Saiba como tirar boas fotos com o celular em 12 passos simples


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Você não precisa de uma câmera caríssima ou meses de curso para começar a tirar fotos incríveis para postar nas redes sociais. Com o celular, algumas dicas e aplicativos, você consegue fazer imagens muito atrativas, que podem gerar curtidas e trazer mais seguidores para as suas redes sociais.

O AppGeek separou estas 10 dicas que podem ser valiosas se quer registrar boas fotos, mais bonitas e com um aspecto profissional.

1. Ajuste a resolução

A maioria dos celulares no mercado hoje em dia contam com alta resolução (Full HD) ou 4K. No entanto, geralmente, estas opções estão desativadas, sendo o padrão uma resolução menor.

A resolução mais baixa serve para que o dispositivo não fique sobrecarregado de imagens pesadas, liberando mais espaço para registros. Porém, caso queira fotos com mais qualidade, beirando às profissionais, é crucial que ajuste a resolução da câmera para a máxima disponível.

Homem com tira fotos com o celular na mão

Apesar de consumir mais espaço de armazenamento, isso garante que as imagens sejam registradas pelo dispositivo com o maior número de detalhes possível, criando aquele efeito de qualidade superior.

2. Limpe a lente da câmera

Pode não parecer importante, mas manter a lente da câmera do celular limpa é importantíssimo para boas fotos. Como estamos sempre com o celular no bolso e na mão, é fácil que a lente fique suja, sendo as nossas impressões digitais um dos fatores que podem embaçar a foto.

Com a lente do aparelho suja, é capaz que as imagens registradas saiam borradas ou fora de foco. Por isso, esteja sempre atento. A sujeira pode fazer com que o dispositivo tenha os sensores bloqueados, dificultando o foco e a exposição adequada para um bom resultado. Limpe sempre a lente e a mantenha assim!

3. Faça ajustes no foco

E já que falamos de foco, este é outro aspecto fundamental a levar em consideração antes de tirar fotos. Em muitos smartphones, a função de autofoco já vem ativada e pode ser muito eficaz para o registro de imagens simples, mas caso queira dar um aspecto mais profissional às suas produções, desative.

Assim, você evita que o dispositivo foque no local errado no momento da foto. Nos celulares, para focar em um objeto ou pessoa específica, geralmente basta clicar na tela sobre o que quer focado e tirar a fotografia. Nunca se esqueça que, para ter uma foto nítida e com maior qualidade, prestar atenção no foco é crucial!

4. Use as duas mãos e acessórios especiais

Usar as duas mãos seria impossível ao tirar uma selfie, mas no caso de imagens diversas, é muito importante que utilize os dois membros.

Ao dar mais firmeza e diminuir a vibração causada por seus movimentos, você consegue melhorar o enquadramento. Quem nunca tentou tirar uma foto com uma mão e o resultado foi um desastre?

Além disso, caso queira investir um pouco mais para fazer fotos de qualidade e, quem sabe, alavancar o número de seguidores no Instagram, você pode adquirir acessórios especiais. Todos já conhecem o selfie stick (bastão de selfie), mas há também tripés voltados diretamente para quem tira fotos com o celular.

Tirar fotos com o celular no tripé

Outros acessórios interessantes são lentes desenvolvidas para o celular. Elas podem dar efeitos extras nas suas imagens, além de haver lentes que permitem a aplicação de zoom de uma maneira que os smartphones não estão aptos para fazer.

5. Evite utilizar o zoom digital

Caso não tenha um smartphone com câmeras poderosíssimas, é importante que evite dar zoom para tirar fotos. Isto porque os celulares registram uma imagem “completa”, e utilizar o zoom serve apenas para “recortar” parte dessa imagem. Ou seja, o zoom não aproxima o objeto de fato.

Se utilizar o zoom e ver a imagem pelo computador, fica muito perceptível o quanto da nitidez foi perdida e como o foco ficou prejudicado. Por isso, caso queira dar zoom, pense se é possível chegar mais perto do destaque da foto.

Se não der para se aproximar presencialmente, procure outras maneiras de passar o que quer na imagem. O zoom deve ser visto apenas como última opção.

6. Esteja atento à luz

Quando fotografamos, estamos registrando a luz que é refletida pelas pessoas, objetos ou paisagens. Por isso, estar atento à claridade é um fator crucial para que as suas fotos tenham boa qualidade.

Para uma foto melhor e bem nítida, mais luz é necessária. No entanto, é preciso ter cuidado. Verifique se a iluminação do local está de acordo com a sua expectativa, sendo que a fonte de luz não deve aparecer no enquadramento, pois pode “estourar” a imagem. Fique atento à origem da luz e como ela se comporta.

7. Fique perto da fonte de iluminação

Estreitamente ligada à dica anterior, quando estamos em locais fechados, temos menos luz do que ao ar livre. Por isso, os celulares podem registrar imagens borradas ou com qualidade inferior, uma vez que a iluminação não é suficiente para uma foto melhor.

Foto com o celular

Os smartphones, hoje em dia, já detectam a pouca luz e aumentam o tempo de exposição para tentar contornar o problema, o que nem sempre funciona. Por isso, fique sempre perto da fonte de luz, seja uma janela ou mesmo a lâmpada do abajur. É importante lembrar: a fonte de luz não deve aparecer na imagem

8. Verifique o cenário

Ao fotografar alguém ou algum objeto, é importante ter em mente o que há em volta do foco principal da imagem. Escolha um fundo interessante, já que pode ser um complemento para a foto, assegurando maior atratividade e qualidade.

Organize a bagunça! É normal não prestar atenção ao que há em volta no calor de um momento, mas para que a foto fique mais bonita, é importante checar se há coisas não muito bem dispostas no campo da imagem.

Ao ter isso em conta, você evita incluir algo que não deveria aparecer ou que confunda quem ver a imagem, sem saber exatamente o que significa determinados pontos presentes na foto. Assim, a organização também deve gerar mais curtidas quando postar nas redes sociais!

Outra dica interessante sobre o cenário e tentar desfocá-lo, característica muito presente em fotos profissionais. Diversos aplicativos disponibilizam essa opção. Por isso, pense nisso caso queira registrar imagens com um ar menos amador.

9. Explore a Regra dos Terços

A Regra dos Terços é uma das bases da fotografia. Com a técnica, é possível obter melhores resultados de forma simples e rápida, sendo facilmente incorporado no uso comum dos fotógrafos amadores.

A técnica consiste em dividir a tela em 9 quadrados, divididos por duas linhas horizontais e duas verticais. Isto pode ser feito na sua própria mente ou, caso prefira, dá para ter as linhas com o aplicativo de câmera no celular.

Regra dos Terços ao tirar fotos com o celular

Para uma boa foto com a Regra dos Terços, você deve posicionar o objeto de destaque da sua imagem em algum dos pontos onde as linhas verticais se encontram com as horizontais. Assim, suas fotos ficam mais atrativas e harmoniosas, algo que todo mundo que adora fotografia está à procura!

10. Faça fotos com controles manuais

Como os aplicativos de câmera que já vêm de fábrica nos smartphones não são tão completos, é importante instalar um app que traga funções adicionais. Há diversas opções para a escolha e o AppGeek já listou os melhores apps de câmera.

Entre as funcionalidades extras que uma das ferramentas indicadas pode trazer, estão ajustes em níveis de cores e contrastes, controle do tempo de exposição e abertura do obturador.

Com controles manuais, você tem mais autonomia na hora de decidir como deseja tirar sua foto. Assim, o resultado final depende inteiramente de como você utiliza a câmera e faz os registros de imagem.

11. Utilize o HDR

Atualmente, a maioria das câmeras nos smartphones contam com a função de High Dynamic Range (HDR), que significa “alto alcance dinâmico”. Ao ativar esta opção, quando tirar uma foto, o dispositivo irá registrar três imagens com níveis de exposição diferentes.

Depois, o aparelho fará uma combinação das áreas com maiores detalhes de cada registro. Ao fim do processo, a foto guardada no celular é a que tem a maior qualidade, devido a esse tempo de exposição prolongado, que permite ao celular captar mais pormenores do que está sendo fotografado.

Com o recurso ativo no smartphone, quando tirar uma foto, será um pouco mais demorado para ter o resultado na tela. Mas é uma questão de segundos para que a imagem apareça, por isso vale a pena ter essa função em conta.

Importante: por causa do tempo de exposição prolongado, não é recomendado que fotos de ação ou com muito movimento sejam feitas com o HDR ativado. Isto porque pode prejudicar a qualidade da imagem, caso esteja fotografando uma corrida ou uma partida de futebol, por exemplo.

12. Sempre edite suas fotos

Editar uma foto não é fazer alterações que mudem tudo o que a imagem significa. Mas é comum tirarmos uma foto de alguém ou algum lugar e ficar com a sensação de que, na realidade, o que era visto pessoalmente parecia muito mais bonito.

Mulher com o celular na mão

Com isso em mente, depois de fazer seus registros por aí, tente editar tudo antes de postar, buscando ao máximo dar aquele tom especial que você tanto procura. Assim, dá para criar uma sensação em quem ver a foto, algo que todos adoram e deveriam explorar.

Crie o próprio estilo de edição, experimente filtros ou ajustes que podem deixar a foto com a marca da sua qualidade. Muito válido para quem quer ganhar curtidas e seguidores nas redes sociais!

Com essas dicas, você já fica preparado para fazer fotos incríveis para postar nas redes sociais ou utilizar como quiser. Vale destacar que as indicações servem para fotos simples, para o Instagram ou Facebook.

Caso deseje mesmo fotos profissionais, investir em câmeras, lentes e cursos é o caminho mais certeiro. Vale citar que não se pode desmerecer o trabalho dos fotógrafos, que passam anos estudando a arte da fotografia e contam com equipamentos realmente feitos para o registo de imagens com qualidade.

E agora que já sabe como fazer fotos bonitas, conheça os 7 melhores apps de câmera para o celular. Depois de escolher o que mais condiz com seus objetivos, veja como organizar o feed do Instagram. Há ainda 10 dicas para o Stories ficar mais atrativo!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade e nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, etc.