Saiba como ser um motorista da Uber em apenas 4 passos!


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Se quer saber como ser Uber, o procedimento é rápido e simples. Caso queira dirigir para a Uber e ganhar dinheiro com o serviço, basta preencher alguns requisitos básicos. E caso não tenha carro, a própria Uber o direciona para serviços de aluguel de automóveis destinados para esse fim. Então, para se tornar motorista do app, siga os passos:

1. Cadastre-se na Uber

Para isso, acesse o site da Uber e preencha todos os campos obrigatórios. Vale destacar que para fazer o cadastro e ser um motorista da Uber, é necessário ter 21 anos de idade ou mais.

2. Envie uma foto da sua CNH

É óbvio: para se tornar motorista da Uber você precisa de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida. Durante o cadastro, este item será imprescindível para a continuação do seu registro como prestador de serviço.

EAR

Na CNH, é preciso conter a anotação de que você exerce atividade remunerada (EAR). Para isso, caso ainda não tenha a EAR na sua carteira, será necessário contatar o Departamento de Trânsito (Detran) da sua região e fazer a solicitação.

Ao fazer o pedido e após o pagamento das taxas requeridas pelo Detran, será emitida uma nova carteira com a anotação de exercício de atividade remunerada.

3. Envie um atestado de antecedentes criminais

É um requisito pedido pela Uber e o documento pode ser solicitado junto à Secretaria de Segurança Pública da sua região. É uma forma de verificar, até certo ponto, a índole do prestador de serviço. Assim, os passageiros que vier a ter no seu veículo têm garantia de que estão em um transporte seguro.

4. Envie o CRLV

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é pedido para que a empresa valide o seu cadastro.

É um documento que comprova que o automóvel que pretende utilizar no trabalho está em condições de uso e que tem permissão para circular pelas ruas.

Pronto! Após o envio da documentação, basta esperar que um funcionário da empresa entre em contato. O prazo para que isto aconteça é de até dois dias úteis.

Veja também como adicionar contato de confiança no Uber!

Veículo também precisa cumprir exigências

Por parte do motorista, os passos acima são os únicos documentos pessoais exigidos pela empresa. Entretanto, para que o cadastro seja validado, o carro a ser utilizado também precisa respeitar alguns requisitos básicos.

Há pré-requisitos para ambas as modalidades disponíveis pelo aplicativo.

Uber X

Para ser um parceiro Uber X, as exigências para o veículo são as seguintes:

  • 4 portas;
  • 5 lugares;
  • Ar condicionado;
  • O carro não pode ter mais de 10 anos.

Uber Black

Um parceiro Uber Black tem alguns requisitos a mais para cumprir:

  • 4 portas;
  • 5 lugares;
  • Ar condicionado;
  • Bancos revestidos com couro;
  • O carro não pode ter mais de 10 anos;
  • O veículo deve ser classificado SUV ou Sedan;
  • É necessário que o automóvel seja da cor preta.

É de extrema importância que os veículos cumpram as exigências mínimas. No entanto, há ainda algumas restrições que a Uber impõe para aceitar novos motoristas e seus carros. Algumas são:

  • Vans;
  • Caminhonetes;
  • Picapes / Pick-ups;
  • Carros com placas vermelhas;
  • Veículos adesivados, plotados ou sinistrados;
  • Automóvel com alteração na suspensão e no sistema de freios.

De acordo com a empresa, não é possível abrir nenhuma exceção. Por isso, tenha em consideração os requisitos e restrições antes de se cadastrar no serviço.

No entanto, há alguns modelos que podem ser vistos como minivans, mas que não são considerados como tal pela Uber. Esteja atento às informações passadas pela própria empresa e verifique em seu site os veículos aceitos.

Seguro

Outro item obrigatório para trabalhar como motorista Uber é o seguro para Acidentes Pessoais de Passageiros (APP). Assim, caso ocorra um acidente, o passageiro poderá ser indenizado através desta apólice.

Outras obrigações

É de extrema importância que o prestador tenha um smartphone (para receber as solicitações de viagem) e um dispositivo de geolocalização em tempo real (GPS). Este pode ser um aplicativo no próprio celular de quem vai dirigir.

App da Uber
Após finalizar todo o processo de cadastramento, já poderá começar a ganhar dinheiro com o aplicativo

Vale a pena ser motorista da Uber?

Já que é o próprio prestador do serviço quem decide quando e por quantas horas irá trabalhar, há total flexibilidade. Por isso, a remuneração através do aplicativo de transporte é calculada com base no trabalho feito.

Segundo a empresa, o cálculo é feito a partir dos seguintes critérios:

  • Preço base da corrida
  • Tempo
  • Distância

Além disso, os valores praticados pela empresa variam dependendo da cidade em que o serviço de transporte está sendo prestado. Em determinados casos, há ainda a inclusão de valores advindos de promoções e pedágios.

Há quem trabalhe durante vários dias ou toda a semana e tem bons ganhos com suas viagens. Por outro lado, há quem faça corridas com o objetivo de ter dinheiro extra. Então o rendimento varia de acordo com o seu perfil e disponibilidade.

No entanto, para continuar considerado um prestador de serviço da Uber, é preciso fazer pelo menos uma viagem por mês.

E quer saber sobre outro serviço popular da empresa? Veja tudo sobre o Uber Eats!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade e nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, etc.