Veja como tirar vírus do celular e manter seu aparelho protegido


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Tirar vírus do celular pode ser uma tarefa mais simples do que se imagina. Atualmente, há uma série de recursos que ajudam a proteger seu aparelho de programas mal-intencionados.

Apesar de os cibercriminosos estarem cada vez mais perspicazes, as empresas de tecnologia também estão mais preparadas. Quando se trata de vírus para celulares, o foco principal acaba sendo em aparelhos com sistema operacional Android.

Isso não significa que o iPhone seja intransponível e totalmente seguro. Mas o fato de a Apple só permitir o download de programas diretamente da App Store reduz bastante os riscos. O Google também vem realizando esforços para manter seu sistema operacional mais seguro.

Em 2018, a companhia lançou o Google Play Protect e garante que o serviço mantém o aparelho, seus dados e apps protegidos 24 horas por dia. Além disso, afirma realizar o escaneamento de 50 milhões de aplicativos diariamente para vetar aqueles que não cumprem as políticas da empresa.

Tirar vírus celular

No entanto, o Android ainda permite que seus usuários baixem programas de fontes não oficiais, o que aumenta o risco de contrair vírus.

Se por acaso suspeita que seu aparelho esteja infectado, confira abaixo nosso guia de como tirar vírus do celular. Aprenda também como se proteger dessas ameaças e evitá-las no futuro.

Sinais de que seu smartphone pode estar com vírus

Os donos de celulares costumam usá-los o dia inteiro, por isso, não é difícil notar quando começam a apresentar comportamentos que não são comuns. Um dos sinais claros é o travamento de apps com uma frequência muito grande e o aparecimento de aplicativos que sequer lembra de ter instalado.

Outro indício é a diminuição da duração da bateria de forma repentina (e não gradual, como costuma ser). De acordo com o site da Avast, esses programas maliciosos não costumam ser otimizados e consomem mais a energia do aparelho.

Fique atento também se notar um consumo excessivo dos seus dados móveis, sem qualquer motivo aparente, assim como um aumento do valor de sua conta. Se começar a reparar a abertura de muitos anúncios do nada, mesmo sem que qualquer app esteja sendo usado, fique alerta.

Baixe um antivírus para smartphone

Sim, baixar apps pela loja oficial é muito seguro, mas não o torna imune a vírus no celular. Se por acaso receber um e-mail malicioso e clicar em um link ou acessar um site suspeito, poderá estar exposto a um vírus.

Além disso, atualmente, é cada vez mais comum baixarmos arquivos de sites ou mesmo de mensageiros os quais não conhecemos bem a procedência. Por isso, uma solução eficaz é baixar no aparelho um dos diversos antivírus para smartphones existentes na Google Play Store.

Há versões pagas, que oferecem opções de proteção mais completas, e gratuitas, que também cumprem bem o que prometem. Entre elas estão:

Para o tutorial a seguir, optamos pelo app Malwarebytes, mas todas as opções acima são confiáveis. Portanto, use aquela que mais gostar.

1. Faça o download do Malwarebytes Antivirus em seu smartphone;

2. Se estiver usando o app pela primeira vez, toque em Início para começar a configurá-lo. Se não, pule para o passo 5;

3. O programa pedirá permissão para acessar arquivos e pastas para realizar escaneamentos. Por isso, toque em Conceder permissão, e na janela que abrir, vá em Permitir;

4. Como o intuito é usarmos a licença gratuita, vá em Ignorar, no topo da tela, para pular o anúncio para a versão premium do aplicativo;

5. O app será inicializado. Como nunca foi usado antes, avisará sobre possíveis problemas. Ignore nesse primeiro momento e vá em Verificar agora;

Como tirar vírus do celular

6. Imediatamente, o Malwarebyte fará a varredura nos arquivos e programas do aparelho. Aguarde alguns minutos;

7. Caso seja encontrado algum problema, siga as orientações do app para corrigi-lo;

8. Agora, toque no ícone de três linhas, no canto superior direito. No menu lateral, vá na opção Auditoria de segurança;

Como tirar vírus do celular

9. Confira se está utilizando todas as opções de segurança oferecidas pelo sistema, como o uso de um Pin, padrão ou senha, uso de criptografia e do Google Play Protect. Caso não esteja, toque sobre o item para ativa-lo no sistema.

Pronto, agora seu aparelho está conferido e mais protegido de ameaças.

Quer saber mais? Veja a nossa lista com 10 apps de segurança para garantir proteção e privacidade.

Remova o app suspeito manualmente

Se, por algum motivo, o antivírus escolhido por você não conseguir dar conta do app mal-intencionado, é possível remover o aplicativo manualmente. Para isso, o ideal é utilizar o celular no modo de segurança para realizar o processo.

Nesse modo, são desabilitados todos os aplicativos terceiros, ou seja, que não sejam do fabricante do sistema. Assim, o app problemático estará em stand-by, não colocando o smartphone em risco, e poderá ser excluído em segurança.

1. Aperte o botão de ligar e desligar. Depois toque e pressione por alguns segundos a opção desligar. Em seguida, aparecerá uma janela com o título Reiniciar no modo de segurança. Aperte OK;

Como tirar vírus do celular

2. Quando o smartphone for reiniciado, terá uma espécie de marca d'água escrito Modo de segurança. Acesse o sistema com seu padrão, senha ou impressão digital;

3. Em seguida, vá em Configurações e toque em Apps e notificações;

Como tirar vírus do celular

4. Em seguida, vá em Ver todos os X apps;

5. Role a lista até encontrar o aplicativo suspeito e toque sobre ele;

6. Agora, opte por Desinstalar;

7. Na janela que abrir, confirme sua escolha em OK;

8. Para sair do modo de segurança, reinicie o aparelho como faz habitualmente.

Se quiser limpar qualquer vestígio deixado pelo programa malicioso do aparelho, uma dica é baixar um app de limpeza. Há opções como o CCleaner, AMC Cleaner, Norton Clean, entre outros disponíveis gratuitamente na Google Play Store.

Nossa lista de 6 aplicativos para ajudar na limpeza do seu iPhone ou Android trazem mais opções.

Nada adiantou? Restaure as configurações de fábrica do celular

Se nenhum dos processos acima corrigiu os erros provocados no smartphone infectado, então, a solução final pode ser restaurar as configurações de fábrica. Isso significa que ele apagará todas as informações existentes. Serão excluídos apps, fotos, vídeos, preferências e o que mais tiver feito depois que comprou o dispositivo.

Assim que finalizar o processo, seu smartphone estará da mesma forma que estava assim que o comprou. Será necessário associar novamente uma conta do Google, baixar seus apps favoritos e ativar as configurações de acordo com a sua preferência.

Como tirar vírus do celular

Por isso, é sempre importante manter o backup de suas fotos e dados em algum serviço de armazenamento na nuvem. Mesmo que o aparelho dê problema, é possível recuperar as informações.

Saiba como fazer backup do WhatsApp e não perder conversas

Caso realmente decida por realizar o procedimento, siga o caminho: Configurações → Sistema → Avançado → Redefinir Opções → Limpar todos os dados (redefinição para configuração original) → Redefinir smartphone.

Tipos de vírus para celular e como eles agem

O risco de contrair um vírus ao baixar um app da loja oficial é muito baixo. No entanto, o perigo ainda existe, principalmente para quem opta por downloads de outras fontes. É necessário tomar cuidado. Afinal, existem os mais variados tipos de malwares voltados para dispositivos móveis.

Como explica o site da empresa de segurança Avast, há os spywares, que se disfarçam de apps reais para, então, registrarem as atividades do usuário no telefone e enviarem para um servidor. O objetivo é obter informações privadas, como dados do usuário e senhas.

Já os ransomwares se instalam e bloqueiam o dispositivo, só o liberando mediante pagamento solicitado pelo hacker. A recomendação, entretanto, é que o valor não seja pago, uma vez que os criminosos não costumam cumprir com o prometido depois de receberem o dinheiro.

Há ainda os worms, que se reproduzem infinitamente até inutilizarem o aparelho. Por fim, o famoso Cavalo de Troia chega ao smartphone de carona em apps reais e, depois de instalados, passam a controlar certas ações do aparelho.

Como evitar vírus no celular

Algumas atitudes simples do proprietário podem ajudar a manter o aparelho livre de aplicativos mal-intencionados. Veja a seguir como agir para evitar vírus no celular:

  • Mantenha um programa de antivírus sempre atualizado no smartphone;
  • Não baixe aplicativos fora da loja oficial (Google Play Store, no caso dos celulares Android, e App Store, no iPhone);
  • Mantenha o sistema operacional atualizado;
  • Mesmo nas lojas oficiais, evite baixar aplicativos clones, ou seja, que copiam funcionalidades e mesmo o nome de programas de sucesso. Um exemplo é o game Flappy Bird que, de acordo com o levantamento da McAfee, 79,3% das cópias apresentavam algum tipo de vírus;
  • Confira as permissões solicitadas pelo app. Um editor de fotografias precisa mesmo de acesso aos contatos? Isso o protegerá de possíveis surpresas.

Se segurança é sua maior preocupação, veja a nossa lista com os 8 navegadores mais seguros do mercado . E ainda: aprenda a bloquear seus apps com senha e proteger sua privacidade.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.