Aprenda como mudar a senha do Wi-Fi pelo celular e pelo PC


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Trocar a senha do Wi-Fi pode ser necessário caso desconfie que alguém esteja utilizando sua rede sem sua autorização. Ou então se quiser criar um código de acesso mais fácil de ser lembrado. O AppGeek explica como trocar a senha dos roteadores da TP-Link, D-Link e Intelbras, bem como das operadoras Vivo, Oi e Net.

O processo pode ser realizado tanto pelo smartphone quanto pelo computador (com exceção da Oi). O fundamental é o aparelho esteja conectados à rede em questão (seja via Wi-Fi ou cabo). Os passos podem mudar um pouco de acordo com o modelo de roteador utilizado, por mais que sejam da mesma fabricante. Confira!

Como mudar a senha do roteador TP-Link

1. Abra o navegador de sua preferência e insira o seguinte na barra de endereços:

Os números acima se referem ao número do IP do roteador e variam de acordo com o modelo. De acordo com a fabricante, podem ser encontrados no adesivo situado na parte de baixo do aparelho.

2. Em seguida, na caixa que abrir na tela, insira o Nome de usuário e Senha. Caso nunca tenha mudado, insira a palavra admin nos dois campos, como é usado por padrão pela TP Link;

Mudar senha wifi tp-link
Reprodução/ TP-Link

3. No menu lateral do site que abrir, vá em Wireless e, depois, em Wireless Security;

4. Marque a caixa referente à opção WPA-PSK/WPA2/PSK e, em seguida, redija a senha na caixa de texto da opção PSK Password;

5. Finalize o processo em Save;

6. Em seguida, clique em Reboot para reiniciar o roteador.

Mudar senha do wifi tp-link
Reprodução/ TP-Link

Vale destacar que a TP Link oferece um aplicativo de gerenciamento de rede, o Tether. Disponível para Android e iOS, garante acesso fácil às configurações da rede (incluindo a alteração da senha).

O programa permite ainda ver quem está conectado à sua internet e bloquear as pessoas indesejadas. O usuário também pode criar um controle e limite de acesso, ideal para quem tem crianças pequenas.

Como mudar a senha do roteador D-Link

1. Abra o navegador de sua preferência e insira o seguinte na barra de endereços:

2. Surgirá então a tela de administração. No campo Nome de usuário escreva Admin e deixe o campo Senha em branco. Confirme em Iniciar sessão ou Login;

mudar senha wifi
Reprodução/ D-Link

3. Dependendo do modelo utilizado, o passo a ser seguido agora pode ser Ferramentas → Admin ou Manutenção → Administração do dispositivo;

mudar senha wifi
Reprodução/ D-Link

4. No campo Senha, digite a senha que desejar. Repita no campo Confirme a senha e conclua em Salvar as configurações.

Como mudar a senha do roteador Intelbras

1. Abra o navegador de sua preferência e insira 10.0.0.1: na barra de endereços;

2. Digite a palavra admin nos campos Usuário e Senha. Confirme em Login;

3. Agora, menu lateral, vá em Sistema e, depois, em Senha;

mudar senha wifi
Reprodução/ Intelbras

4. Digite a nova senha no campo correspondente e repita a mesma senha abaixo. Confirme em Salvar;

5. Para concluir o processo, digite mais uma vez o login (admin) e senha e clique em Login.

A Intelbras também oferece a seus usuários um aplicativo de gerenciamento para roteadores, disponível para Android e iOS. O Conecte.me oferece uma interface amigável e permite alterar configurações básicas do aparelho.

O app está disponível para os modelos de roteador WRN 150, WRN 300, WRN 240 Slim, WRN 241, WRN 342 Slim, WIN 240 e WIN 300 e NCLOUD.

Como mudar a senha do roteador Vivo

1. Abra o navegador de sua preferência e insira http://192.168.1.1/ ou http://192.168.15.1 na barra de endereços;

2. Em seguida, vá em Configurações;

3. Então, opte por Rede Wi-Fi 2,4 GHz;

4. Digite admin no campo Nome de usuário e insira a senha disponível na etiqueta roteador, se nunca tiver alterado as configurações originais. Se o roteador não tiver etiqueta, digite os 4 últimos números do MAC. Confirme os dados em Login;

5. Agora, clique no campo Senha e digite a nova senha. Então, vá em Salvar.

A Vivo também conta com um aplicativo de gerenciamento de rede, o Vivo Smart Wi-Fi. Disponível para Android e iOS, permite bloquear e desbloquear aparelhos conectados bem como turbinar a velocidade.

O usuário também consegue ver quem está conectado à rede, alterar nome e senha, além de criar uma senha temporária para convidados.

Como mudar a senha do roteador Oi

O site da operadora Oi indica como única forma para trocar a senha do roteador o download do aplicativo Técnico Virtual, para Android e iOS. Portanto, para realizar o procedimento, é necessário baixar e instalar o app em seu smartphone.

1. Abra o app Técnico Virtual;

2. Opte por Banda Larga, no menu que surgir;

3. Em seguida, insira o telefone fixo e o CPF/CNPJ do titular da conta. Confirme em Entrar;

4. Dentre as opções que surgirem, vá em Ajustes de Wi-Fi;

mudar senha wifi
Reprodução/ Oi

5. Agora, toque em Nova senha de Wi-Fi.

Agora basta inserir a nova senha e salvar.

Como mudar a senha do roteador da Net

1. Acesse o Minha NET e faça seu login com seus dados de usuário;

2. Na página seguinte, vá em Técnico e, no menu que abrir, clique em Senha WiFi Casa;

3. Digite a nova senha e repita abaixo. Confirme em Editar;

4. Finalize o processo em Atualizar meus dados.

Como criar uma senha segura para a rede Wi-Fi

Antes de redefinir a senha do seu roteador Wi-Fi, é necessário pensar em alguns aspectos. É importante que o código criado seja fácil de lembrar, mas, ao mesmo tempo, forte. O site da empresa especializada NetSpot dá algumas dicas que podem ajudar a definir a senha perfeita.

  • Crie senhas com, pelo menos, oito caracteres;
  • Use letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, de forma aleatória;
  • Crie a senha com base em uma frase que seja fácil de você lembrar e, se possível, cometa erros de grafia propositais ou substitua números por letras. Um exemplo dado é trocar Eu amo hambúrguer por 3uS28uRgEr$!1;
  • Por fim, evite combinações muito óbvias, como sequências numéricas ou alfabéticas, repetições, datas de aniversários,uso de palavras óbvias (como admin, administrador), etc.

Dicas de Wi-Fi

Em seu site, a Vivo dá algumas dicas para aproveitar o melhor possível do sinal do Wi-Fi. Uma delas diz respeito ao local de instalação do roteador. O ideal é deixá-lo em um local mais alto e livre de obstáculos. Iisso ajuda a ter um sinal mais forte, uma vez que alguns elementos dentro de casa que podem atrapalhar.

Portanto, note se entre o aparelho e o roteador estiverem geladeira, televisão, espelho, metal, água, azulejo ou uma pessoa. Eles podem gerar interferência e, consequentemente, redução da qualidade. Para ajudar, deixe sempre as antenas do roteador para cima.

A empresa destaca ainda que a velocidade da internet também depende do dispositivo utilizado. Portanto, um celular mais moderno, provavelmente, terá uma conexão mais rápida que um mais antigo.

Além disso, a velocidade máxima anunciada pelas operadoras só pode ser alcançada através de cabo Ethernet. Por Wi-Fi não é possível devido às interferências acima citadas.

Por fim, quanto mais pessoas usando a mesma rede, mais lenta ela deve ficar. Afinal, a banda passa a ser compartilhada entre os aparelhos em uso. Se algum deles estiver realizando o download, rodando um jogo ou assistindo a um serviço de streaming, poderá, sozinho, estar consumindo a maior parte da banda.

Está sem rede em casa? Então confira 5 apps para você descobrir senha de Wi-Fi em qualquer lugar. Veja também como descobrir a senha do Wi-Fi salva no seu PC ou celular.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.