Veja como recuperar conversas e mensagens apagadas no WhatsApp


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

De vez em quando, até sem querer, podemos apagar uma conversa no WhatsApp que era importante. Às vezes, no calor de um momento, chegamos a excluir mensagens que não deveríamos. E se for o caso, há uma forma de recuperar conversas no aplicativo. Basta que a sua opção de backup esteja ativada.

O AppGeek explica nesse passo a passo como recuperar e ter de volta conversas e mensagens. No entanto, o processo pode não funcionar se o arquivo de backup não conter os conteúdos excluídos.

Por isso, é importante estar atento à hora em que o último backup foi feito. No WhatsApp, você consegue ver mais detalhes sobre isso na opção Conversas.

Como recuperar conversas no WhatsApp

Primeiramente, verifique se há um backup. O WhatsApp conta com duas opções de backup, no Google Drive e no disco local, facilitando a recuperação de mensagens e arquivos de mídia sempre que quiser.

Importante: caso tenha acabado de apagar as mensagens que procura, não faça um novo backup até ter recuperado todas as conversas.

Isto porque, ao armazenar os dados após a exclusão das mensagens, ao recuperar o backup, as informações a serem mostradas pelo aplicativo serão aquelas salvas no último armazenamento. Por isso, fique atento!

1. Acesse as Configurações do celular;

2. Vá para Armazenamento e memória;

3. Selecione Aplicativos;

4. Na lista, encontre o WhatsApp;

5. Toque em Limpar dados;

Como limpar dados do WhatsApp

  • Ao fazer isto, o WhatsApp excluirá todas as informações salvas no dispositivo. Mas não há motivo para preocupação: tudo será recuperado com o último backup feito pelo aplicativo.

6. Abra o WhatsApp;

7. Insira o número de telefone e faça a verificação de conta;

8. Na próxima tela, escolha Restaurar;

Backup e restauro do WhatsApp

9. Após a restauração do backup, clique em Avançar;

10. Verifique se encontra as suas mensagens apagadas.

Pronto! Com o passo a passo acima, você deve conseguir recuperar conversas baseado no último backup feito para o Google Drive.

Esta é a única opção plenamente segura para tentar restaurar mensagens e arquivos antigos. Por isso, caso tenha feito um backup do WhatsApp depois de ter excluído as conversas que procura, pode não ser possível recuperá-las.

Recuperar conversas no WhatsApp com backup local

O WhatsApp sempre dá preferência para o backup armazenado no Google Drive. Por isso, caso queira utilizar um arquivo de backup salvo no celular, uma vez que o aplicativo faz vários arquivos do tipo, basta apagar o backup no Drive.

Para isso, acesse o Google Drive pelo computador com a sua conta do Google (a mesma utilizada para salvar backups do WhatsApp). Em configurações, encontre o WhatsApp e, se quiser, clique em Excluir dados ocultos de aplicativos.

WhatsApp no Google Drive

15 melhores brincadeiras para Status e grupos do WhatsApp de 2019

Depois de fazer isso, estará livre para restaurar o WhatsApp com um backup anterior àquele disponível pelo Google Drive. No entanto, para os próximos passos, será necessária a instalação de um gerenciador de arquivos no seu celular, caso não tenha um.

1. No gerenciador de arquivos, procure pelo WhatsApp e clique;

2. Vá até Databases;

  • Caso não encontre a opção, verifique a memória interna e externa do aparelho.

3. Na próxima tela, você terá os backups nomeados da seguinte maneira: msgstore-YYYY-MM-DD.1.db.crypt9 (sendo YYYY-MM-DD a data em que o backup foi feito). Renomeie o arquivo desejado para msgstore.db.crypt9.

  • Nunca mude o número após “crypt”, pois indica o protocolo de criptografia utilizado na criação do backup.

4. Desinstale o WhatsApp;
5. Reinstale, configure a conta e toque em Restaurar quando solicitado.

Fim! Desta forma, você pode recuperar outras versões do seu WhatsApp e, quem sabe, encontrar aquelas mensagens importantes que foram apagadas.

No iPhone, não é possível restaurar mensagens através de um backup local, uma vez que o aparelho só permite isso através do arquivo armazenado no iCloud.

No Windows Phone é o contrário: só há como restaurar o WhatsApp com um backup local, não tendo a opção de armazenamento de backup em nuvem.

Exporte conversas importantes

Vale lembrar que, caso as mensagens não estejam salvas no backup criado antes da restauração, as conversas não ficarão mais disponíveis, tendo sido perdidas para sempre. Por isso, para não passar por essa situação chata, é importante pensar em alternativas para que isso não aconteça.

Exportar as conversas periodicamente pode ser uma opção. O WhatsApp permite a exportação de conversas diretamente para o e-mail e outros serviços, permitindo salvar textos e arquivos de mídia, como imagens, vídeos e áudio.

Para fazer isso, é muito simples:

1. Entre na conversa que deseja exportar;

2. Clique nos três pontos no canto superior direito;

3. Toque em Mais;

Exportar conversas do WhatsApp

4. Vá para Exportar conversa;

5. Escolha incluir ou não arquivos de mídia.

Na próxima tela, basta escolher o serviço para o qual irá exportar a conversa. Se enviar por e-mail, basta inserir o endereço para o endereço e pronto! Em segundos ou minutos, dependendo da quantidade de arquivos a serem enviados, tudo irá aparecer organizado na caixa de entrada.

Com os tutoriais acima, você já pode apagar e restaurar mensagens o quanto quiser, sem correr o risco de perder o que for mais importante. Esteja sempre atento: o que estiver no backup será o conteúdo restaurado pelo WhatsApp.

Portanto, exportar conversas é a maneira mais segura de não perder mensagens.

E se quer aprender mais sobre o mensageiro, saiba como ter dois WhatsApp em um celular. Se suspeita que aquela pessoa especial seguiu em frente, veja como saber se foi bloqueado. Para fazer piada da situação, aprenda a fazer GIFs diretamente no WhatsApp!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.