Como rastrear celular: aprenda a localizar seu Android ou iPhone


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Rastrear um celular perdido pode ser mais simples do que imagina. Afinal, tanto o Android quanto o iPhone permitem localizar o dispositivo através do navegador de internet.

O AppGeek mostra como é fácil e rápido encontrar o seu aparelho. Descubra também se é possível rastrear um celular de outras formas, como pelo número do telefone e do IMEI.

Android

O Google oferece aos usuários de celulares com o sistema Android um serviço de rastreamento online gratuito, o Encontre meu dispositivo. Além de localizar o aparelho, é possível ainda bloqueá-lo e apagar dados do smartphone.

1. Acesse o site do Encontre meu dispositivo;

2. Se tiver mais de um celular cadastrado, clique sobre a imagem do aparelho que quer localizar;

Como encontrar um celular Android online

3. Aguarde alguns instantes para que o serviço pesquise pelo aparelho. O site informará a localização e, caso esteja conectado a uma rede sem fio, revelará o nome;

4. Se estiver próximo da sua localização, pode clicar em Reproduzir som para encontrá-lo mais facilmente. Assim, o smartphone irá tocar durante cinco minutos, mesmo que esteja com o modo silencioso ativado;

Como encontrar um celular Android pelo servio Encontre meu Dispositivo

5. Caso não esteja perto do aparelho e queira evitar que alguém use o celular, clique em Proteger o Dispositivo. Ao fazer isso, sua conta do Google também é desvinculada, evitando que desconhecidos tenham acesso a seus dados no serviço, como e-mail, conta da loja de apps, etc.;

  • Se não tiver um bloqueio de tela já ativado, o serviço pedirá para criar uma senha numérica. É importante lembrá-la para desbloquear o celular quando resgatá-lo.
  • É possível inserir uma mensagem e um número de contato para que a pessoa que encontrar o dispositivo entre em contato. A mensagem é exibida na tela de bloqueio.

6. Se não tiver mais esperança de encontrar o seu smartphone, pode apagar todos os dados do dispositivo remotamente, clicando em Limpar dispositivo. Após fazer isso, não será mais possível rastrear o aparelho, mas terá a certeza de que suas informações não cairão em mãos erradas.

  • Para realizar a limpeza, deverá fazer login em sua conta do Google para que o processo seja realizado. Em seguida, confirme em Limpar.
  • O recurso não elimina dados do cartão SD, caso tenha.

Para conseguir rastrear o seu celular corretamente, é necessário:

  • Que o celular esteja ligado;
  • Que o GPS esteja ativado;
  • Ter a opção Encontrar meu dispositivo ativada no celular. O caminho é simples, basta abrir o app Configuração e ir em Segurança → Encontre meu dispositivo → Ativar o recurso no topo da tela (mudará de Desativado para Ativado);

Como ativar o recurso Encontre meu Dispositivo no Android

  • Que o dispositivo esteja conectado à internet (seja Wi-Fi ou móvel);
  • Estar vinculado a uma conta do Google;
  • Estar visível no Google Play. Para isso acesse a página de preferência do Google Play e no final da tela, na seção Meus dispositivos, marque a caixa abaixo de Visibilidade do aparelho que deseja encontrar.

iPhone

A Apple também conta com um serviço gratuito para rastrear o seu iPhone, o Find my iPhone (Buscar meu iPhone, em português). Através do site, também é possível bloquear o aparelho e apagar seus dados remotamente.

1. Acesse o site Buscar meu iPhone. Insira seus dados de login no iCloud;

  • Se por acaso, for solicitado o código de verificação de dois fatores, atualize a página e insira novamente seus dados de login;

2. Agora, clique em Todos os dispositivos, no topo da tela, e clique sobre o nome do seu aparelho;

Como rastrear o iPhone com o Find my Phone

3. Se o iPhone estiver no mesmo ambiente que você, opte por Reproduzir som, para achá-lo mais facilmente. O barulho só será emitido se o smartphone estiver conectado à internet;

Como rastrear o iPhone no site Find my iPhone

4. Se estiver distante do aparelho, pode ativar o Modo perdido. Assim, bloqueará o aparelho com um código de segurança e conseguirá monitorar a localização;

  • Ao clicar sobre a opção, também é possível inserir um número de telefone e uma mensagem, que serão exibidos na tela de bloqueio, para quem achar o aparelho.
  • As atualizações de localização do seu iPhone são enviadas para o e-mail cadastrado no iCloud.

5. Se já tiver perdido as esperanças de encontrar o seu celular, pode se sentir mais seguro apagando todos os dados. Para isso, deve clicar em Apagar iPhone e confirmar a escolha em Apagar. Após fazer isso, não conseguirá mais rastrear o seu aparelho.

  • Nesse caso, o iPhone é zerado e dados como números de cartão de crédito cadastrados também são excluído.

Para rastrear o seu iPhone corretamente é necessário ter a rede Buscar ativada nas configurações do sistema. Para isso, vá em Ajustes → Toque sobre o seu nome → Buscar → Buscar iPhone. Agora, toque sobre Buscar iPhone para ativar a opção (a chave mudará de cinza para verde).

Pelo número do celular

Alguns aplicativos prometem rastrear o celular apenas com o número. Mas, para isso, é preciso que o dono do dispositivo também o programa instalado e autorize que você acompanhe a sua localização.

Se o que quer é achar um ponto de encontro ou acompanhar o caminho da sua filha até a escola, a realidade é que não é necessário instalar mais um app. Afinal, o WhatsApp já oferece uma ferramenta semelhante, não é mesmo?

Basta a pessoa abrir a conversa com você e acessar o recurso de Localização, disponível no ícone de + (no iPhone) ou de um clipe (Android). Se quiser compartilhar somente o local onde está no momento, deve optar por Localização atual (1).

Mas, para conseguir acompanhar o deslocamento, precisa escolher Localização em tempo real (2).

Como ativar a localização no WhatsApp

Pelo IMEI

É comum pensar ser possível rastrear um celular pelo IMEI, mas isso é um engano. IMEI é uma sigla em inglês para o número de identificação internacional único de celular, que funciona como um número da carteira de identidade. Ele único, não se repete e cada aparelho tem o seu.

Ao solicitar o bloqueio do IMEI à sua operadora telefônica, o código é inserido em um banco de dados nacional. Isso impossibilitará que os serviços de telefonia de qualquer empresa que opere no país funcionem no smartphone bloqueado.

Saiba mais em Como bloquear o IMEI do celular Android e iPhone

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.