Aprenda como salvar fotos do Instagram pelo celular ou PC


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Apesar de ser uma rede social baseada em imagens, salvar fotos do Instagram pode ser um incômodo que muita gente já teve ao querer ter um novo papel de parede ou uma receita prática no celular.

Não há uma forma nativa de fazer isso com o aplicativo do Instagram, mas há alguns serviços que você pode utilizar para fazer download. O AppGeek indica três formas de salvar fotos do Instagram no smartphone ou no PC sem complicações!

Vale lembrar que muitas imagens podem ser protegidas por direitos autorais. Então preste bem atenção ao uso que fará delas. O direito do autor é importante para que artistas continuem recebendo reconhecimento pelo seu trabalho.

Como salvar fotos do Instagram no celular

Para salvar fotos do Instagram no smartphone, o AppGeek recomenda a utilização do aplicativo FastSave for Instagram. Muito leve e de interface intuitiva, baixe e instale o app para então seguir os passos:

1. No FastSave, ligue o botão para ativar o serviço;

Download de fotos e vídeos com o FastSave for Instagram

2. Abra o Instagram;

3. Ao encontrar a foto desejada, toque no avião de papel para compartilhar;

4. Copie o link da imagem.

Automaticamente, o FastSave começará o download. Assim, é só abrir a galeria para ter acesso aos conteúdos. Isto inclui fotos e vídeos! O aplicativo ainda conta com um local seguro para armazenar os dados, para que só você possa visualizar.

Como salvar fotos do Instagram no PC

No computador há mais opções de softwares e webapps para salvar fotos da rede social. Se utiliza o Chrome para navegar na internet, o AppGeek indica o Downloader for Instagram. É uma extensão muito leve que facilitará seus downloads na rede.

1. Instale a extensão Downloader for Instagram no Chrome;

2. Acesse o Instagram e procure pelo perfil e/ou conteúdo que deseja salvar;

3. Clique no ícone do Downloader for Instagram e selecione a imagem.

Salvar fotos e vídeos com o Download for Instagram

Em questão de segundos, tudo já fica armazenado no seu computador, podendo ser acessado quando quiser. A extensão faz download tanto de fotos quanto de vídeos, permitindo até salvar Stories!

Há ainda algumas plataformas online que permitem salvar fotos e vídeos do Instagram tanto no PC quanto no celular. Basta acessar os sites por um navegador padrão. Entre os serviços online disponíveis, podemos citar:

Nestas plataformas, para fazer o download só é preciso fornecer o URL da imagem na rede social. Esta informação é facilmente encontrada se navega no Instagram pelo PC, na barra de endereço de cada imagem.

Para quem utiliza o aplicativo no celular, pressione o botão de compartilhar e então copie o link para a área de transferência.

Depois, é só acessar o site das plataformas e colar o endereço. Em segundos, o serviço já proverá o download dos conteúdos, salvando tudo no disco local.

Salvar fotos do Instagram com o navegador

Há ainda outra opção para download de conteúdos do Instagram. Desta maneira, não é necessária a instalação de nenhum aplicativo ou software. Basta ter um navegador de internet no computador, pode ser tanto o Chrome quanto outro.

O procedimento abaixo é similar em praticamente todos os browsers atuais.

1. Abra o navegador de internet;

2. Acesse o Instagram;

3. Vá até a imagem que deseja salvar e abra em uma nova guia;

4. Clique com o botão direito do mouse sobre a foto ou vídeo;

Salvar fotos e vídeos do Instagram com ferramentas de desenvolvedor no navegador

5. Selecione Inspecionar;

6. Toque na seta indicada na imagem de exemplo abaixo;

Salvar fotos e vídeos do Instagram com ferramentas de desenvolvedor no navegador

7. Encontre o primeiro link com https://;

8. Clique com o lado direito do mouse;

9. Abra em uma nova guia;

Salvar fotos e vídeos do Instagram

10. Na próxima tela, salve a imagem como quiser.

Pronto! Destas três formas, você pode ter fotos e vídeos do Instagram mesmo que não tenha internet. Além disso, é uma ótima maneira de salvar conteúdos para tê-los em local seguro, não apenas na rede social.

Vale lembrar: preste atenção no uso que dará às imagens salvas no celular. Muitas fotos podem ser protegidas por direitos autorais, demandando o crédito e o reconhecimento do trabalho do artista. Por isso, não deixe de ter isso em consideração caso pretenda utilizar as imagens para algum fim específico.

Para turbinar ainda mais o Instagram, temos 10 dicas para o Stories ficar bem mais atrativo. Ensinamos também como criar uma biografia interessante.

Se estiver investindo na rede social, saiba de ações e apps para ganhar curtidas e 6 ferramentas para ganhar seguidores!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.