueles das fabricantes, basta fazer o download do app correspondente. Como cada um deles tem sua própria forma de usar, recomendamos que siga as instruções dadas pelo programa.

Para facilitar, reunimos abaixo os programas para Android e iPhone das principais marcas de impressoras.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.